Glauco Diniz Duarte Empresário – Construção civil High Tech
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a construção civil brasileira começa finalmente a incorporar recursos tecnológicos digitais, tendência já percebida em outros setores da economia. Projetos desenvolvidos de forma colaborativa em ambiente virtual, aplicativos para celulares e tablets que permitem a gestão da obra e equipes, drones que auxiliam a inspeção das estruturas erguidas e sistemas de rastreamento que monitoram o movimento dos materiais são ferramentas que começam a chegar aos canteiros de obras. Especialistas avaliam que o uso de novas tecnologias e a industrialização dos processos produtivos vão modernizar o setor, historicamente marcado pela baixa produtividade.
Um estudo da consultoria norte-americana McKinsey constatou que globalmente a produtividade na construção evoluiu 1% ao ano nas últimas duas décadas, bem abaixo do crescimento do setor industrial como um todo, de 3,6% ao ano. A construção é uma das atividades menos digitais do mundo, o que é uma das causas de sua menor produtividade. O estudo avalia que o uso de tecnologia digital, a automação de processos, a capacitação da mão de obra e a produção em massa em processos industriais têm potencial de aumentar a produtividade do setor.
Uma tecnologia promissora, que já vem sendo usada em larga escala em países desenvolvidos, embora ainda engatinhe no Brasil, é o Building Information Modeling (BIM), processo digital de construção apoiado por diversas ferramentas de informática que organizam e disponibilizam a informação de cada etapa da edificação, permitindo o trabalho colaborativo e simultâneo de diferentes profissionais. “É um modelo que gera eficiência ao reduzir erros e imprevistos”, diz o engenheiro eletrônico Eduardo Toledo Santos, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
A adoção pelas construtoras do processo digital Building Information Modeling (BIM) pode ampliar o PIB do setor
Com o BIM, a edificação é detalhada no computador de forma tridimensional (3D). Sabe-se exatamente onde há uma viga, dutos elétricos, encanamentos, portas e janelas. O sistema permite simular virtualmente a construção e acompanhar o impacto de cada modificação feita no conjunto da obra. “Evita-se a necessidade de correções de falhas do projeto com a obra em andamento, o que sempre gera atrasos e desperdício de materiais”, enfatiza Toledo. Além do módulo 3D, o BIM agrega extensões menos disseminadas no país, como o BIM 4D, que acrescenta a dimensão do tempo, com um cronograma das atividades e o sequenciamento ideal de cada etapa da obra, e o BIM 5D, que gera o cálculo dos materiais, permitindo programar previamente o custo e recalculá-lo quando há mudanças.
Estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) concluiu que a adoção do BIM pode reduzir o gasto total da obra em cerca de 10% e elevar a produtividade também em torno de 10%. A agência calcula que a adoção do processo por 50% das empresas de construção civil até 2028 poderia ampliar em 7% o PIB do setor. No entanto, sondagem feita em 2018 pela Fundação Getulio Vargas com 700 construtoras que atuam no país apontou que só 9% delas usam o BIM.
Saiba mais em http://www.animaeng.com.br
O levantamento fundamentou a decisão do governo federal de lançar no ano passado a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, que visa à adoção progressiva do uso desse processo digital, notadamente em obras públicas. A expectativa é de reduzir a diferença de produtividade entre a construção civil brasileira e a verificada nos Estados Unidos, na China e na União Europeia. Em relação a esses países, a produtividade brasileira é quatro vezes menor, segundo estimativa da ABDI. “O Brasil está atrasado em relação à adoção do BIM. Não há dúvida de que esse processo favorece o aumento da produtividade”, afirma Toledo.
Para o engenheiro mecatrônico Fabiano Corrêa, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP, a baixa eficiência do setor em relação à de países desenvolvidos se deve também à inadequada qualificação da mão de obra, o que dificulta a implantação mais intensa de novas tecnologias digitais. “Há interesse das empresas e do governo nessa situação. As construtoras reduzem custos imediatos com salários, e o atraso pela baixa produtividade é um problema transferido para o consumidor. É uma cultura muito difícil de a gente mudar”, declara Corrêa.
Sensoriamento remoto
Outras tecnologias digitais também podem apoiar o monitoramento de estruturas construídas, reduzindo riscos de desastres, como o rompimento de barragens, e transtornos no trânsito, como os gerados pelas recentes interdições de viadutos na via Dutra e na marginal do rio Pinheiros, em São Paulo. A empresa paulista GeoOndas desenvolve uma plataforma web, no conceito da Internet das Coisas (IoT), para acompanhar em tempo real a integridade de pontes, viadutos e outras estruturas, usando sensores sem fio capazes de detectar acelerações, deformações, vibrações, temperatura e posicionamento das construções.
