Glauco Diniz Duarte Empresário – Por que investir em imóveis na planta
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o chamado “imóvel na planta” é, na verdade, um termo popularmente utilizado no mercado imobiliário em geral, para definir a modalidade de compra de imóveis adquiridos junto à uma construtora ou incorporadora.
A incorporação imobiliária, no direito brasileiro (Lei 4.591 de 16/12/1964), é o nome dado ao conjunto de atividades exercidas com a finalidade de construir ou promover a construção de edificações ou conjunto de edificações, bem como a sua comercialização, total ou parcial, compostas de unidades autônomas que, em seu conjunto, formam um condomínio.
Uma incorporação imobiliária é, portanto, composta por 03 elementos essenciais:
O Terreno: a área destinada à construção do empreendimento;
A Incorporadora: em geral, a empresa que se responsabilizará pelo planejamento, gestão e entrega, dentro de prazo, preço e condições determinadas, das obras concluídas, aos futuros moradores adquirentes das unidades autônomas.
A Construtora: Responsável pela execução do projeto dentro das condições e prazos estabelecidos pelo contrato de Incorporação.
Uma vez atendidas as normas previstas em lei, a aprovação do projeto junto aos órgãos competentes e o devido R.I – registro do memorial de incorporação junto ao cartório de registro de imóveis, a Incorporadora já poderá comercializar as unidades autônomas do empreendimento, por meio de contrato de promessa de compra e venda, dando início também às obras que, ao final do prazo estabelecido, deverá ser entregue aos devidos proprietários, que formarão o condomínio do empreendimento.
Mas afinal, qual a vantagem de comprar imóvel na planta?
À primeira vista, comprar imóveis na planta pode não parecer a melhor das ideias. Muitas dúvidas e insegurança quanto ao futuro da economia, à idoneidade das empresas envolvidas ou mesmo desconhecimento em relação ao processo de aquisição, documentação, além da sensação de estar comprando “apenas um sonho”, podem desanimar o comprador na hora de decidir por essa modalidade. No entanto, comprar um imóvel na planta pode se tornar um excelente negócio e muitas vezes, a única opção de compra para quem deseja viver e morar no lugar que sempre sonhou. Essa experiência, quando bem planejada e orientada, pode ser muito vantajosa e plenamente bem sucedida.
Conheça agora algumas dessas vantagens e comece a sonhar com a sua nova vida no imóvel que sempre desejou.
Planejamento, flexibilidade e maiores descontos na compra
Uma das principais vantagens de se comprar um imóvel na planta é a possibilidade de se planejar os pagamentos com maior tempo e menor comprometimento da renda mensal, uma vez que o plano de pagamento dos valores referentes à captação de recursos, durante o período de obras, podem ser feitos mensalmente, intercalado com parcelas semestrais e anuais, ao contrário do que acontece com imóveis prontos, cujo pagamento deverá ser integralmente pago à vista ou através de um financiamento imobiliário, o que pode dificultar ou praticamente inviabilizar a compra, dependendo do perfil de renda ou mesmo do montante necessário para a entrada do imóvel, que em geral , pode variar entre 20% a 30% do valor integral do imóvel pretendido.
Além disso, a negociação do imóvel na planta é mais flexível e pode ser ainda mais vantajosa quando o montante de recursos a ser aportado pelo comprador no sinal, ou mesmo durante o período de obras, é maior do que o valor mínimo previsto pela tabela padrão da unidade pretendida.
Assim, quanto mais recursos o comprador aportar na entrada ou durante a obra, maior poderá ser o desconto proporcional, oferecido pela Incorporadora por essa antecipação.
Mais economia e avanços tecnológicos em projetos inovadores
Comprar um imóvel na planta pode ser a melhor solução para quem pode esperar e perfeito para famílias que não tenham a necessidade de se mudarem de imediato para o imóvel e que estejam dispostas à fazerem um investimento a médio prazo com mais tempo para planejarem a compra.
Não ter despesas extras com manutenção é mais um fator decisivo para essa escolha e um benefício a ser levado em consideração na hora de se pensar em comprar imóvel na planta, uma vez que o futuro morador não precisará se preocupar com infiltrações no andar de cima, encanamentos antigos, sistemas elétricos que requerem manutenção e outras avarias precisando de reparos.
Quando o empreendimento sair da planta e se tornar realidade, ele será revestido de materiais novos, modernos e de qualidade.
Aliás, a superioridade qualitativa e as inovações tecnológicas que vão sendo incorporadas a cada novo projeto de imóveis na planta constituem outro fator muito importante a ser levado em conta pois são diferenciais que vão agregando maior valor ao imóvel além de proporcionar mais conforto e facilidades aos futuros moradores.
No entanto, é imprescindível que juntamente com o planejamento e a decisão de compra, o padrão construtivo e a solidez e segurança da empresa responsável pela incorporação e construção sejam minuciosamente pesquisados afim de garantir que tudo que foi prometido em contrato, bem como , no Memorial descritivo registrado pela empresa, seja de fato entregue.
Personalização: maior poder de escolha e versatilidade nos projetos
Falando ainda sobre projetos e inovações, outro grande benefício da compra de imóvel na planta é a personalização. Em muitos casos é possível, junto à construtora, alterar alguns formatos do apartamento pretendido. Comprar imóvel na planta traz opções de reversibilidade e você pode deixar o apartamento dos seus sonhos do jeito que você sempre quis.
O Preço e valorização de imóveis na planta
A melhor notícia, no entanto, ainda pode estar por vir: a valorização que o imóvel na planta pode ter durante o período de obras.
Muitos são os fatores que podem acelerar essa valorização, tais como localização, tipologia, padrão e diferenciais construtivos, itens de lazer, vizinhança, bem como as variáveis econômicas e de mercado que estão sempre impactando positivamente o mercado imobiliário, sobretudo em momentos de estabilidade econômica, com juros baixos, crédito imobiliário mais acessível, controle inflacionário e aumento da demanda por imóveis novos.
Dentro desse contexto, depois de pronto, o imóvel na planta poderá acumular uma valorização superior se comparado aos valores desembolsados pelo investidor durante o período da construção, uma vez que esses valores estão sujeitos apenas às variações do índice setorial (INCC) que, na maioria das vezes, não acompanha a valorização que o imóvel agrega no mesmo período.
Um exemplo disso é o novo bairro de Brasília, o Setor Noroeste, que atualmente é o bairro com o maior potencial de valorização nos próximos anos, uma vez que a demanda para esse que é o primeiro bairro ecológico do Brasil é cada vez maior e, o valor do m² ali, ainda está 20% abaixo dos outros bairros nobres do Plano Piloto, indicando iminente valorização.
No entanto, é importante ressaltar mais uma vez que, a solidez e a segurança de se investir em um empreendimento de uma empresa idônea, poderá ser decisiva para esse ganho.
Mais Segurança e menos burocracia
Mais um ponto positivo para comprar imóvel na planta é ter mais segurança e menos burocracia a vista. Isso acontece porque o empreendimento nunca teve outro proprietário. Sendo assim, a papelada e a documentação necessária para registrar o imóvel tende a ser mais rápida e simples.
A escrituração de um imóvel usado requer uma burocracia muito maior, tanto no âmbito jurídico, civil e criminal, quanto contábil. Não é raro negócios realizados em imóveis usados serem desfeitos na porta de cartórios por conta dessas exigências.
No entanto, vale ressaltar mais uma vez que independente da modalidade de compra ser a de um imóvel na planta, para garantir um bom negócio, é fundamental que o interessado em comprar imóvel na planta pesquise sobre a Incorporadora, a sua saúde financeira, seu histórico, as obras que já entregou e sobretudo o compromisso que ela comprovou ter com os seus clientes e com a cidade no decorrer de sua história.
Finalmente, a compra de um imóvel na planta pode representar o maior e o mais importante negócio de uma vida inteira. É uma relação duradoura entre comprador e Incorporadora e que, portanto, deverá ser permeada de toda confiança e segurança possível para o bom andamento dessa longa jornada até a realização do sonho de morar no imóvel da sua vida.