Glauco Diniz Duarte Empresário – Como energia solar é convertida em eletricidade
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a eletricidade oriunda do sol é denominada de fotovoltaica, nome estruturado a partir de duas palavras: foto, que significa “luz” em grego, e voltaica que vem da palavra “volt”, que é a unidade que mensura o potencial elétrico.
COMO FUNCIONA
Os raios solares são convertidos para eletricidade através uma célula fotovoltaica, que é fabricada com materiais intitulados de semicondutores. O mais utilizado no mercado é o silício, especialmente por ser um dos elementos mais abundantes, por isso não existe limitações em relação à matéria-prima necessária para a produção de células solares. Essas células são capazes de transformar a radiação em energia elétrica por meio de um efeito conhecido como efeito fotovoltaico.
A luminosidade solar é uma energia genuína, sendo composta de pequenos elementos, denominados fótons. No momento em que os fótons alcançam a célula fotovoltaica, uma parcela deles é absorvida. Os fótons estimulam os elétrons presentes no material semicondutor, a movimentação dos elétrons proporciona a geração da eletricidade. As células são aparelhadas na montagem de painéis solares ou módulos solares. A forma que as células são montadas interfere na sua eficiência.
A eletricidade produzida através das células está em corrente contínua, pode ser instantaneamente usada ou então recolhida armazenada em baterias. Nos sistemas conectados à rede, a energia gerada necessita de um equipamento chamado inversor, que é responsável por converter a corrente contínua em alternada com as particularidades necessárias para atender as condições impostas pela rede elétrica pública. A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia altamente atestada e os sistemas de painéis fotovoltaicos já estão sendo utilizados a mais de 30 anos.
Com isso entendemos então que a energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e que pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Pois a geração de eletricidade produzida pelas placas solares depende do nível de radiação e não da temperatura. Quanto mais intensa a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.