Glauco Diniz Duarte Empresário – quem descobriu a energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, Edmond Becquerel, um físico francês, foi quem descobriu o que chamaram mais tarde de “Efeito Fotovoltaico”. Denominação vinda da ligação entre as palavras foto (luz) com voltaica (energia). A descoberta se deu em 1839 por meio de observações enquanto realizava algumas experiências com eletrodos.
Em 1873 foi criada a primeira célula fotovoltaica que era feita de selênio. Atualmente quase 80% dos painéis solares são feitos de alguma variação de silício. Esta mudança de elementos se deve a Calvin Fuller, que em 1954 desenvolveu as células fotovoltaicas de silício.
Com o tempo e as novas tecnologias, as células começaram a apresentar um desempenho mais alto. O que fez com que a ideia de eletricidade derivada do sol se tornasse uma alternativa real.
UMA IDEALIZAÇÃO DE EINSTEIN
A história por trás da tecnologia utilizada nos painéis solares só foi possível graças ao famoso físico alemão Albert Einstein. Em 1905, aos 26 anos de idade idealizou a teoria chamada Electricity From The Sun (Eletricidade do Sol).
Einstein acreditava em um futuro onde “lentes gigantes fossem capazes de transformar a luz do sol em eletricidade”. Em 1923, Einstein recebeu o prêmio Nobel de Física pela formulação da ideia do Efeito Fotovoltaico.
A ENERGIA SOLAR E A CORRIDA ESPACIAL
Em 1958 enquanto acontecia a Corrida Espacial, o cientista alemão Hans Ziegler convenceu a NASA a usar painéis solares como uma forma de abastecer o satélite norte-americano Vanguard I.
O satélite foi lançado em março de 1958 e acabou superando as expectativas dos cientistas. A partir daí todos os satélites e sondas espaciais norte-americanos são abastecidos com a energia solar.
Desconto na conta de luz da Cemig!