Glauco Diniz Duarte Empresário – fotovoltaica como funciona
A energia solar fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica. Esta forma de produção de energia solar é hoje uma das fontes que mais cresce no mundo. Um sistema de geração de energia solar fotovoltaica permite às empresas gerar a sua própria energia com custo inferior ao da distribuidora, contribuindo com o meio ambiente e gerando uma grande economia na sua conta de luz, que pode ser percebida já nos primeiros meses.
História
A produção de energia solar ocorre através do sol, na qual está disponível para todas as pessoas do planeta. Portanto, podemos dizer que a humanidade já utiliza o poder do sol desde várias décadas, quando evidências históricas revelam a utilização de materiais de vidro para focalizar a luz do sol para ascender fogueiras. Mas, foi em 1839, durante experiências com eletrodos, onde perceberam que a luz poderia ser convertida em energia elétrica. Neste ano, Alexandre Edmond Becquerel, descobriu a Energia Solar Fotovoltaica.
Durante longas décadas, a energia solar era restrita, exclusivamente aos cientistas, sendo vista como uma tecnologia futurista. De lá pra cá, muitas pesquisas foram desenvolvidas a fim de aprimorar a maneira de gerar energia elétrica e torná-la acessível para todos
como uma maneira real e limpa de produzir energia. Os avanços tecnológicos permitiram redução de custos de produção e instalação tornando essa geração de energia mais atrativa para as empresas e consumidor.
A produção de energia solar fotovoltaica é uma alternativa para complementar a geração de eletricidade no país, além de diminuir os gastos da conta de luz e ajudar no desenvolvimento sustentável, é uma energia renovável, ou seja, que nunca se acaba. Por isso, a energia solar fotovoltaica está cada vez mais ganhando mercado e conquistando a sociedade em geral.
Você já deve ter visto placas em cima de telhados de casas e empresas, certo? Tratam-se dos painéis solares, os responsáveis pela geração de energia elétrica. Os painéis solares podem ser usados em qualquer local e de várias formas, sem a necessidade de levar a eletricidade através de linhas de transmissão ou redes de distribuição.
O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar é absorvida pela célula fotovoltaica através de seus fótons. Esta então é transferida para os elétrons que ganham a capacidade de movimentar-se e gerar corrente elétrica. Portanto, quanto mais irradiação solar, maior será a quantidade de energia gerada.
Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em dois grandes grupos: sistemas isolados (off-grid) e sistemas conectados à rede (grid-tie ou on-grid). Os sistemas isolados são aqueles que não se integram a rede elétrica e geralmente são utilizados em locais onde o custo de acesso à rede é maior que o custo do próprio sistema, ocorrendo assim, o armazenamento da energia não utilizada. Já os sistemas conectados à rede são utilizados como substitutos destas outras fontes de energia, não havendo a necessidade de armazenamento.
Para simplificarmos, podemos separar a produção de energia solar fotovoltaica em três etapas:
Os módulos solares captam a irradiação solar e a convertem em eletricidade;
Essa mesma eletricidade passa pelo inversor solar, na qual é transformado em corrente alternada;
Ao gerar mais energia do que se consome, o excedente é enviado para a rede e poderá ser utilizado como crédito nos próximos meses.
Energia solar fotovoltaica na prática
Quando a luz incide sobre o painel solar ocorre uma reação que produz a energia solar fotovoltaica. Os painéis solares são plugados uns aos outros e então conectados no inversor solar que é o responsável em converter a corrente contínua, proveniente das placas fotovoltaicas, e transformar em corrente alternada e então enviar para o seu quadro geral de distribuição para o consumo.
Em dias quentes de céu aberto, a energia é gerada pelo painel fotovoltaico. Já em dias nublados, a energia adquirida é a que está em reserva, – também chamada de sistema de crédito – ou ainda através da concessionária de energia elétrica. O sistema de crédito acontece quando você gera mais energia do que utiliza e esse excedente é enviado para a distribuidora gerando os créditos para você. Com esse sistema é possível manter um equilíbrio de compra de energia.
Vantagens da energia solar fotovoltaica
As vantagens de se apostar na energia solar fotovoltaica são muitas, além de não gerar poluentes e agredir o meio ambiente, é uma energia que nunca se acaba e com baixo
custo de manutenção. Além disso, proporciona uma redução considerável na conta de luz e economia para o seu bolso.