
Glauco Diniz Duarte Empresário – como instalar placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o processo de instalação de sistema de energia solar é algo simples e rápido de se fazer. Porém, essa é uma atividade séria, pois o layout do projeto precisa ser seguido à risca, de modo a oferecer ao cliente toda segurança para que a eletricidade seja produzida pela irradiação do sol.
Toda estrutura deve ser fixada corretamente, de acordo com o tipo de telhado ou área designada. Além disso, as ligações elétricas também exigem conhecimentos técnicos. Por essa razão, é muito importante que os profissionais responsáveis pela instalação do sistema fotovoltaico busquem a capacitação adequada para realizarem o serviço.
Neste post, vamos mostrar para você o passo a passo desse trabalho, citando quais são os cuidados a serem tomados. Leia e informe-se!
Como é feita a instalação de um sistema de energia solar?
Veja quais são as etapas para que um sistema fotovoltaico seja instalado.
Preparação do local
Baseado no desenho do projeto de instalação do sistema de energia solar, a equipe precisa subir no telhado do imóvel ou ir até a área térrea escolhida para delinear a localização exata de cada uma das placas solares.
Instalação dos suportes dos módulos solares
Em casos de telhado de barro, é feita a remoção das telhas nos locais corretos, sempre seguindo o layout desenvolvido. Então, os suportes são fixados nesses lugares, para que sirvam de base às placas solares. Já em um telhado de metal, a instalação é bem mais simples. Basta aparafusar o suporte nas telhas metálicas. Esse procedimento proporciona proteção contra possíveis infiltrações.
Instalação dos trilhos
Toda estrutura de fixação é pré-fabricadas e, geralmente, o material usado é o alumínio. Os trilhos devem ser encaixados perfeitamente em cada um dos suportes da etapa anterior, formando o apoio ideal para que os painéis sejam presos.
Fixação das placas fotovoltaicas
É preciso certificar-se que os trilhos estão bem fixados, antes de passar para essa etapa, que é extremamente importante. Estando tudo certo, chegou a hora de instalar os painéis solares. Depois, os cabos são conectados.
Ligação dos módulos fotovoltaicos ao inversor solar
Para finalizar a instalação, entra em cena o eletricista. Ele é responsável por ligar o inversor solar à rede elétrica do imóvel. Desse modo, o sistema fotovoltaico estará pronto para gerar energia elétrica limpa, permitindo que o cliente comece a economizar na conta de luz imediatamente.
Quais os cuidados se devem ter ao realizar essa instalação?
Cada vez mais unidades consumidoras estão usando sistemas de energia solar como forma de produzir eletricidade. Um dos motivos é que a energia fotovoltaica pode ser gerada em dias de chuva ou com o céu nublado, fazendo com que a unidade consumidora diminua significativamente a despesa com a fatura de energia. Mas, para usufruir de toda a capacidade do sistema de energia solar, é preciso estar atento a alguns cuidados básicos. Saiba quais são eles.
Verificar a incidência do sol
Muita gente ainda pensa que as placas solares não produzem energia em dias nublados. Mas, como dissemos acima, isso não é verdade. Só que para que isso aconteça, é indispensável que os módulos fotovoltaicos sejam instalados em um lugar que receba alta incidência solar.
Portanto, antes da instalação do sistema, é fundamental analisar a localização geográfica do imóvel. Assim, dá para fixar os painéis solares estrategicamente, fazendo com que o equipamento funcione de acordo com seu potencial máximo.
Ter cuidado com os vídeos de internet
Hoje em dia, uma prática muito comum é buscarmos vídeos na internet para nos informarmos sobre qualquer assunto. Se você procurar tutoriais a respeito da instalação do sistema de energia solar, encontrará esse tipo de instrução. Só que são conteúdos superficiais, que não devem ser usados como única fonte de estudo.
Isso porque os profissionais que atuam no segmento precisam saber qual o suporte ideal para o tipo de telhado ou área de fixação, evitando possíveis acidentes durante a colocação ou no decorrer do uso. Outro conhecimento importante é em relação ao posicionamento das peças, que quando feito com cautela prolonga a vida útil do produto. À vista disso, tenha sempre em mente que os vídeos da internet não são capazes de ensinar detalhes relevantes desse trabalho.
Conhecer as normas NR10 e NR35
A NR10 consiste em uma norma incumbida de regulamentar e estabelecer as condições básicas de implementação, além de medidas para controlar e garantir que todo profissional que trabalha com instalações elétricas e serviços que envolvam eletricidade estejam seguros. Já a NR35 determina as exigências mínimas para amparar o trabalho em locais altos, assegurando a proteção devida às atividades que se enquadram nesse tipo de cenário.
Consequentemente, se você atua nesse segmento, obrigatoriamente, precisa ter o conhecimento dessas normas. Ao seguir as regras e diretrizes especificadas, a sua segurança e de outras pessoas estará garantida.
Pensar nos outros riscos
Instalar incorretamente um sistema de energia solar pode causar danos aos aparelhos eletrônicos da residência ou empresa. Toda corrente elétrica pode produzir muito calor, que em quantidade superior ao considerado normal, são capazes de ocasionar um incêndio. Então, antes de realizar a instalação dos equipamentos fotovoltaicos, é primordial avaliar todos os itens que já citamos mais acima.
Ser um profissional especializado no assunto
Para que você seja capaz de realizar a análise estrutural correta do imóvel, observando se a construção realmente tem uma infraestrutura adequada para fixação de um sistema de energia solar, é preciso ser um especialista no assunto.
Só um trabalhador que, de fato, estudou o tema, sabe como instalar os suportes, trilhos e módulos em cada tipo de telhado. Ele também consegue aferir a incidência de ventos, a circulação de ar e a área total da superfície. Todos esses detalhes são indispensáveis para que a eficiência do sistema não seja comprometida.
Desconto na conta de luz da Cemig!