Glauco Diniz Duarte Empresário – Como investir e ganhar dinheiro na construção de imóveis
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quem planeja o futuro sabe que também é preciso pensar nas melhores formas de investir dinheiro. Afinal, com tantos aspectos que dizem respeito aos investimentos, como segurança, liquidez e retorno, é preciso analisar bem cada detalhe antes de realizar uma aplicação.
Segurança
Todos necessitamos de um local para morar, um local para trabalhar, para fazer as compras do mês, banco, academia, clube do bairro e etc. Em todas as atividades da nossa vida, há sempre um imóvel envolvido. Sendo assim, mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis.
De modo geral, investir em imóveis é correr risco praticamente nulo. Isso porque é patrimônio sólido, formado por um bem que não muda de lugar, pode ser identificado com muita facilidade e tende a se valorizar ao longo do tempo.
Como essas características oferecem muita segurança a quem investe, é válido afirmar que os imóveis estão entre os investimentos de menor risco disponíveis no mercado.
Aumento de patrimônio
Decidir fazer investimentos seguros e duráveis logo nos leva a pensar na formação de um patrimônio. Não é por acaso que as empresas e as pessoas que escolhem investir na formação patrimonial optam por imóveis como uma das linhas de investimento prioritárias.
Isso porque o imóvel é um patrimônio físico, que pode ser visto e tocado, ao mesmo tempo em que não é tão facilmente tomado. Veja que os imóveis não estão sujeitos a quebras de bancos ou quedas bruscas no mercado financeiro.
Durabilidade
Imóveis são bens duráveis, pois sua utilização se dá ao longo dos anos, perdurando por gerações. Ou seja: você compra um apartamento, utiliza e, caso decida manter a propriedade pela vida toda, deixa como legado para seus filhos.
Que tal ganhar dinheiro sem precisar trabalhar para isso? Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende do seu esforço. Podendo ser inclusive um investimento para uma aposentadoria “extra”, uma vez que como mencionado no tópico acima são bens duráveis.
Valorização
Em prazo maior ou menor, dependendo da época, um imóvel sempre valoriza, o que é essencial para qualquer investimento. Claro que o grau de valorização vai depender de diversos fatores, podendo ser maior ou menor. Imóveis comprados na planta, por exemplo, podem ser vendidos quando prontos e dar bons lucros a seus proprietários.
Importante ter em mente que investimentos imobiliários dão melhores resultados no médio e longo prazo e que lucrar com imóveis é uma realidade ligada a diferentes fatores. Dentre as razões de valorização imobiliária está a quantidade de ofertas da modalidade do imóvel em determinada localidade, suas características e outras especificidades.
Liquidez
Segurança, durabilidade, rentabilidade e valorização se aliam à liquidez, considerando-se que o dinheiro aplicado em um imóvel retorna ao investidor: tanto em aluguéis, quando é o caso, como na ocasião da venda.
É preciso pensar que a vida muda e, com as mudanças, surgem novas necessidades de investimentos, o que exige que o patrimônio tenha liquidez, ou seja, que possa ser vendido com facilidade e transformado em dinheiro.
Deve-se atentar para o fato de que o mercado imobiliário passa por momentos de maior ou de menor liquidez, porém, pelo preço certo, um imóvel sempre encontra um comprador quando surge a necessidade de dinheiro vivo.
Motivador de economia
Para quem não possui perfil poupador e encontra sérias dificuldades para reservar algum dinheiro, comprar um imóvel financiado é um jeito de mudar hábitos e aumentar a segurança para o futuro.
Perceba que, nesse caso, imóveis na planta ou em fases iniciais de construção são as aquisições mais indicadas, porque os lançamentos imobiliários têm valores atrativos, sendo perfeitos para se começar a construir um patrimônio.
Quem mora de aluguel, então, ao separar uma parcela dos ganhos mensais para a aquisição do apartamento próprio está fazendo um investimento duplamente inteligente: em estabilidade e melhoria de condição econômica.
Saída do aluguel
Mês após mês, você vê o aluguel consumir uma parte importante dos seus ganhos e, mesmo assim, convive com incertezas quanto à moradia, já que não tem seu próprio imóvel. O pagamento do aluguel é um péssimo investimento, uma vez que o dinheiro só resolve temporariamente a questão do morar e jamais retorna para o locatário.
Essa situação desconfortável atinge não só a vida financeira, mas todos os aspectos do cotidiano de quem vive de aluguel. Essa problemática toda se resolve logo que você compra um apartamento, um lugar para chamar de seu, decorar como quiser e viver o tempo que bem entender.
Proteção da Inflação
O valor das parcelas da compra de um apartamento, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário são automaticamente atualizados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil. Com isso, investir na incorporação imobiliária ou alugar algum imóvel que você possua irá proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.
Flexibilidade de Pagamentos
Atualmente o mercado possui diversas opções de financiamentos bancários, podendo utilizar até o valor do seu FGTS para abater parte do valor do imóvel, ou seja, você não precisa ter o valor integral do imóvel para começar o investimento.
Para comprar um imóvel na planta, por exemplo, precisa dar de entrada de 10% a 30% do valor, que pode ser parcelado em até 48 meses e financiar o restante. Sendo que algumas construtoras possuem ainda mais flexibilidade na entrada e parcelamento direto do seu imóvel.
Quando este imóvel for entregue, a valorização pode ficar de 20% a 50%. Dessa forma, se você vender o imóvel que comprou na planta quando estiver pronto, já terá um retorno de seu investimento.
O fato de estar adquirindo uma construção nova e moderna, a localização do imóvel que você está comprando na planta, a disponibilização de área de lazer completa, segurança, vagas na garagem e dentre outros fatores, valorizam ainda mais a venda do imóvel quando ele estiver pronto.