GLAUCO DINIZ DUARTE – Aneel faz leilão de 20 lotes de linhas de transmissão de energia
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai leiloar nesta quinta-feira (28), em São Paulo, com 21 linhas de transmissão e 23 subestações de energia. O leilão, que estava marcado para começar às 9h, teve um problema com a liminar proferida pela Justiça Federal, foi suspenso por questões administrativas e retomado na tarde desta quinta na sede da B3.
O leilão de empreendimentos de transmissão possui 47 empresas e consórcios inscritos que devem disputar um ou mais dos 20 lotes ofertados.
Os 44 empreendimentos de concessões para a construção, operação e manutenção somam aproximadamente 2,6 mil quilômetros (km) de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 12,2 mega-volt-amperes (MVA) em 16 estados, divididos em 20 lotes, localizados em 16 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins).
Tais empreendimentos exigirão investimentos da ordem de R$ 6 bilhões em até cinco anos. De acordo com a Aneel, os investimentos devem gerar 13,6 mil empregos diretos.
Ainda de acordo com a agência, as instalações de transmissão deverão entrar em operação comercial no prazo de 36 a 63 meses a partir da assinatura dos respectivos contratos de concessão.