Glauco Diniz Duarte Empresário – como instalar fotovoltaica
Uma das energias mais caras do mundo, grande potencial de insolação do Brasil, queda nos preços dos equipamentos de fotovoltaicos, aumentos seguidos nas bandeiras tarifárias…
Você precisa de mais motivos pra instalar um sistema de energia solar fotovoltaica? Fizemos esse post simples com 10 motivos para te ajudar a tomar a decisão correta e começar a economizar na conta de energia utilizando a luz do sol!
1) Redução de custos
Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico você passa a economizar muito na conta de luz. O sistema permite que você use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária.
Além disso, caso você não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos energéticos que podem ser utilizados em até 60 meses.
2) Melhor retorno para seu investimento
Como já indicamos em outro blog post, o sistema de energia solar é um investimento que apresenta um retorno melhor do que qualquer aplicação de renda fixa. Tal rendimento chega a ser até duas vezes melhor do que aplicações comuns (e não estamos falando da poupança).
3) Valorização do seu imóvel
Você pode ter energia solar fotovoltaica mesmo se não pretende ficar no mesmo imóvel durante toda a vida útil do sistema. No mercado dos EUA as casas solares já têm um valor agregado maior e são até vendidas em menos tempo.
4) Instalação rápida e simples
Os sistemas fotovoltaicos são instalados em média em 5 dias. Normalmente não são feitas grandes intervenções no imóvel e não é necessário o desligamento da energia da casa por longos períodos. Na verdade a energia do imóvel é desligada em apenas dois momentos da instalação, ambos na fase final.
5) Quanto mais você espera, menos você economiza
O preço dos equipamentos fotovoltaicos caiu muito recentemente, mas esperar que ele baixe ainda mais para instalar o sistema não é a melhor decisão.
6) Fique livre das alterações da tarifa
O sistema de bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) existe em função da queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas que implica na utilização de termelétricas para geração de energia. Como a energia gerada pela queima de combustíveis fósseis é mais cara (além de ser muito mais poluente) os consumidores têm que pagar mais pela energia que consomem.
No entanto, imóveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaica ficam livres dessas alterações já que, de acordo com o sistema de compensação em vigor no Brasil, cada quilowatt gerado equivale a um quilowatt consumido, independente do valor final da tarifa.
7) Manutenção fácil
A manutenção dos sistemas de energia fotovoltaica é muito simples. Por não ter partes móveis ou motores, a manutenção do sistema se concentra principalmente na limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos.
Na maioria das vezes as chuvas se encarregam de limpá-los, mas mesmo assim é importante ter certeza que não existem obstruções que podem diminuir a eficiência do sistema.
8) Sistema extremamente resistente e durável
Os módulos fotovoltaicos tem garantia de performance de 25 anos! Isso implica que após seu investimento em energia fotovoltaica se pagar a partir da economia proporcionada na conta de luz, você irá gerar energia limpa e sem custos! Além disso os módulos fotovoltaicos são extremamente duráveis, passando por testes de impacto que simulam granizo e outros objetos.
9) Instalação sem burocracia
Após decidir pela contratação do sistema você não precisa se preocupar com mais nada. A Astra Solar se responsabiliza por todos os trâmites com a concessionária de energia e entrega o sistema pronto: homologado, instalado e operando. A economia e todas as outras vantagens aparecem já no primeiro mês após a instalação.
10) Faz bem pra você, pra rede elétrica e pro planeta
A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável e está muito bem distribuída por todo o planeta. Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica você garante um suprimento eterno de energia sustentável, colaborando com a descarbonização da economia.
Além disso, a descentralização dos pontos de geração, a partir da Geração Distribuída, colabora com a rede elétrica como um todo, diminuindo a necessidade de expansão de grandes linhas de transmissão, assim como de novos investimentos em grandes hidrelétricas que têm um impacto ambiental enorme.