Glauco Diniz Duarte Empresário – como funciona energia fotovoltaica residencial
Painéis, inversor, luz do sol, compensação de energia…Você sabe interligar todos esses temas e explicar, de fato, como funciona energia solar?
Caso não saiba, tudo bem: no post de hoje, vamos mostrar de uma forma bem simples para você ver como se trata de uma tecnologia cada vez mais necessária para a sua economia doméstica e a sustentabilidade do planeta. Vamos lá?
O que é energia solar?
A energia solar também é chamada de energia fotovoltaica, ou, ainda, de sistema fotovoltaico.
Trata-se de uma tecnologia que permite que você produza parte da energia elétrica (ou toda a energia) que consome, seja em casa, no apartamento, na propriedade rural, no comércio ou na indústria.
Como consequência, você pode ter uma redução de até 95% em sua conta mensal de energia, o que significa que a energia solar é um excelente investimento, cujo retorno se paga totalmente em uma média de 5 anos para instalações residenciais.
Saber como funciona energia solar também é saber do que é composto o kit do sistema que você adquire. Os equipamentos podem variar, mas, de um modo geral, eis os componentes de um kit de energia solar residencial:
Painéis solares;
Inversor solar, que converte a energia solar em energia elétrica;
Estrutura de fixação;
Cabeamento específico para corrente contínua;
Conectores especiais.
Em lugares em que não é possível ligar o sistema solar à concessionária elétrica da região, também é necessário adquirir uma bateria para o armazenamento da energia produzida.
Para saber qual deve ser o tamanho de um sistema de energia solar em um determinado local, normalmente, adota-se como base a média de consumo de eletricidade em kWh que está na conta de luz, além da localização geográfica (para saber os índices de irradiação solar) e a área que será disponibilizada para a instalação dos painéis.
Como funciona energia solar na prática?
A seguir, explicamos de uma maneira simples como funciona energia solar, seja em seu imóvel residencial ou comercial:
Os painéis solares instalados no telhado (ou em outro local) são conectados uns aos outros, e, por fim, a um inversor solar no imóvel.
Os painéis captam a energia que vem do sol (irradiação solar), e o inversor solar converte essa energia em eletricidade. Esse aparelho é o responsável por transformar a corrente contínua gerada em corrente alternada.
Essa corrente alternada, então, vai para o quadro de luz do imóvel e está apta a alimentar os aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Caso o sistema produza mais energia do que o imóvel consome, esse excedente é injetado na rede de distribuição da região, sendo transformado em créditos que podem ser utilizados em até 60 meses. Isso se chama “Sistema de Compensação de Energia”.
Mas como saber o quanto de energia elétrica está sendo produzido e consumido no mês? Por meio de um medidor bidirecional, que mede a energia consumida e a injetada na rede.
Um diferencial de como funciona energia solar é que você pode acompanhar toda essa produção e uso da energia de forma remota, por meio dos seus dispositivos móveis. Isso te dá ainda mais liberdade, não é mesmo?