Glauco Diniz Duarte Empresário – o que é fonte de energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a sustentabilidade no sistema de produção agropecuária depende da disponibilidade de conhecimento para uso das diversas fontes de energia renováveis. Por isso, a Embrapa Agroenergia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) se uniram para incentivar a implantação de energias renováveis na área rural, principalmente aquelas provenientes do sol, ventos e biomassa.
Nesta terça-feira (30), começou a “Capacitação em Energias Renováveis para Agricultura”, voltada a 28 técnicos da Emater-DF. Até quinta-feira (1º), serão apresentadas possibilidades de substituição das fontes tradicionais de energia, linhas de financiamento, equipamentos disponíveis e aspectos técnicos e mercadológicos, assim como feitas visitas a campo. A primeira capacitação proveniente da parceria entre as instituições foi feita em 2016.
“Temos que estar preparados para atender as demandas dos produtores nessa área, principalmente em relação à geração de energia fotovoltaica e biogás, bem como trazer para as instituições de pesquisa as demandas dos produtores”, disse o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, na abertura do curso, nesta terça-feira (30).
Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, “é papel da extensão rural levar o trabalho científico para o campo e fazer com que as soluções tecnológicas para produção de energia e bioprodutos utilizando biomassas, resíduo e efluentes cheguem aos produtores como formas de geração de renda e agregação de valor”.
Programação
Nesta terça-feira, a programação incluiu a palestra “Energias renováveis”, ministrada pelo pesquisador da Unidade, Rossano Gambetta. Sílvia Belém e Itânia Soares, também pesquisadores da Embrapa Agroenergia, ministraram as palestras “Resíduos agropecuários para produção de bioenergia” e “Biodiesel: aspectos técnicos e mercadológicos”, respectivamente.
Para dar continuidade, o agrônomo Wanderson Henrique Couto, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, abordou o tema “Linhas de financiamento para equipamentos de energia renovável”, seguido de Eliane Borges, do Sebrae, com a palestra “A estratégia do Sebrae na cadeia de energias renováveis”. Finalizando a programação da manhã, o produtor rural Valter Baron, que trabalha com energia fotovoltaica, apresentou seu depoimento quanto às suas experiências.