O projeto, com apoio da FAPESP, inova ao adotar uma rede de transmissão de dados de longo alcance LoRa (Long Range) e baixa potência LPWAN (Low Power Wide Area Network). Tradicionalmente as transmissões são feitas nos padrões Wi-Fi e ZigBee. “Os padrões tradicionais consomem muita energia e a transmissão de dados é de curto alcance, o que encarece e dificulta o monitoramento contínuo em grandes áreas”, explica o físico Edgar Rodolfo Randán Sanabria, sócio-diretor da GeoOndas.
Segundo Sanabria, enquanto o sistema ZigBee atinge cerca de 70 metros (m) e o Wi-Fi 100 m, o alcance de uma rede LoRa chega a aproximadamente 5 quilômetros (km) em áreas urbanas e a 20 km nas rurais. No entanto, a taxa de transferência de dados é inferior à dos tradicionais. “O monitoramento de estruturas não demanda uso intenso de transmissão de dados. Mas ainda precisamos definir a viabilidade do sistema LoRa LPWAN em cada tipo de estrutura e monitorar”, diz Sanabria.
Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, plataforma de conexão entre startups e grandes empresas, diz que há um despertar da construção civil para as possibilidades geradas pela transformação digital dos negócios. Segundo ele, essa tendência teve início em 2015 com a criação das primeiras construtechs, startups especializadas no setor. Hoje, a plataforma soma mais de 200 empresas cadastradas.
A primeira onda envolveu o surgimento de startups que criaram soluções tecnológicas para as áreas de apoio, como aplicativos para locação de equipamentos e visualização de maquetes 3D em pontos de venda. Uma segunda corrente ganhou força recentemente, com a busca de soluções tecnológicas voltadas ao processo construtivo. “Essa é uma demanda crescente das empresas, ainda não adequadamente atendida”, conta Rondani. A 100 Open Startups incentiva a criação de novas construtechs com enfoque em processos produtivos. Para isso mantém contato com pesquisadores ligados a universidades com projetos no setor. “Existem cerca de 2 mil patentes com potencial de virar negócios”, relata Rondani.
Grandes construtoras também apostam em mecanismos de busca de soluções tecnológicas. A Andrade Gutierrez criou em 2018 a aceleradora Vetor AG a fim de apoiar startups que gerem inovações que reduzam custos, tempo e mão de obra. Além de mentoria e compartilhamento de recursos no sistema coworking, as startups utilizam as obras da empreiteira para realizar pilotos de seus projetos.
Entre as selecionadas estão a Maply, que realiza o monitoramento digital da obra por meio de mapeamentos feitos por drones, e a ConstruCode, que criou um aplicativo para gerenciar projetos nos canteiros de obras utilizando etiquetas QR Code (código de barras bidimensional). Tradicionalmente, cada atualização é impressa em papel e distribuída à equipe. A digitalização transforma o projeto em etiquetas inteligentes visualizadas em tablets e celulares. André Medina, gerente de inovação da Andrade Gutierrez, relata que esse sistema agiliza a distribuição da informação e organiza o trabalho, evitando erros como a consulta de uma versão desatualizada do projeto. O aplicativo também gera economia significativa de papel ao deixar de imprimir quase 90% dos projetos.
Industrialização
Outra iniciativa que busca fomentar construtechs é a Rede de Construção Digital, criada em 2018 pelo projeto EnRedes, liderado pela consultoria paulista Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e que conta com a adesão de 32 empresas da cadeia produtiva da construção, entre elas Basf, Cyrela, Deca, MRV e Saint-Gobain. “Nosso objetivo é conectar empresas e startups. Mostrar os desafios e as necessidades do setor para empreendedores que têm agilidade para propor soluções”, diz o presidente do CTE, Roberto de Souza.
O EnRedes quer lançar este ano uma Rede de Construção Industrializada. Souza argumenta que mais de 95% da construção brasileira é feita em alvenaria, o método de erguer parede sobrepondo tijolo por tijolo unidos por argamassa. “É uma técnica que não demanda mão de obra qualificada, o que implica improviso, baixa qualidade e desperdício”, alega. “A industrialização racionaliza o processo e gera ganho de escala.”
O professor Fabiano Corrêa, da Poli-USP, explica que a construção industrializada usa estruturas pré-fabricadas sob medida, que são levadas ao canteiro onde a edificação será montada. Entre as vantagens desse método estão padronização, maior controle de qualidade dos itens produzidos e rapidez, já que várias etapas podem ser executadas em paralelo. Há também economia de insumos e redução de rejeitos, uma vez que as estruturas são feitas sob medida. Questões tributárias, baixa qualificação da mão de obra e pouca flexibilidade em termos de projeto são fatores que explicam o fato de esse método não ser usado com mais frequência no país.
A empresa paranaense Tecverde adota um processo construtivo industrializado baseado em madeira de florestas plantadas, mais ágil e amigável ao meio ambiente, no qual 70% da execução da obra ocorre em fábrica. As paredes, feitas com chapas de madeira, embutem instalações elétricas e hidráulicas e têm janelas acopladas. Elas recebem oito camadas de revestimentos com o objetivo de garantir durabilidade, controle térmico e acústico e uma estética similar à alvenaria. Segundo José Márcio Fernandes, sócio-diretor da companhia, o sistema gera 85% menos resíduos do que uma obra convencional e reduz em 90% os gastos de água e energia. “Uma casa pode ser entregue em dois dias a um custo entre 10% e 20% menor do que um imóvel em alvenaria”, informa.
Com essa tecnologia, a construtora paranaense já entregou mais de 3 mil unidades de casas e prédios de até quatro pavimentos e se prepara para um novo avanço em direção à indústria 4.0. Fabiano Corrêa coordena na Tecverde um projeto voltado à implementação de dois sensores associados ao paradigma de IoT. Um é o radio-frequency identification (RFID), que rastreia cada etapa dos itens produzidos, determinando o tempo do processo. O outro sensor é um ultra wideband (UWB), que mapeia passo a passo as atividades da equipe de trabalho. O projeto, apoiado pela FAPESP, permitirá otimizar as rotinas de trabalho e logística.
Além da baixa produtividade, outro problema da construção civil é o impacto ambiental. O engenheiro civil Vanderley Moacyr John, coordenador da Unidade de Construção Civil da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e de um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), de Tecnologias Cimentícias Ecoeficientes Avançadas, lembra que a construção responde por 50% dos recursos naturais extraídos anualmente pela humanidade e por 8% do gás carbônico emitido no mundo. “É insustentável, precisamos de novos paradigmas construtivos”, pontua.
John, que também é professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP, avalia que a industrialização, com a adoção de sistemas construtivos de placas de madeira, aço ou concreto, em substituição à alvenaria convencional, é um importante avanço por reduzir a quantidade de insumos e gerar menos resíduos. Mas não basta: é preciso ir além em relação a uma maior ecoeficiência dos materiais utilizados.
Uma das prioridades do INCT é o desenvolvimento de um concreto que utilize menos cimento em sua formulação. Produzido a uma temperatura de 1.500 graus Celsius, o cimento tradicional demanda energia e emite dióxido de carbono. A formulação proposta substitui parte do cimento por filler, um calcário moído fino, que dispensa tratamento térmico. O concreto está sendo desenvolvido com a InterCement, cimenteira do grupo Camargo Corrêa. Placas pré-moldadas com o material serão usadas na nova sede do Centro de Inovação em Construção Civil (Cics) da Poli-USP, que será um espaço para demonstração de inovações de materiais, processos produtivos e soluções que elevem a produtividade e gerem ecoeficiência para a indústria da construção.
Desconto na conta de luz da Cemig!
- Como advogado contribui para inss
- Como advogado emite nota fiscal
- Como advogado ganha dinheiro
- Como advogado comprovar renda
- Como advogado deve contribuir para o inss
- Como advogado se aposenta
- Como advogado brasileiro pode advogar nos eua
- Como advogado paga inss
- Devemos chamar advogado de doutor
- Devemos amar os advogados papa
- Advogado está me enrolando fazer
- Advogado está saturado
- Advogado está mentindo
- Advogado está sujeito ao cdc
- Advogado está cobrando
- Advogado está certo
- Advogado está em alta
- Advogado está correto
- Eu posso ser advogado
- Eu posso mudar de advogado
- Eu posso ser meu próprio advogado
- O que advogado faz
- O que advogado civil faz
- O que advogado trabalhista faz
- O que advogado dativo
- O que advogado estuda
- O que advogado nao pode fazer
- O que advogado tributarista faz
- O que advogado faz no dia da eleição
- Onde advogado trabalha
- Onde advogado fica preso
- Onde advogado tem desconto
- Onde advogado atua
- Advogado onde pode atuar
- Advogados onde posso encontrar
- Advogado onde estudar
- Advogado onde está
- De onde é advogado
- Onde advogado fica preso
- Porque advogado é doutor
- Porque advogados são chamados de doutores
- Porque advogados defendem criminosos
- Porque advogado tem que usar terno
- Porque advogado não pode fazer propaganda
- Porque advogados se acham
- Porque advogado não pode ser mei
- Porque advogado usa toga
- Qual advogado ganha mais
- Qual advogado cuida de herança
- Qual advogado faz divorcio
- Qual advogado faz inventário
- Qual advogado cuida de aposentadoria
- Qual advogado procurar para danos morais
- Qual advogado cuida de estelionato
- Qual advogado cuida de divórcio
- Quando advogado perde o prazo
- Quando advogado morre
- Quando advogado pode renunciar
- Quando advogado em causa própria precisa de procuração
- Quando advogado abandona o processo
- Quando advogado pode dar voz de prisão
- Quando advogado perde contato com cliente
- Quando advogado pode ser preso
- Advogado quem quer ser um milionário
- Advogado quem somos
- Advogado quem recebe o dinheiro
- Advogado quem recebe
- Advogados quem são
- Quem pagou advogado de
- Quem é advogado
- Quem foi advogado do
- Advogado vai acabar
- Advogado vai deixar de existir
- Advogado vai preso
- Advogado vai poder ter porte de arma
- Advogado vai de bermuda no stf
- Advogado vai para o
- Advogado vai poder andar armado
- Advogado vai a audiência
- Advogado compliance
- Advogado com
- Advogado comercial
- Advogado com covid
- Advogado compra de imóvel
- Advogado com covid prazo
- Advogado com mais de 5 processos em outro estado
- Advogado compliance salário
- Advogado latam
- Vaga advogado latam
- Salário advogado latam
- Advogado ademir lataliza
- Promoção advogado latam
- Desconto para advogado latam
- Advogado para divorcio
- Advogado para pensão
- Advogado para aposentadoria
- Advogado para pensão alimentícia
- Advogado para processar banco
- Advogado para inventário
- Advogado para pequenas causas
- Advogado para pensão alimentícia gratuito
- Advogado perto de mim
- Advogado perto do inss
- Advogados perto da paulista
- Advogado trabalhista perto de mim
- Advogado é doutor
- Advogado ércio quaresma
- Advogado é profissional liberal
- Advogado é autônomo
- Advogado é autoridade
- Advogado é indispensável à administração da justiça
- Advogado é a pessoa que
- Advogado empresarial
- Advogado em inglês
- Advogado especialista em direito imobiliário
- Advogado empresarial salário
- Advogado especialista em inss
- Advogado em espanhol
- Advogado especialista em direito do consumidor
- Advogado especialista em trânsito
- Advogado gostaria
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ou advogada
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou contador
- Advogado ou advocacia
- Advogado ou engenheiro
- Advogado palavras semelhantes
- Engenheiro vs advogado
- Jurista vs advogado
- Solicitador vs advogado
- Advogado vs medico
- Advogado vs juiz
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou advogada
- Advogado ou engenheiro
- Advogado trabalhista
- Advogados
- Advogado online
- Advogado criminalista
- Advogado previdenciário
- Advogado familiar
- Advocacia BH – GGSA Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
- Advocacia BH
- GGSA Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
- Advocacia BH Advogados
- Advocacia BH Advogados BH
- Advocacia Advogados
- Advocacia de BH
- Advogados BH
- Advocacia Advogados
- Advocacia
- Advogado
- Advogado em BH
- Como advogado contribui para inss
- Como advogado emite nota fiscal
- Como advogado ganha dinheiro
- Como advogado comprovar renda
- Como advogado deve contribuir para o inss
- Como advogado se aposenta
- Como advogado brasileiro pode advogar nos eua
- Como advogado paga inss
- Devemos chamar advogado de doutor
- Devemos amar os advogados papa
- Advogado esta me enrolando fazer
- Advogado está saturado
- Advogado está mentindo
- Advogado esta sujeito ao cdc
- Advogado está cobrando
- Advogado está certo
- Advogado esta em alta
- Advogado está correto
- Eu posso ser advogado
- Eu posso mudar de advogado
- Eu posso ser meu próprio advogado
- O que advogado faz
- O que advogado civil faz
- O que advogado trabalhista faz
- O que advogado dativo
- O que advogado estuda
- O que advogado nao pode fazer
- O que advogado tributarista faz
- O que advogado faz no dia da eleição
- Onde advogado trabalha
- Onde advogado fica preso
- Onde advogado tem desconto
- Onde advogado atua
- Advogado onde pode atuar
- Advogados onde posso encontrar
- Advogado onde estudar
- Advogado onde está
- De onde é advogado
- Onde advogado fica preso
- Porque advogado é doutor
- Porque advogados são chamados de doutores
- Porque advogados defendem criminosos
- Porque advogado tem que usar terno
- Porque advogado não pode fazer propaganda
- Porque advogados se acham
- Porque advogado não pode ser mei
- Porque advogado usa toga
- Qual advogado ganha mais
- Qual advogado cuida de herança
- Qual advogado faz divorcio
- Qual advogado faz inventario
- Qual advogado cuida de aposentadoria
- Qual advogado procurar para danos morais
- Qual advogado cuida de estelionato
- Qual advogado cuida de divórcio
- Quando advogado perde o prazo
- Quando advogado morre
- Quando advogado pode renunciar
- Quando advogado em causa própria precisa de procuração
- Quando advogado abandona o processo
- Quando advogado pode dar voz de prisão
- Quando advogado perde contato com cliente
- Quando advogado pode ser preso
- Advogado quem quer ser um milionário
- Advogado quem somos
- Advogado quem recebe o dinheiro
- Advogado quem recebe
- Advogados quem sao
- Quem pagou advogado de adélio
- Quem é advogado
- Quem foi advogado do pcc
- Advogado vai acabar
- Advogado vai deixar de existir
- Advogado vai preso
- Advogado vai poder ter porte de arma
- Advogado vai de bermuda no stf
- Advogado vai pro céu
- Advogado vai poder andar armado
- Advogado vai a audiência
- Advogado compliance
- Advogado com tatuagem
- Advogado comercial
- Advogado com covid
- Advogado compra de imóvel
- Advogado com covid prazo
- Advogado com mais de 5 processos em outro estado
- Advogado compliance salário
- Advogado latam
- Vaga advogado latam
- Salário advogado latam
- Advogado ademir lataliza
- Promoção advogado latam
- Desconto para advogado latam
- Advogado para divorcio
- Advogado para pensão
- Advogado para aposentadoria
- Advogado para pensão alimentícia
- Advogado para processar banco
- Advogado para inventário
- Advogado para pequenas causas
- Advogado para pensão alimentícia gratuito
- Advogado perto de mim
- Advogado perto do inss
- Advogados perto da paulista
- Advogado trabalhista perto de mim
- Advogado é doutor
- Advogado ércio quaresma
- Advogado é profissional liberal
- Advogado é autônomo
- Advogado é autoridade
- Advogado é indispensável à administração da justiça
- Advogado é a pessoa que
- Advogado empresarial
- Advogado em inglês
- Advogado especialista em direito imobiliário
- Advogado empresarial salário
- Advogado especialista em inss
- Advogado em espanhol
- Advogado especialista em direito do consumidor
- Advogado especialista em trânsito
- Advogado gostaria
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ou advogada
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou contador
- Advogado ou advocacia
- Advogado ou engenheiro
- Advogado palavras semelhantes
- Engenheiro vs advogado
- Jurista vs advogado
- Solicitador vs advogado
- Advogado vs medico
- Advogado vs juiz
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou advogada
- Advogado ou engenheiro
- Advogado trabalhista
- Advogados
- Advogado online
- Advogado criminalista
- Advogado previdenciário
- Advogado familiar
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Curso Futebol Felipe Ximenes
O futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas? O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?
A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.
Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.
Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.
Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.
Curso Técnico Futebol
O futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas?
O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?
A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.
Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.
Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.
Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.
Curso Treinador Futebol
O futebol observado a partir da visão de quem o viveu na prática. A gestão praticada por quem viveu no mundo do futebol.
O curso “Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função” está lançando sua Turma 011.
Desenvolvido por Felipe Ximenes, o curso já conta com 10 turmas anteriores que formam a Comunidade FX e traz consigo as relações humanas como fator essencial.
Se trata de um curso com uma relação longe de ser “fria”.
Além de 15 módulos gravados, a cada semana ocorrem aulas ao vivo em que todos podem contribuir e sanar dúvidas.
A profundidade do curso coloca em destaque o gestor do futuro, seja no futebol, numa empresa ou na vida.
E suscita uma visão crítica e abrangente acerca de si mesmo e do ambiente a sua volta.
O lema é visto na prática: NADA SERÁ COMO ANTES!
Inscreva-se com mais de 40% de desconto utilizando o cupom (40PREVENDA).
Clique no link: https://bit.ly/PreVendaCurso