Glauco Diniz Duarte Empresário – Quais são as maiores dificuldades na construção civil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a construção civil brasileira vive momentos de incerteza. Se, em janeiro, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) antevia crescimento de 3% para o setor neste ano, meses depois, com a crise causada pela pandemia, está cada vez mais difícil fazer previsões.
Nesse contexto, é ainda mais necessário que o setor de construção civil se modernize, superando seus principais desafios, que incluem improdutividade, problemas de segurança e falta de inovação.
Neste artigo, conheça os 4 principais problemas enfrentados por essa indústria e veja algumas dicas de como evitá-los.
Conheça os 4 principais problemas
Não se preocupar com produtividade
Ao contrário de outras indústrias, a construção civil não tem visto grandes melhorias em termos de produtividade.
Isso é um problema principalmente porque as obras estão ficando cada vez mais complexas. Sem processos produtivos, elas se tornam também mais demoradas.
A falta de produtividade em obras acontece por diversas razões, como planejamento inadequado, má comunicação, desperdício de tempo aguardando que os materiais sejam entregues, dentre outros.
Além disso, a falta de mão de obra qualificada também tem papel importante nessa falta de produtividade, já que muitos trabalhadores não possuem as habilidades ou a experiência necessárias para tirar os projetos do papel com qualidade e rapidez.
Como fazer, então, para ter mais produtividade nas construções?
Em primeiro lugar, é possível adotar abordagens como o lean construction, ou construção enxuta, que adapta os princípios do lean manufacturing para o ambiente da construção.
Além disso, é possível contar com a tecnologia, usando softwares específicos para construção civil para ter mais produtividade.
Não priorizar a segurança dos trabalhadores
A falta de segurança dos trabalhadores da construção civil segue sendo um problema enfrentado por essa indústria.
Além das perdas humanas, o afastamento do trabalho por acidentes representa uma grande perda de produtividade, acarretando em atrasos nas obras, já que os trabalhadores precisam se afastar por vários dias, muitas vezes interrompendo a construção.
Por isso, mantê-los seguros deveria ser uma prioridade entre as empresas desse segmento.
Resolver esse problema requer, em primeiro lugar, treinamentos focados em segurança do trabalho. Eles não devem acontecer só uma vez, mas sim serem frequentes ao longo da carreira do trabalhador na construção civil.
A ideia é enfatizar a importância de adotar práticas de trabalho seguras, reforçando as lições, sempre que possível.
Os acidentes em obras podem ser evitados facilmente, bastando reduzir os perigos e seguir as boas práticas de segurança.
Esses programas devem partir do topo da empresa, que deve garantir que práticas de segurança fortes sejam seguidas à risca.
Empresas de construção civil têm muito a ganhar com isso: não só aumentam a produtividade, mas também são mais bem vistas pelo mercado e, por priorizarem o bem-estar dos seus colaboradores, atraem os melhores talentos.
A construção civil pode causar grandes danos ao meio ambiente. Geração de resíduos e entulhos, extração de matérias-primas e o grande uso de energia elétrica são só alguns exemplos de ações poucos sustentáveis, porém, comuns no setor.
Por meio da adoção de práticas mais sustentáveis, no entanto, é possível reduzir os impactos gerados pelas obras. E os benefícios não ficam restritos ao meio ambiente.
Empresas do setor também reduzem gastos, recebem incentivos fiscais e atendem a uma demanda que é cada vez mais comum entre os clientes finais.
Para colocar em prática, construtoras podem investir no green building, que consiste em usar processos focados em sustentabilidade, desde o planejamento até a eventual demolição de uma obra.
A ideia é impactar minimamente a natureza, economizando recursos como água e luz, além de usar materiais sustentáveis.
O gerenciamento adequado dos resíduos também é essencial, assim como obter certificações e seguir as normas reguladoras.
Não aproveitar as novas tecnologias
A construção civil não é conhecida por ser um setor inovador, que adota facilmente as novas tecnologias, ainda que empresas do segmento concordem que adotar novas ferramentas pode ser benéfico.
A verdade é que hoje há no mercado um sem-fim de possibilidades para empresas de construção civil. Isso vai desde os softwares que já mencionamos até as inovações, como realidade aumentada e virtual, impressões 3D, internet das coisas, uso de robôs e de drones.
Muitas dessas tecnologias podem ser usadas para superar os desafios que essa indústria enfrenta, muitos dos quais mencionamos neste artigo.
Com um software de construção civil, por exemplo, é possível planejar os projetos e se comunicar melhor com os colaboradores, melhorando a produtividade.
Drones podem ser usados para monitorar os trabalhadores e contribuir com a segurança deles, enquanto robôs permitem liberar os colaboradores de tarefas exaustivas ou repetitivas, além de mantê-los fora das áreas menos seguras das obras.
Esses são só alguns exemplos, mas, de modo geral, pode-se dizer que estamos chegando a um ponto em que fica difícil ignorar o uso da tecnologia, mesmo para uma indústria resistente como a construção civil.
Em um mercado competitivo, inovar pode ser um diferencial para se manter relevante no segmento.
Empresas que adotarem primeiro essas novas tecnologias terão uma vantagem competitiva em relação àquelas que não o fizerem.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
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Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
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Quais outros canais de publicidade você usa?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.