Glauco Diniz Duarte Empresário – como ligar painel solar na rede eletrica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quando o assunto é o sistema de geração de energia fotovoltaico conectado à rede, algumas dúvidas tendem a surgir com relação a seu funcionamento frente a energia elétrica usualmente fornecida pela distribuidora de eletricidade da sua cidade. Hoje nós da Solaris Energia Fotovoltaica iremos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.
Independentemente se o sistema for residencial, empresarial ou industrial ele deve ser homologado. Tal homologação é feita junto a concessionária de energia elétrica da sua região, que deve avaliar se o sistema de geração de energia cumpre com certas normas de segurança.
E, graças novas regras da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que começaram a vigorar desde 1º de março de 2016 e visam reduzir os custos, o tempo e aumentar o público alvo, o procedimento de homologação se tornou muito mais simples e rápido de se efetuar.
É preciso solicitar previamente a concessionária de energia para que se possa conectar o sistema de energia solar à rede, deve-se enviar o projeto de engenharia para a concessionária que após analise irá aprovar o projeto. Quando isso acontecer, você estará liberado para realizar a compra e instalação do seu sistema de energia solar. Após a instalação, um técnico habilitado realizará a vistoria e produzirá um relatório que deve ser encaminhada à concessionária para que aspectos técnicos sejam regularizados.
Concluído esse processo, a concessionária realizará uma nova vistoria técnica, autorizando a ligação do sistema onde o relógio é trocado por um medidor bidirecional.
Quando seu sistema já estiver funcional, ocorrerá o processo de compensação de energia, que basicamente faz com que você empreste a rede da concessionária. Parte da energia que você gerou e não consumiu, o que gera créditos de energia. Estes créditos de energia não podem ser revertidos em dinheiro, mas esse será utilizado em meses que sua geração de energia solar não for suficiente e os créditos serão abatidos do seu consumo da energia fornecida pela concessionária.