Glauco Diniz Duarte Empresário – hidrelétrica é energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a América tem enormes recursos solares, principalmente em países como o Brasil, o México, o Chile e a Colômbia, além dos Estados Unidos. Costa Rica, Uruguai e Paraguai lideram o ranking de países nos quais a geração de energia é quase inteiramente proveniente de fontes renováveis. No entanto, na região, apenas 6% da eletricidade gerada é proveniente de fontes alternativas e renováveis, produzidas por fontes eólicas, fotovoltaicas, biomassa ou geotérmicas.
No entanto, a América Latina se destaca por seu enorme potencial de geração de energia a partir de fontes não convencionais, a qual se junta a vontade política dos governos de lutar contra o aquecimento global e a mudança climática.
Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela assinaram o Acordo de Paris em 22 de abril de 2016 na sede das Nações Unidas em Nova York, que estabelece medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) através da mitigação, adaptação e resiliência dos ecossistemas a efeitos do aquecimento global.
O Equador o assinou pouco depois, em 26 de julho, enquanto o Chile o fez antes do final daquele ano. Alguns dos países da região que ratificaram o Acordo de Paris são a Bolívia, o Equador, o México, o Paraguai, o Peru e o Uruguai. Enquanto isso, Chile, Colômbia e Venezuela ainda não aprovaram o tratado.
O objetivo é que até 2050 20% sejam provenientes de fontes limpas.