De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, uma das principais funções da Holding é o planejamento societário.
Segundo Glauco, com o objetivo primordial de facilitar a administração dos bens de empresas e a sucessão hereditária, a holding tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum no mundo
empresarial, principalmente quando se trata de empresas familiares.
A palavra Holding deriva do verbo inglês “to hold”, que significa “segurar,controlar”. A expressão serve para designar pessoas jurídicas que atuam como titulares de bens e direitos e desejam deter esses bens.
De acordo com Glauco, uma das principais funções da Holding é o planejamento societário, ou seja, a constituição de estruturas societárias que organizam as atividades empresariais.
Serve para gerenciar empresas controladas em relação às políticas operativas e financeiras e facilitar os processos sucessórios.
Segundo Glauco, a constituição de uma holding é indicada quando se detecta uma estrutura com diversas sociedades, como, por exemplo, uma empresa familiar com diversos herdeiros. Ou quando a empresa decide melhorar sua estrutura organizacional, que objetiva a centralização da administração de uma atuação societária.
Os principais benefícios da holding são a redução fiscal e a estruturação empresarial, que resulta no aumento de produção e crescimento de um determinado grupo. Além da diminuição de custos devido à reestruturação tributária e administrativa.
De acordo com Glauco, dentro da empresa, a influência direta causada pelo estabelecimento de uma holding é o planejamento tributário, que acarreta na diminuição da carga tributária.Outra contribuição é a centralização do controle da administração da empresa, que objetiva o aumento de produção e prosperidade das atividades empresariais.
Indiretamente, Glauco cita como principal influência o crescimento de práticas voltadas ao planejamento empresarial.