Glauco Diniz Duarte Empresário – Como financiar construção de imóvel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, financiamento habitacional para construção é uma boa alternativa para quem quer construir a casa dos sonhos para sair do aluguel.
Atualmente, existem diversas opções de crédito imobiliário para quem quer comprar um imóvel, variando conforme a disponibilidade de tempo e recursos da pessoa interessada. As possibilidades incluem comprar uma área de loteamento para construir.
Comprar um lote para construir a casa a própria oferece algumas vantagens frente à compra de uma casa pronta. Sem dúvida, a personalização do imóvel é a maior delas, já que ao adquirir um lote para construir você pode planejar a planta da casa conforme as necessidades e preferências da sua família, nos mínimos detalhes.
No entanto, quem pensa em comprar um terreno para construir precisa considerar dois investimentos: a compra do lote e o custo da obra. Nem sempre é fácil dispor de dinheiro suficiente para as duas coisas.
Descubra como funciona o financiamento habitacional para construção e veja se esta é uma solução para você conquistar a sua casa própria.
TIPOS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO PARA CONSTRUÇÃO EM TERRENO
FINANCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO
Para quem já tem um lote e deseja construir, esta modalidade de crédito imobiliário financia até 100% do valor total da obra e o prazo de pagamento pode chegar até 35 anos.
No financiamento habitacional para construção em terreno próprio o “repasse” do valor financiado é feito conforme o andamento da obra, com a liberação de cada parcela do empréstimo a cada fase da construção que for concluída e aprovada na vistoria realizada pelo banco.
Desta forma, você começa a obra com o seu dinheiro e na conclusão da primeira etapa da construção o banco libera a primeira parcela do financiamento para você, e assim é feito sucessivamente até a conclusão do projeto.
No entanto, o pagamento do financiamento imobiliário só começa a ser feito quando a casa ficar pronta.
Para dar entrada neste financiamento é preciso ser proprietário do terreno, que deve estar quitado e com a escritura definitiva no nome do proponente, além dos demais documentos em ordem.
Uma preocupação frequente das pessoas que precisam de financiamento para comprar um lote, é que a construção pode demorar a sair, por falta de dinheiro para investir na obra.
Para atender quem não tem uma reserva financeira para iniciar e dar andamento à construção existe um tipo de financiamento bancário específico para comprar o lote e construir, ou seja, é possível financiar até 80% da aquisição de terreno + construção.
É possível usar o FGTS como parte de pagamento e as condições de crédito deste tipo de financiamento são similares às do financiamento apenas da construção, com taxas de juros em torno de 5%.
Nesta modalidade, é preciso primeiro dar entrada no financiamento do terreno e só depois do projeto de construção ser devidamente elaborado e aprovado na Prefeitura é que é possível dar entrada no financiamento da construção.
Geralmente, as incorporadoras e construtoras podem ajudar neste processo, orientando o comprador e intermediando a contratação do engenheiro para a elaboração do projeto, além de encaminhar o pedido de financiamento ao banco.
Este tipo de financiamento é vantajoso para garantir o andamento da obra, sem interrupções por falta de dinheiro até a sua conclusão e respectiva entrega das chaves. Diferentemente de quando o proprietário vai construindo aos poucos, este tipo de financiamento tem um cronograma definido com prazo determinado para conclusão da obra.
CRITÉRIOS DO FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA CONSTRUÇÃO
De forma geral, os critérios de aprovação de um financiamento habitacional para construção seguem as mesmas diretrizes, com alguma variação de um banco para o outro. Normalmente, o que pode variar é o valor mínimo da renda exigida e o valor total financiado.
PRÉ-REQUISITOS BÁSICOS PARA O FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA CONSTRUÇÃO
A instituição financeira faz uma avaliação de crédito individual, caso a caso, mas para poder dar entrada no financiamento, estes são os pré-requisitos obrigatórios:
Proponente
Não ter sido beneficiado anteriormente por financiamento do sistema SFH;
Não ser proprietário de outro terreno ou imóvel na mesma localidade;
Possuir três anos de trabalho sob o regime do FGTS;
Ser brasileiro e maior de 18 anos.
Terreno
Tem que ser localizado no mesmo município onde o proponente trabalha;
Precisa estar registrado no Cartório de Registro de Imóveis;
Deve ser destinado ao uso residencial urbano.
DOCUMENTOS PARA O FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA CONSTRUÇÃO
Para conceder o crédito imobiliário, os bancos analisam várias informações sobre a situação de crédito dos envolvidos no financiamento, tanto comprador como vendedor, assim como alguns aspectos do terreno a ser financiado.
Os principais documentos solicitados para esta avaliação são:
Comprador
Certidão Conjunta Negativa ou Positiva com Efeito de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União;
Comprovante de estado civil, residência e renda;
CPF e RG.
Vendedor Pessoa Jurídica
Certificado de regularidade da situação – CRS/FGTS;
Contrato social;
CNPJ.
Também é necessário apresentar as Certidões Negativas de:
Ações da Fazenda Estadual e Municipal (Executivos Fiscais)
Quitação de tributos e contribuições federais
Ações na Justiça Federal
Dívida ativa da União
Protesto de títulos
Ações cíveis
CND/INSS
Terreno
Declaração de débitos condominiais, se o terreno for em condomínio;
Certidão atualizada de inteiro teor da matrícula;
Certidão Negativa de Débitos (CND);
Carnê do IPTU em dia.
Qualquer modalidade de financiamento imobiliário exige garantia de alienação fiduciária, o que significa que até que o empréstimo seja liquidado, tanto o terreno, quanto a construção são propriedade do banco. E, em caso de inadimplência, a instituição financeira pode tomar os bens do devedor e vendê-los para quitar a dívida.
O financiamento habitacional para construção é um recurso para quem quer comprar um terreno e construir a casa própria sem comprometer demais a renda familiar ou para quem não conseguiria construir a casa com o próprio dinheiro.