Glauco Diniz Duarte Empresário – solar e energia renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as energias eólica e solar fotovoltaica na China provavelmente atingirão em 2020 a paridade do preço na rede elétrica em relação à energia gerada por fontes tradicionais, diminuindo ainda mais a participação da energia hidrelétrica na produção total de energia renovável da China, publicou o China Daily na terça-feira.
Atualmente, entre todas as principais fontes renováveis, que incluem as energias de biomassa e as geotérmicas, o desenvolvimento das energias eólica e solar registrou o progresso mais notável. Cerca de 85% da nova capacidade renovável instalada em 2018 foi para energia eólica e solar, de acordo com o jornal.
As energias renováveis na China continuarão a crescer rapidamente e, em 2020, a capacidade instalada de hidroelétrica convencional conectada à rede será de 340 gigawatts (GW), enquanto a energia eólica e solar será de 230 GW e 250 GW respectivamente, segundo o Relatório 2018 sobre o Desenvolvimento de Energia Renovável da China, divulgado pelo CREEI (China Renewable Energy Engineering Institute) na semana passada.
Zheng Sheng’an, presidente do CREEI, estimou que o crescimento da energia eólica e solar continuará até 2025, impulsionado pelo compromisso do país de reduzir as emissões de carbono.
“Devido a melhorias tecnológicas e operação aperfeiçoada, o custo da energia eólica e solar está continuamente caindo”, desse Zheng, citando como exemplo a Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia (noroeste), onde a capacidade de 20 projetos de energia eólica aprovados por meio de um processo competitivo totalizou 1,93 milhão de KW, com o preço médio de energia caindo 7,9%.
Ele acrescentou que a distribuição da energia solar também está sendo otimizada, já que o crescimento da capacidade de energia solar é semelhante no centro, leste e sul da China. O desenvolvimento de fontes renováveis é essencial para a China estabelecer um mix energético limpo, de baixo carbono e seguro, e reduzir a dependência em energia externa.