Glauco Diniz Duarte Empresário – energia hidrelétrica é renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia hidrelétrica, onde a água é bombeada para cima e armazenada para gerar eletricidade hidrelétrica sob demanda, poderia ajudar a transformar a Austrália em uma nação com energia 100% verde, de acordo com pesquisadores da Universidade Nacional Australiana (ANU) na segunda-feira.
Atualmente, as fontes de energia renováveis representam 15% da geração de energia da Austrália, enquanto dois terços provém de centrais elétricas a carvão, mas de acordo com o professor Andrew Blakers, da Escola de Engenharia da ANU, o armazenamento hidráulico bombeado – além da atual geração de energia eólica e solar – poderia transformar a Austrália numa nação totalmente verde.”
Com a Austrália lutando com a forma de garantir seu fornecimento de energia, descobrimos que podemos buscar energias mais limpas,” Blakers disse em um comunicado divulgado na segunda-feira.
“A maioria das estações de gás e carvão serão encerradas nos próximos 15 anos, e será mais barato substituí-las por energias renováveis,” disse ele.
A equipe da ANU pesquisou o potencial dos locais de armazenamento de energia hidrelétrica de curto prazo fora do rio” locais de armazenamento, que são essencialmente alguns reservatórios, tipicamente de 10 hectares cada, separados por uma diferença de altitude de entre 300 e 900 metros.
Os reservatórios são unidos por um tubo com uma bomba e turbina e circulam água entre os reservatórios superior e inferior para gerar energia.
Blows disse que a tecnologia era mais barata do que o carvão e o gás, enquanto o Dr. Matthew Stocks disse que a tecnologia teve um impacto mínimo sobre o meio ambiente, enquanto também exige “muito menos água” do que quando gerada com combustíveis fósseis.
“Esta energia hidroelétrica não precisa de um rio e pode ir de zero ao pleno funcionamento em minutos, fornecendo um método eficaz para estabilizar a rede,” disse ele na segunda-feira.
“A água é bombeada para cima a partir do reservatório inferior quando o sol brilha e o vento sopra e a eletricidade é abundante, e então a água pode correr para baixo através da turbina durante a noite, quando a eletricidade é cara.”
A ANU acredita que há “centenas” de locais onde a tecnologia poderia ser usada, com morros e as montanhas de Queensland e no sul da Austrália, além de Vitória e Tasmânia.