Glauco Diniz Duarte Empresário – Como montar uma construtora e incorporadora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, entender como montar uma construtora de pequeno porte garante, ao empreendedor a área de construção civil, uma grande oportunidade de sucesso a baixo custo.
Afinal, entrar no mundo da construção civil abre muitas portas, e uma delas, é montar a sua própria empresa.
Mas, aqui, fica a grande dúvida:
“Por onde devo começar? Como montar uma construtora de pequeno porte?”
Não se preocupe! Nós, da Escritorial Contabilidade, podemos te ajudar!
Hoje, você irá perceber como pode ser fácil alcançar seus objetivos de forma planejada e eficaz!
Primeiro passo: Conheça o seu mercado!
Para abrir uma construtora de pequeno porte é preciso entender quem irá contratar os seus serviços, para isso, você deve elaborar um plano de negócio.
Nele, são identificados todos fatores externos e internos que impactam a sua empresa e você possui maior assertividade na definição de estratégias para a sua penetração no mercado de construção civil.
O segredo está em analisar o seu público-alvo e entender quais são as necessidades e o seu negócio, em específico, consegue resolver com maior eficácia.
Comunique o seu diferencial e ganhe relevância, aos poucos com o auxílio de um plano de marketing para construção civil.
Os 4 Ps do Marketing – Aprenda a aplicá-los a sua construtora de pequeno porte
Uma das formas de delimitarmos muito bem o mercado de construtoras, é utilizamos o sistema criado 4 Ps, também conhecido como: Mix de Marketing.
Criado por Jerome McCarthy, esse sistema nos ajuda a definir, de forma simples, quatro fatores essenciais para a criação da sua construtora de pequeno porte, sendo eles:
O Produto, que se refere ao que será vendido;
O Preço, que se refere ao preço do que será vendido;
A Praça, que se refere ao local e a forma que será vendido; e
A Promoção, que se refere a visibilidade e divulgação do que será vendido.
É de crucial importância explorar bem os conceitos dos 4 Ps do Marketing para construtoras de pequeno porte, de acordo com a sua realidade, pois assim você diminuirá consideravelmente as chances do seu plano de marketing para construção civil dar errado.
Quando mais você pesquisar sobre o mercado em que sua pequena empresa de construção civil atuará, em quesito de:
preço;
concorrência;
promoção; e
criatividade.
Perceberá como abrir uma construtora de pequeno porte, é uma tarefa lucrativa e efetiva!
Segundo passo: Coloque o seu sonho e objetivos no papel
Depois que você analisou o mercado em que sua empresa estará inserida, está na hora de parar de sonhar e partir para a ação!
Então, para isso, esteja ciente das seguintes questões:
Qual a será a sua razão social?
Como o logo comunicará seus objetivos aos seus consumidores?
Terá algum slogan?
Quais serão as cores da sua construtora?
Tem definidas a missão, visão e valores da sua construtora de pequeno porte?
Atuará em um segmento específico?
Bom, se você realizou o seu plano de negócios de maneira efetiva, basta organizar essas ideias.
Essa é a hora de colocar a sua criatividade em jogo e fazer a diferença no mercado!
Seus clientes esperam sempre pelo inovador! Você tem o que eles procuram?
Terceiro passo: Identifique os meios de oficializar a abertura da sua construtora de pequeno de porte
“Ok, eu conheço o mercado em que minha construtora estará e sei exatamente como ela será. Agora só preciso saber como oficializar a sua abertura!”
Depois que você escolher o lugar ideal para oferecer os seus serviços de construção civil, é necessário obter o alvará de funcionamento para oficializar a sua empresa.
Alguns dos pontos que devem ser obtidos, para que você possa abrir as portas da sua construtora, são: