Glauco Diniz Duarte Empresário – celula fotovoltaica como funciona
As células fotovotaicas fazem parte dos painéis solares que vemos nos telhados distribuídos por ai. Ele é constuido, elém de outras coisas, por células fotovotaicas.
Mas você sabe como eles trabalham para gerar eletricidade?
Neste artigo, vamos dar uma olhada no que é uma célula fotovoltaica.
A tecnologia por trás de um painel solar que possibilita a geração de energia elétrica.
Células fotovotaicas produzem energia em três etapas
Uma célula fotovoltaica transforma a luz solar em eletricidade utilizável em três etapas gerais:
A luz é absorvida e bate os elétrons soltos.
Elétrons soltos fluem, criando uma corrente.
A corrente é capturada e transferida para fios.
O efeito fotovoltaico é um processo complicado. Mas essas três etapas são a maneira básica pela qual a energia solar é convertida em eletricidade por células fotovoltaicas.
As células fotovotaicas são os blocos de construção de painéis solares
Um painel solar é composto por seis componentes diferentes. Mas, sem dúvida, o mais importante é a célula fotovoltaica, que na verdade gera eletricidade. A conversão da luz solar em energia elétrica por uma célula solar é chamada de “efeito fotovoltaico”. Por isso nos referimos às células solares como “fotovoltaicas”.
Uma célula solar fotovoltaica. Um painel solar típico para a sua casa é composto por 60 células fotovoltaicas.
As células fotovoltaicas geram eletricidade absorvendo a luz solar e usando a energia da luz para criar uma corrente elétrica. Existem muitas células fotovoltaicas dentro de um único painel solar. E a corrente criada por todas as células juntas resulta em eletricidade suficiente para a sua casa.
Um painel padrão usado em um sistema residencial de telhado terá 60 células conectadas. Instalações solares comerciais geralmente usam painéis maiores com 72 ou mais células fotovoltaicas.
Como uma célula fotovoltaica gera eletricidade?
As células fotovoltaicas, através do efeito fotovoltaico, absorvem a luz do sol e geram eletricidade corrente. Este processo varia dependendo do tipo de tecnologia solar, mas existem alguns passos comuns em todas as células solares fotovoltaicas.
Passo 1: A luz é absorvida pela célula solar e bate os elétrons soltos
Primeiro, a luz atinge uma célula fotovoltaica e é absorvida pelo material semicondutor do qual ela é feita (normalmente silício). Essa energia luminosa que entra, faz com que os elétrons do silício sejam soltos.O que eventualmente se tornará a eletricidade que você pode usar em sua casa.
Etapa 2: os elétrons começam a fluir, criando uma corrente elétrica
Existem duas camadas de silício usadas em células fotovoltaicas, e cada uma delas é especialmente tratada, ou “dopada”, para criar um campo elétrico. O que significa que um lado tem uma carga líquida positiva e um tem uma carga negativa líquida. Este campo elétrico faz com que os elétrons soltos fluam em uma direção através da célula solar. Gerando uma corrente elétrica.
Passo 3: A corrente elétrica é capturada e combinada com outras células fotovotaicas.
Uma vez que uma corrente elétrica é gerada por elétrons soltos. As placas de metal nos lados de cada célula solar coletam esses elétrons e os transferem para os fios. Neste ponto, os elétrons podem fluir como eletricidade através da fiação para um inversor solar e, em seguida, para sua casa.
Muitas células fotovoltaicas juntas produzem eletricidade solar para a residência.
Uma célula fotovoltaica sozinha não pode produzir eletricidade suficiente para mais do que um pequeno aparelho eletrônico.
Para produzir a quantidade de energia que uma casa pode precisar, as células solares são conectadas para criar painéis solares.
Que são instalados em grupos para formar um sistema de energia solar. Um painel solar residencial típico com 60 células fotovoltaicas combinadas pode produzir de 220 a 400 watts de potência .
Dependendo de fatores como temperatura, horas de luz solar e uso de eletricidade, os proprietários precisarão de quantidades variáveis de painéis solares para produzir energia suficiente. Independentemente disso, a instalação de um sistema de painéis solares
provavelmente incluirá centenas de células solares fotovoltaicas trabalhando juntas para gerar corrente elétrica.