O Brasil tem grande potencial para o crescimento desse tipo de energia, já que, por aqui, há grande incidência solar o ano todo.
Para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a energia solar será responsável por 10% de toda a produção nacional até 2030.
Hoje, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) garante descontos na conta de luz para quem utiliza o sistema. A longo prazo, isso pode significar uma grande economia para o consumidor.
Mas como ter energia solar em casa? Isso é possível através da instalação de placas fotovoltaicas, geralmente no telhado (rooftop). Veja tudo o que você precisa saber para ter em sua casa.
Como funciona a energia solar?
O Sistema funciona da seguinte forma:
Os painéis solares reagem com a luz do sol e produzem energia fotovoltaica.
Essa energia é levada até o inversor, que a transforma em energia elétrica.
Uma fração da energia gerada é consumida na hora pelos aparelhos da casa (eletrodomésticos, máquinas, lâmpadas etc.), que estiverem ligados.
O excedente pode ser usado de duas maneiras. No sistema on grid (ligado à rede), é enviado para a rede distribuidora de energia, o que resultará em um abatimento na conta de luz. No sistema off grid (isolado, não tem ligação com a rede elétrica), pode ser armazenado em baterias, para ser utilizado quando não já incidência de luz solar.
O que preciso saber antes de fazer a instalação?
O sistema de energia fotovoltaico pode ser muito benéfico, mas exige bastante cuidado no processo de compra, instalação e tecnologia. Confira as perguntas que você deve fazer antes de obter o sistema.
Minha casa tem estrutura para a instalação?
Como dissemos anteriormente, a energia solar em residências urbanas geralmente é instalada no telhado. Algumas interferências podem prejudicar a eficiência do sistema, como ventos, sombras, reflexos etc.
Por isso, é necessário que a instalação seja em uma área livre, que não tenha problemas estruturais e que seja reforçado. Além disso, é importante que haja circulação de ar para evitar o calor excessivo.
Qual o meu consumo mensal de energia?
Você precisa saber o consumo mensal de energia da sua casa, para escolher o tamanho do sistema necessário. Quando maior e mais complexo o sistema, mas caro ele será.
É possível checar o seu consumo de energia em na sua conta de luz, que é mostrado em kWh. No Portal Solar, você pode calcular o tamanho do sistema fotovoltaico ideal para a sua residência.
Quais equipamentos preciso adquirir?
Você deverá adquirir um kit de energia solar completo. Ele vem com painéis fotovoltaicos, inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para esse tipo de sistema e alguns outros materiais elétricos.
Posso fazer a instalação sozinho?
Apesar de o kit ser vendido direto ao consumidor final pelas empresas, fazer a instalação sozinho te expõe a riscos de erros e acidentes desnecessários e que podem sair caros. O ideal é contratar uma boa empresa para realizar a instalação. Além disso, somente um engenheiro eletricisita ou eletrotécnico pode realizar o cadastro da sua residência no banco de registro de casas e empresas que utilizam energia solar.
Como deve ser feita a manutenção?
A manutenção do sistema fotovoltaico é simples e barata. Uma vez por ano, você deve limpar as placas, da mesma forma que limparia uma janela (com um pano úmido). O inversor solar deve ser trocado depois de 5 a 10 anos.
Afinal, quanto custa ter energia solar em casa?
O investimento para ter energia solar em casa é alto. Segundo pesquisa feita pelo Portal Solar, em julho de 2018, a média de preços vai de R$ 10.673,36 (1.32Kwp) até R$ 52,240,00 (até 10,56Kwp).
O preço já inclui geradores de energia solar, instalação, projeto, homologação e todo o equipamento.
Quais as vantagens da energia solar?
Apesar de ter alto custo de instalação, existe a vantagem econômica ao optar pela energia solar.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) garante grandes incentivos na conta de luz para quem tem o sistema ligado à rede.
Dentro de alguns anos, essa economia paga os custos iniciais. Um sistema residencial dura, em média, de 25 a 30 anos.
Mas a maior vantagem é ambiental. Hoje, a esmagadora maioria da matriz energética brasileira é sustentada por usinas hidrelétricas e termoelétricas.
Apesar de serem fontes renováveis, essas usinas causam grande impacto ambiental e perda energética.
Optar pela energia solar é investir em uma fonte de energia limpa e contribuir para a otimização da matriz energética brasileira.