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GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Empresário – como captar energia solar

Glauco Diniz Duarte Empresário - como captar energia solar
Glauco Diniz Duarte Empresário – como captar energia solar

Glauco Diniz Duarte Empresário – como captar energia solar

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o cenário atual Brasileiro é muito favorável para a geração de energia solar fotovoltaica, e o número de instalações ativas junto com a demanda por projetos fotovoltaicos não param de crescer. Tanto para o uso residencial como também para o uso comercial, as vantagens de ter sua própria fonte renovável de energia é uma ideia que ganha novos adeptos em todo o mundo.

Assim como cresce a demanda, também cresce bastante a concorrência neste setor, e no Brasil já temos muitas empresas que o exploram em diversos estados. Porém esse número de empresas ainda é tímido se agente comparar com a nossa capacidade geradora e a demanda por projetos. Então, saber captar o cliente certo para o seu negócio será o fator determinante para o seu sucesso.

Neste artigo, elaboramos 5 passos que você deve tomar para que a captação de clientes para o seu negócio seja eficiente, e claro, possa gerar resultados.

Passo 1 – Defina uma meta

Este é o primeiro passo a ser dado antes de começar a buscar novos clientes para sua empresa de energia solar. Sempre tenha em mente que a sua meta deve ser algo alcançável, e não estipule metas inalcançáveis para que você não desanime. Considere fatores econômicos da região onde sua empresa vai atuar e também concorrentes que atual no mesmo local.

É importante você definir uma meta por prospecção (Ex: Devo abordar 50 pessoas por dia), uma meta de orçamentos (Ex: Fazer 2 orçamentos por dia), e uma meta de vendas (Ex: Vender 1 projeto por semana).

Passo 2 – Defina um plano de ação

Tendo suas metas definidas, agora é a hora de você definir um plano de ação. Na prática, você já sabe aonde quer chegar (Meta), e nessa fase será definido como você vai chegar lá (Atingir sua meta).

Exemplo: Vamos supor que você definiu em sua meta de abordagens 50 pessoas por dia, então no seu plano de ação você deve estabelecer aonde essas pessoas serão abordadas e como serão abordas.

Se você estabeleceu uma meta de 2 orçamentos por dia, descreva como você pretende atrair esses orçamentos, que argumentos deve usar, como atrair interessados, e por ai vai. O plano de ação, é o mapa de como você vai chegar na meta.

Passo 3 – Defina os canais de divulgação

Quando falamos em divulgação, logo vem em nossa cabeça a Internet não é mesmo? Isso porque todo mundo vive conectado a rede, e também porque dar para interagir direto com o nosso cliente potencial.

Divulgar na internet exige esforço e investimento, tanto de tempo como também de dinheiro. Você pode começar com campanhas de links patrocinados no Google AdWords e Facebook Ads, é importante você ter um site online para que as pessoas possam interagir melhor e direto com a sua empresa.

Realizar uma divulgação via folhetos também é um excelente canal para apresentar seus serviços para as pessoas que ainda não o conhecem. Procure por lugares que tenha circulação do seu cliente ideal, e também realize uma divulgação nos bairros que você considera importante, isso pode ser uma grande oportunidade de se chegar até as pessoas certas.

Passo 4 – Monte uma carteira de prospecção

É mais fácil as pessoas fecharem negócio com quem elas conhecem, do que com quem elas ainda não conhecem, isto é um fato.

Montar uma carteira de prospecção vai ajudar lhe a estabelecer uma relação com o seu prospect. Ou seja, você vai poder enviar e-mails com novidades, ofertas e informativos, ter acessível os dados de contatos e histórico de cada uma das pessoas que você prospectou.

Passo 5 – Avalie os resultados constantemente

Você precisa acompanhar os resultados das suas ações para saber quais estão funcionando e quais não estão.

A dica de especialistas de marketing é; “Repita o que funciona, e pare de fazer o que não funciona”.

Se em um determinado local você teve mais retorno do que em outro local, volte mais vezes para local o que te trouxe mais resultados. Se o e-mail “X” que você enviou para seus prospects gerou mais resultados que o e-mail “Y”, envie mais e-mails dentro do contexto do e-mail “X”. Estes são apenas alguns exemplos de avaliação de resultados que você pode usar para medir e melhorar suas ações de captação de clientes.

Lembre-se sempre que empreender é algo desafiador, e já mais desanime diante das dificuldades que podem surgir na jornada do seu negócio, porque o final sempre será gratificante e valerá todo o esforço que foi investido!

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