Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Por que é preciso planejar a sucessão familiar?

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, uma das maiores vantagens de se planejar o processo sucessório é permitir que os potenciais gestores se preparem para assumir um cargo de direção. Isso reduz a probabilidade de que herdeiros inabilitados ou desinteressados com relação aos negócios assumam uma posição estratégica na empresa, o que poderia trazer inúmeros prejuízos tanto para as finanças quanto para a imagem da empresa.

Segundo Glauco, uma geração de sucessores despreparada para atuar no negócio da família pode acentuar a fragmentação interna e os desentendimentos entre os familiares. A sensação de insegurança e a incerteza diante do que acontecerá no futuro afeta o clima interno e também o lado emocional das pessoas.
Consequentemente, o nível de confiança, a produtividade e a qualidade dos negócios também são prejudicados, o que é muito ruim para a organização.

Da mesma maneira, Glauco aponta outras vantagens do planejamento do processo de sucessão. Segundo ele, a escolha de um sucessor para a empresa familiar é, provavelmente, a decisão mais importante que alguém pode tomar como diretor dessa organização.

Isso porque, se a escolha não for acertada, o erro irá prejudicar não apenas o futuro do negócio, mas também toda a família que precisa dessa empresa para se sustentar. Por isso, a indicação de um sucessor nunca poderia ser feita sem antes conhecer-se ao máximo esse candidato.

Glauco afirma também que esse é um grande erro das empresas familiares: colocar à frente do negócio, em um cargo diretivo, uma pessoa sobre a qual não se sabe muito. Como uma empresa precisa, pelo menos, de cinco anos para realizar um processo de sucessão por completo, há tempo suficiente para selecionar, com transparência e sabedoria, o melhor candidato.

Nesse cenário, o ideal é que haja, pelo menos, dois pretendentes ao cargo, e não apenas um, como tem ocorrido na maior parte das empresas familiares brasileiras. A razão disso é que, quando existem duas pessoas concorrendo entre si, elas tendem a mostrar o melhor que podem das suas habilidades, com o objetivo de se superarem a cada desafio.

Ao final do período de transição, a decisão poderá ser tomada com base em números, apontando quem se saiu melhor durante esse período de teste, e não em opiniões ou achismos. Esse é, de acordo com Glauco, um dos caminhos mais acertados para a sucessão em empresas familiares.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts