Glauco Diniz Duarte Empresário – onde comprar celula fotovoltaica
A telha solar, antes comum em imóveis comerciais e industriais,jáestá se popularizando, invadindo projetos arquitetônicos residenciais em todo o país.
Conforme novas tecnologias vão se desenvolvendo, surgem novas maneiras de produzir energia de forma sustentável. Assim, já é possível encontrar diferentes alternativas destinadas a um projeto arquitetônico como os painéis fotovoltaicos, as películas para vidro com células fotovoltaicas e as telhas solares.
Quer entender como a telha solar funciona e descobrir se vale a pena ou não usar esse material no projeto de construção do seu telhado? Continue a leitura!
Qual a diferença entre um painel solar e uma telha solar?
Muito provavelmente você já viu painéis solares no telhado de uma casa, mas alguma vez você já viu telhas solares? Mesmo que já tenha visto, pode não ter percebido do que se tratava.
As telhas solares têm, aproximadamente, o mesmo tamanho de uma telha cerâmica tradicional, enquanto os painéis solares são planos e rígidos, geralmente com vários metros quadrados de extensão. Devido a essa diferença de tamanho, a instalação de telhas solares é muito mais trabalhosa, já que mais telhas são necessárias para concluir um trabalho em comparação com o número de painéis exigidos para o mesmo projeto.
Quanto ao funcionamento, telhas solares e painéis solares operam de maneira bastante semelhante. No entanto, os painéis solares têm apenas uma função: gerar eletricidade. Já as telhas solares têm dois propósitos – gerar eletricidade e atuar como parte da cobertura, no telhado do imóvel. Mas como a telha solar gera energia?
Telha solar – como funciona?
As telhas solares são um material de construção que possui um sistema fotovoltaico (PV) integrado, o que significa que elas são capazes de gerar eletricidade por meio da transformação da luz solar em energia elétrica.
Funciona assim: ao atingir uma telha solar, a luz do Sol perde uma partícula de elétron. O elétron liberado viaja através de um circuito elétrico para uma área onde outros elétrons já estão armazenados. Essa coleção de elétrons é, então, recolhida para gerar uma corrente elétrica. É assim que funciona toda a eletricidade solar, seja em uma telha solar, em películas para vidro com células fotovoltaicas ou em um painel solar.
A telha solar é um bom investimento?
Para saber ser a telha solar é um bom investimento é preciso considerar alguns pontos como o custo inicial, a necessidade de manutenção do material e se ela valorizará ou não a estética do seu projeto. Acompanhe:
Custo inicial
O custo da telha solar ainda é considerado muito alto. Embora o valor varie, principalmente, de acordo com a complexidade da instalação, alguns projetos de geração de energia podem custar em torno de quarenta mil reais.
É importante observar, no entanto, que conforme surgem novas tecnologias no campo da energia alternativa, espera-se que os preços das telhas solares diminuam, tornando o investimento mais acessível.
Durabilidade
As telhas solares são consideradas um material de construção resistente. No entanto, podem sofrer danos durante uma tempestade ou devido a eventuais impactos provenientes da queda de galhos de árvores.
Valor do imóvel
As telhas solares podem, de fato, afetar o valor de uma propriedade. Telhas fabricadas com tecnologia de ponta podem representar uma economia significativa nos gastos com energia, o que pode aumentar o valor do imóvel. No entanto, telhas fabricadas com tecnologia já defasada podem acabar por desvalorizar o valor do imóvel.
Também é importante observar que, como dito acima, os as telhas solares são um investimento bastante robusto, o que as torna inadequadas para aqueles que não planejam permanecer no imóvel por muitos anos.