Glauco Diniz Duarte Empresário – para que serve o painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, instalar o sistema de energia solar nas residências ou empresas gera muitas dúvidas. Uma das confusões mais comuns gira em torno do painel de energia solar. Afinal, muitas pessoas acham que o equipamento é um sinônimo de aquecimento solar.
O equívoco pode estar relacionado ao fato de que o sistema de aquecimento solar tem se popularizado nos últimos anos. Mas, apesar de ambos utilizarem o sol como fonte de energia, os modelos têm objetivos diferentes.
A seguir, veja as diferenças técnicas entre o painel de energia solar e o aquecimento solar e a finalidade de cada um.
Como funciona o aquecedor solar?
Basicamente, o sistema do aquecedor solar é formado por:
Coletores solares (placas de aquecimento solar metálicas instaladas no topo das edificações);
Reservatório térmico.
Os coletores absorvem a radiação dos raios solares, que passa por aletas e tubos de cobre em serpentina. Estes componentes transferem o calor para os tubos onde a água está localizada.
Este processo aquece a água que é levada para o reservatório térmico, também conhecido como boiler. O recipiente a mantém aquecida para ser usada na hora desejada. Usualmente, a água é utilizada em chuveiros, torneiras e piscinas.
Para saber se o sistema de aquecedor solar é viável, o consumidor precisa levantar uma série de informações. Por exemplo: a quantidade de pessoas que vão usá-lo, a duração e a quantidade de banhos diários, o número de torneiras que utilizarão a água quente, entre outros.
Caso tenha interesse em adquirir, o retorno do investimento é possível em dois ou três anos após a instalação do sistema.
E o painel de energia solar?
O painel de energia solar, por sua vez, integra o sistema fotovoltaico para a produção de energia elétrica a partir da captação da luz solar.
Neste caso, o painel de energia solar é o responsável por converter a radiação do sol em energia elétrica. Estes equipamentos também são instalados nos telhados das residências ou empresas.
Para ter melhores resultados na geração de energia, o painel de energia solar é peça chave. Uma vez que a inclinação correta no momento da instalação vai determinar a eficiência do sistema.
Além disso, o painel capta luz solar independentemente do clima. Se estiver nublado ou em dias de chuva, o aparelho pode ter o desempenho prejudicado. Mas, mesmo assim, vai gerar energia elétrica.
Outra informação importante é que a manutenção do painel de energia solar é simples e feita de forma periódica. Normalmente, o processo é realizado duas vezes ao ano. Porém, converse com o integrador responsável pela instalação para saber o que fazer na limpeza do equipamento e quando a manutenção é necessária.
Processo de geração de energia solar
Além do painel solar, o sistema conta com outros equipamentos para o processo de geração de energia elétrica. Inclusive, é por meio do inversor que a energia solar fotovoltaica se transforma em corrente alternada e pode ser utilizada em residências e empresas.
No sistema on grid, a energia produzida pode ser usada imediatamente e o excesso é inserido na rede de distribuição. Ou seja, a energia é repassada para a concessionária. Isso acarreta créditos para a conta de energia, que podem ser usados em até cinco anos.
Limpa e sustentável, a energia gerada a partir do painel de energia solar é uma das fontes de energia renováveis que estão em crescimento no Brasil.
Painel de energia solar x Aquecimento solar
Apenas para reforçar as diferenças técnicas, o aquecedor solar serve apenas para esquentar a água utilizada na casa. Já o painel de energia solar faz parte de um sistema mais amplo responsável por gerar energia elétrica.