Glauco Diniz Duarte Empresário – Mercado imobiliário de luxo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a expansão do mercado de alto padrão pode ser reafirmada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Segundo o órgão, o setor cresceu 247% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.
E o futuro também parece promissor. Existe uma projeção de alta de 20% nas vendas de imóveis de luxo até 2023. É o que apontam estudos do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de São Paulo).
Mas, afinal, por que esse mercado imobiliário está em ascensão?
O boom do setor imobiliário de luxo
A pandemia gerou consequências para a economia e o consumo brasileiro. E, justamente por causa delas, é que os leads imobiliários de alto padrão aumentaram. Assim, os 4 principais motivos para esse boom são:
Queda de juros
A Selic, taxa básica de juros, diminuiu consideravelmente em 2021. Esse índice influencia as outras taxas do Brasil, como as cobradas em investimentos e empréstimos. Por isso, muitas pessoas apostaram em diferentes maneiras de investir. Por exemplo, comprando imóveis.
Fronteiras fechadas
Sem viagens permitidas, o valor do dólar nas alturas e dificuldade em investir no exterior. Essas foram as razões para muitos decidirem realizar o sonho da casa própria.
Busca por qualidade de vida
As medidas de isolamento mudaram as necessidades dos consumidores. O bem-estar causado pelo contato com a natureza se tornou preferência na compra de um imóvel. Ao contrário de alguns anos antes, que o foco era morar em centros urbanos.
Inclusive, espaços próximos a áreas verdes são uma das cinco tendências do mercado imobiliário no pós-pandemia.
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Home office
A modalidade de trabalhar de casa veio para ficar. Por isso, moradias mais espaçosas, com boa infraestrutura e um ambiente dedicado ao trabalho estão em alta.
É possível perceber que esses 4 motivos podem ser aproveitados por qualquer imobiliária para fechar negócio. Mesmo que o luxo seja considerado um futuro longe para muitos leads imobiliários.
3 características que agregam valor aos imóveis
Existem alguns pontos que ajudam a agregar mais valor aos imóveis e torná-los exclusivos. É uma boa aposta se a sua empresa já tem imóveis de luxo no portfólio. Ou pretende investir neles nos próximos anos. Confira.
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Localização. Casas, edifícios ou condomínios de alto padrão ficam em locais onde o metro quadrado é valorizado. A valorização, geralmente, ocorre pela proximidade de pontos turísticos, parques bem conservados e centros comerciais.
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Área de lazer. Piscina, academia e espaço gourmet são exemplos de ambientes que muitos consumidores buscam nesses imóveis.
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Tecnologia. Dispositivos que regulam o funcionamento de persianas, luzes e ar condicionado são bem recebidos pelos leads. Assim como câmeras de monitoramento e de segurança.
Como captar e atender leads imobiliários de alto padrão
Se você quer apostar no mercado de luxo, é preciso se adaptar ao cliente de alto padrão.
Em primeiro lugar, é fundamental entender o comportamento de consumo desse público. Por exemplo, como esses leads pensam, quais são suas necessidades e o que esperam dos corretores de imóveis.
De forma geral, trata-se de um grupo que espera um atendimento personalizado e qualificado. E quando se fala no setor imobiliário, esse lead busca alguém autossuficiente e que entenda de diferentes assuntos, principalmente de economia e investimentos.
Isso porque muitos clientes de alto poder aquisitivo apostam na compra de imóveis como outra forma de aplicação. Assim, ter conhecimento desses temas ajuda a passar segurança e credibilidade ao lead.
Além disso, ter indicações de serviços complementares também ajuda a criar e fortalecer laços com o consumidor. Essas recomendações podem ser de fornecedores, arquitetos, designers de interiores e outros.
E claro, resolver dúvidas e problemas de maneira ágil e competente é outro ponto essencial para qualquer atendimento.
Em resumo, pode-se dizer que as habilidades de um corretor de alto padrão são:
Conhecimento do público
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Qual a real necessidade do meu cliente?
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O que ele está procurando em um imóvel?
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Qual é a cereja do bolo que vai fazê-lo fechar negócio?;
Atendimento
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É preciso saber como abordar esse consumidor para gerar identificação e criar um relacionamento de confiança.
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E, também, estar preparado para solucionar qualquer problema;
Análise de resultados – ou como o ditado diz, a prática leva à perfeição.
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Pare e pense o que deu certo ou errado nos seus atendimentos e de que maneira você pode melhorar.
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Afinal, as experiências são os nossos melhores professores.