Glauco Diniz Duarte Empresário – o melhor painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a posição ideal para os seus painéis fotovoltaicos no Brasil é voltado para o Norte.
O Sol nasce no Leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste, como na figura acima. Então, se você possui um telhado com face voltada ao norte e não há sombras nesta parte do telhado, deverá instalar o seu painel solar fotovoltaico nesta face. Desta forma o seu gerador de energia solar produzirá mais energia.
Para sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da Latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico.
Exemplo: A Latitude do Rio de Janeiro é 22°, portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico no RJ é: Face Norte a 22° de inclinação para aqueles que não têm uma face do telhado voltada ao Norte, não se preocupem!
A perda de geração da energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas ao Leste e Oeste:
As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%.
Para um telhado com face Leste ou Oeste, você pode perder entre 12% e 20%.
Se um representante de vendas ou instalador recomendar que você instale na face Sul, sugerimos não fazer a instalação.
DICA
No Brasil, devido a sua posição privilegiada em relação ao Sol, é melhor o sistema fotovoltaico ter um grau de Inclinação menor do que o da Latitude maior. Exemplo: se a sua propriedade se encontra em São Paulo (Latitude aproximada de 23°), a sua casa possui dois telhados com face norte: o Primeiro é bem inclinado, com uma inclinação aproximada de 32°. O segundo Telhado é mais plano, com uma inclinação de aproximadamente 10°. Se você precisar optar entre um telhado e outro, o telhado com a inclinação menor do que a latitude deverá gerar mais energia.
Na realidade, o seu instalador deverá saber exatamente qual é a melhor posição para instalar o seu sistema de energia solar fotovoltaica. Ele deverá ser capacitado para lhe informar as perdas de energia de acordo com a orientação, inclinação e localização geográfica no Brasil.