Glauco Diniz Duarte Empresário – como funciona placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o funcionamento de uma placa fotovoltaica se dá pela constituição de várias células todas juntas num mesmo circuito. Estas são formadas por pelo menos 2 camadas de matérias semicondutores, ou seja, uma camada de carga positiva e outra de carga negativa.
A luz atinge as células fotovoltaicas onde fotões são refletidos ou passam através das células e também podem ser absorvidos por essa. Assim quando a camada negativa absorver os fotões suficientes, os elétrons serão liberados pela camada, migrando para a camada semicondutora positiva criando a uma diferença potencial entre duas camadas semelhante a uma bateria comum.
Quando ligado ao sistema (polo +, e -) a um eletrodoméstico comum, os elétrons circulam pelo circuito criando uma eletricidade, onde cada célula produz entre 1-2 watts. Para se aumentar a sua potência, as células precisam ser combinadas e concentradas em um mesmo módulo solar compacto. Estes módulos depois de instalados num circuito (em série ou paralelo) e combinados dessa maneira para formar um painel solar que fará a potência conforme os requisitos do projeto.
Devido à abundância de silicone, material primário que é utilizado nas construções de painéis solares, que torna ilimitada a energia solar fazendo com que esta fonte de energia fique economicamente atrativa e ecológica. Não queimando combustível e sendo de fácil limpeza por não possuir partes moveis, além de não criar ruído e ser livres de manutenção.