Glauco Diniz Duarte Empresário – como instalar energia solar em residência
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, existe e é uma excelente alternativa ao modelo energético atual, beneficiando consumidores e o próprio sistema elétrico, geralmente sobrecarregado. A energia solar residencial no Brasil começou efetivamente a se desenvolver após a regulamentação normativa 482 de 2012 da ANEEL que possibilita fazer a “troca de energia” com a rede elétrica. Este sistema é conhecido como sistema de compensação de créditos de energia.
Benefícios da Energia Solar Residencial?
O maior benefício da energia solar para residências é o fato de você reduzir o valor da conta de energia, podendo pagar apenas o mínimo exigido. Esse benefício e essa redução é proporcional a capacidade instalada de geração e isto será determinado pela quantidade de placas solares que você instalar. A redução na conta poderá ser de até 90%.
Vantagens da Energia Solar para Residências?
A energia solar valoriza a sua casa. Quem não gostaria de morar em uma casa com energia solar onde você praticamente não paga conta de luz?!
Energia solar residencial acaba com o aumento da conta de luz. Fato, uma vez que você instalar energia solar na sua casa (gerador de energia solar residencial) nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.
Energia Solar Residencial é SUSTENTABILIDADE. Seus vizinhos saberão do seu compromisso com o meio ambiente e para com a sua comunidade local.
Energia solar não faz barulho. Você vai gerar a energia para a sua residência sem ter que ouvir aquele barulho clássico dos geradores.
Instalação rápida. Em 1 dia a empresa consegue instalar energia solar na sua casa.
Procurando por Energia Solar Fotovoltaica em Sorocaba? Confira:
Como funciona a Energia Solar para casas?
O painel solar no telhado da casa gera energia elétrica (em corrente continua) quando a Luz do Sol bate nele.
A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. (60Hz). Desta forma a energia solar está agora igual a da rede elétrica.
A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz.
Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja conectado na tomada. Se não tiver sol suficiente o resto da energia é fornecido pela Distribuidora de energia. (Você nem percebe a diferença!).
Se a sua casa gerar mais energia solar do que está consumindo naquele momento a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para você. (esse crédito tem 36 meses de validade e será usado automaticamente se você gerar menos energia do que está consumindo. Ex: um dia de muita chuva).
Quais equipamentos preciso adquirir para gerar energia solar residencial?
De acordo com o Potal Solar, para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos) e alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada. Mas na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. Desista de tentar fazer você mesmo o projeto de energia fotovoltaica residencial pois provavelmente sairá mais caro. Além disso somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto a distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.
A manutenção do sistema de energia solar residencial é alta?
Não, pelo contrário, muito baixa. Os painéis requerem uma limpeza básica com água a cada 6 meses (isso quando não chover ou for um lugar com muita poluição). Para o inversor solar será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos. No geral o sistema de energia solar para residências é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.
Como funciona a energia solar residencial durante noite ou na chuva?
Não funciona a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia. Por isso que os sistemas fotovoltaicos são em 95% dos casos conectados na rede de sua casa. Durante o dia você gera energia elétrica solar além do que você precisa e joga o excedente na rede da distribuidora (Esse excedente vira créditos de energia). Durante a noite você usa a energia da rede da distribuidora e abate o seu consumo dos créditos de energia que você gerou durante o dia.