GLAUCO DINIZ DUARTE – Produção de energia solar fotovoltaica pode dobrar em 2018
Produção de energia solar fotovoltaica pode dobrar em 2018. Este ano concentra a maioria das entradas em operação das 67 usinas solares previstas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, para iniciar geração até 2021, resultado de leilões realizados nos anos de 2014 e 2015. Estima-se que em 2018, a produção de energia solar no Brasil dobre! A Aneel divulgou recentemente um relatório que mostra a previsão da entrada garantida com viabilidade alta de 28 usinas, totalizando 781 megawatts, e mais 35 usinas com viabilidade média, somando 231 megawatts de capacidade instalada.
A Agência Nacional de Energia Elétrica ainda pretende que em 2018, entrem em operação mais sete usinas hidrelétricas, com potência instalada de 3.097 MW, com contribuição de mais turbinas em Belo Monte (PA), e mais 1.569 MW em 2019. Ao todo, a energia solar deve acrescentar este ano ao sistema 1.012 MW, dobrando a capacidade de 1 mil MW atingida pelo Brasil no final de 2017. Para o ano que vem (2019), a previsão da Aneel é de entrada de mais 356 MW em energia solar.
O País possui um grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol, por exemplo, na região menos ensolarado no Brasil é possível gerar mais eletricidade solar do que na região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica. Segundo o livro Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente o sol incide entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² no País.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia – IEA, a energia solar poderá responder por cerca de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050. A área coberta por painéis fotovoltaicos capaz de gerar essa energia é de 8 mil km², o equivalente a um quadrado de 90 km de lado, ou seja, quase uma vez e meia a área do DF.
Em 2018, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar, considerando a potência já contratada (2,6 GW) e a escala da expansão dos demais países. O Plano Decenal de Expansão de Energia, PDE 2024, estima que a capacidade instalada de geração solar chegue a 8.300 MW em 2024, sendo 7.000 MW geração descentralizada e 1.300 MW distribuída.
O planejamento do setor elétrico em 2050 estima que 18% das residências no Brasil contarão com geração fotovoltaica, ou 13% da demanda total de eletricidade residencial. Recentemente, o Brasil atingiu a marca de 1 GW de potência gerada por energia solar fotovoltaica. A energia solar fotovoltaica está em constante crescimento em nosso país, e no mundo!
As fontes renováveis de energia estão batendo recordes de instalações em vários lugares do mundo, o que comprova o crescimento do setor! Nós, do Portal Solar, falamos sobre muitos assuntos que envolvem a energia solar em nosso blog. Se você tem interesse em captação de energia solar, painel solar, e gerador de energia solar, entre em contato conosco e encontre a empresa de energia solar mais próxima de você, assim, você também pode fazer uso da energia mais limpa e sustentável que existe!