Glauco Diniz Duarte Empresário – o que energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o maior desafio da humanidade no século XXI é abastecer o planeta de energia e, ao mesmo tempo, reduzir drasticamente as emissões de carbono e continuar a cortar o custo da energia. Um ano atrás, a GE publicou um relatório da Ecomagination que analisava a incrível aceleração do desenvolvimento de energias renováveis em todo o mundo. Nós falamos com empresas, investidores e governos para acelerar ainda mais a inovação em energia renovável, desenvolver novas soluções e criar um ecossistema de energia verdadeiramente sustentável para o planeta, sua população e sua economia. Ao longo de um ano, descobrimos que nosso otimismo tinha fundamento.
Alguns fatos e números marcantes: em 2016, as energias eólicas e solar tiveram o dobro do investimento dos combustíveis fósseis. A capacidade global aumentou de novo em 2016; nos Estados Unidos, a energia renovável representou 60% desse aumento. Em 2016, Portugal abasteceu o país exclusivamente com energia renovável por quatro dias seguidos; a energia limpa atendeu à demanda da Alemanha por um dia inteiro; e a Dinamarca conseguiu produzir energia eólica suficiente para atender à demanda doméstica de eletricidade e ainda exportar energia para a Noruega, Alemanha e Suécia. O Reino Unido gerou mais eletricidade com vento do que com carvão — a primeira vez em que a energia eólica superou o carvão em um ano inteiro. Em 2016, a Hydro ganhou visibilidade como solução de armazenamento e como integradora de energia eólica e solar. Pequenas soluções da Hydro crescem como fonte de produção elétrica próxima dos consumidores. Em 2016, o Departamento de Energia dos Estados Unidos publicou um relatório afirmando que a produção hidrelétrica norte-americana pode passar de 101 gigawatts (GW) de capacidade para quase 150 GW em 2050.
Acreditamos que o business case da energia renovável continua forte atualmente por diversos motivos:
Primeiro: a demanda por novas fontes de energia em todo o mundo continua crescendo em um ritmo substancial. Durante a primeira metade de 2016, os investimentos em energia limpa chegaram a US$ 116,4 bilhões, e cerca de US$ 2 trilhões são investidos no setor global de energia por ano.
Segundo: em muitos países, as fontes renováveis podem igualar ou até superar o custo da geração convencional. Por exemplo, nos Estados Unidos, a energia eólica onshore é competitiva com a nova geração termelétrica a gás natural. Olhando para frente, o Joint Institute of Strategic Energy Analysis (JISEA), que é parceiro da GE em pesquisa, estima que, até 2025, a inovação fará com que os custos da energia eólica caiam mais 29% e que os da solar fotovoltaico sejam reduzidos em até 44%. Mundialmente, a Hydro é a mais competitiva.
Terceiro: a indústria de energia renovável promove o crescimento do emprego em nível global. O número de vagas em energia renovável no mundo chegou a 9,5 milhões, e está crescendo a uma taxa anual de 5%, que significa que cerca de 475 mil novos empregos são criados todos os anos. O maior volume de vagas está sendo criado nos Estados Unidos, na China, no Brasil, na Índia, no Japão e na Alemanha.
Há espaço para ainda mais otimismo. A inovação tecnológica e os compromissos políticos podem resultar em um mundo onde a energia eólica represente um terço da geração de eletricidade até a metade do século. Não se trata de estimativas fantasiosas. Pelo contrário, elas representam a extensão do que é viável de acordo com o ritmo atual da inovação no setor. Cientistas do Centro de Pesquisas Global da GE desenvolveram inovações que direcionam o segmento eólico para produzir energia elétrica a 3 centavos de dólar por kWh. E a inovação não se limita à energia eólica e à solar: também promete elevar a eficiência das usinas hidrelétricas em todo o globo.
As inovações em eficiência hidrelétrica estão aproveitando a revolução digital. Por exemplo, a Usina Hidrelétrica Digital da GE é uma combinação exclusiva de software e hardware baseada em análise de dados que está melhorando o desempenho de usinas hidrelétricas no mundo inteiro. A analítica de dados garante maior precisão a respeito do desempenho de turbinas, usinas e equipamentos hidrelétricos, o que está ajudando a controlar os gastos e a produção de energia.
O ritmo acelerado das mudanças na energia renovável é empolgante. Estamos vendo a evolução de novos modelos de negócio e participantes no mercado. Há novas oportunidades de investimento — podemos combinar eólica, solar e hidrelétrica para mudar os modelos tradicionais de energia. A inovação em produção eólica, solar e hidrelétrica, em armazenamento, tecnologia híbrida, eficiência energética e digitalização nos permite fazer as maiores economias funcionarem e atingir as comunidades mais remotas.
Há apenas pouco mais de cem anos, em um anúncio na Scientific American, a GE imaginou um mundo onde a espécie humana conseguiria controlar a energia do sol, do vento e do mar. Aquela visão, juntamente com nossos investimentos incessantes em inovação tecnológica, ajudou a moldar o mundo de energia renovável que temos hoje — imagine o que os próximos dez anos trarão!