Glauco Diniz Duarte Empresário – o que é energia solar e eólica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, pela primeira vez na história, a energia solar e eólica respondeu pela maior parte da nova geração de energia do mundo – o que marca uma mudança sísmica na forma como os países obtêm sua eletricidade.
O acréscimo de energia solar no ano passado somou 119 GW, o que representa 45% de toda a nova capacidade energética, segundo relatório da BloombergNEF. Juntos, energia solar e energia eólica foram responsáveis por mais de dois terços dos acréscimos – em 2010 isso era menos de um quarto. Esse aumento ocorre à medida que os países agem para reduzir as emissões de carbono e o custo da tecnologia cai.
“Isso é algo importante”, disse Luiza Demoro, analista do BNEF com sede no Brasil.
“Isso mostra que vamos na direção certa. É bom para o clima.”
Em termos de energia total produzida, as tecnologias renováveis, que incluem a hidrelétrica, responderam por 27% no ano passado, em comparação com 20% em 2010, de acordo com o relatório.
As instalações mundiais de usinas movidas a gás natural – que em 2010 era a principal tecnologia instalada em mais de um terço do mundo – caíram em 2019 para seu nível mais baixo em 10 anos. Enquanto isso, 81 países instalaram ao menos 1 MW de energia solar no ano passado, com a China e a Índia como os maiores mercados para nova capacidade.
Ainda assim, o mundo acrescentou 39 GW de nova capacidade de energia a carvão, um aumento com relação a seu nível mais baixo em 10 anos, de 19 GW em 2018.
“Este é um bom começo, mas não é suficiente a longo prazo”, disse Demoro em entrevista. “O carvão ainda representa uma grande parcela – de 29% da capacidade instalada mundialmente e de 35% de toda a energia produzida no ano passado. Há muito trabalho a ser feito para substituir essa capacidade.”
Desconto na conta de luz da Cemig!