Glauco Diniz Duarte Empresário – o que é energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, em tempos de aquecimento global, que tem causado períodos de secas e desertificação em alguns lugares do Brasil, além do calor extremo, é fundamental que seja necessário encontrar novas soluções para o consumo responsável de energia sem consumir os recursos naturais que temos.
Por isso, um aliado para as casas e empresas brasileiras tem sido a economia que a energia solar tem trazido a quem tem recorrido a essa nova forma de consumir energia aproveitando um bem muito comum em nosso país: o sol em abundância.
Em nosso país, somos privilegiados por termos total disponibilidade do astro-mor do sistema solar, o que nos permite usar essa tecnologia em todos os lugares do Brasil. Mas, nesse texto, vamos responder algumas dúvidas que possam ficar ao instalar a energia solar.
Energia solar economiza mesmo? Sim! Conheça as vantagens econômicas da energia solar para o bolso e para a natureza.
Vantagens econômicas da energia solar
Estudos comprovam que a economia com a energia solar pode chegar a 80% na conta de luz mensal. Além disso, o retorno do investimento feito pode acontecer em média depois de três anos.
Como funciona a energia solar
O funcionamento do sistema de energia solar é simples, fácil de se entender e, ao mesmo tempo, pensado na economia. É composto essencialmente por:
Placas Solares, ou coletores solares;
Aquecedores;
Inversores;
Rede de distribuição.
A placa solar recebe a irradiação da luz e do sol e armazena essa energia, enviando-a para os inversores, que transformam o calor em energia solar fotovoltaica. Essa energia é mandada para ser distribuída em todas a residência e utilizada em aquecedores elétricos.
Quando há excesso de energia solar, a mesma é enviada para a distribuidora de energia, que pode utilizá-la como créditos ao cliente. Isso traz uma ótima economia com a energia solar residencial, seja no valor da conta quanto nos créditos com a distribuidora de energia.
Outra solução que vem sendo utilizada com sucesso é a energia solar compartilhada, a ECON. Essa opção foi disseminada em 2016, no qual consumidores residenciais ou comerciais podem se juntar em consórcios ou em regime de cooperativa e que façam a instalação de um minigerador de energia solar e fazem o uso compartilhado da energia produzida, produzindo economia da energia solar
Energia solar: vantagens e desvantagens
Temos visto o uso constante da energia solar em residências e comércios. O uso da energia limpa e sustentável traz diversas vantagens, como:
Não é poluente;
Manutenção mínima;
Potência dos painéis solares;
Solução para locais remotos.
Mas nem tudo são vantagens. Mesmo com a economia, a energia solar traz algumas desvantagens, como:
Variação da produção solar de acordo com o clima;
Não produz durante a noite;
Armazenamento insuficiente, em alguns casos.
Para ter economia com energia solar, faça a contratação de um sistema eficiente, com placas solares que façam o aproveitamento máximo da luz e dos equipamentos adequados e que façam o melhor aproveitamento da energia produzida.