Glauco Diniz Duarte Empresário – O potencial do mercado imobiliário
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, investir no mercado imobiliário vale a pena, desde que você saiba como fazer isso corretamente.
Entre os principais atrativos desse mercado, estão o alto potencial de valorização e a garantia de que a busca por moradia e construções sempre existirá, independente do cenário econômico.
Dito isso, há uma ressalva a fazer: você precisa avaliar se o investimento vale a pena para o seu perfil.
Conforme você verá ao longo do guia, há várias formas de investir no mercado imobiliário: imóveis físicos, títulos financeiros e fundos são algumas delas.
Cada tipo de aplicação oferece vantagens, riscos e características próprias.
Por isso, todo cuidado é essencial para que você faça o investimento valer a pena, se o seu desejo é lucrar com esse mercado.
Caso contrário, você corre o risco de tomar decisões erradas e perder dinheiro.
Mas não se preocupe: esse guia é justamente para tirar as suas dúvidas e orientá-lo com os primeiros passos para investir. Por isso, leia todos os tópicos a partir de agora com atenção.
4 Vantagens de investir no mercado imobiliário
Nas linhas a seguir, você vai descobrir as principais razões para investir no mercado imobiliário:
Alto potencial de valorização
Uma importante vantagem desse tipo de investimento é o alto potencial de valorização dos imóveis ao longo do tempo.
Há duas formas de aproveitar a valorização desse mercado: com imóveis físicos ou aplicações financeiras.
Quando falamos em imóveis físicos, a tendência é de que o preço deles aumente com o tempo, principalmente com reformas, melhorias na estrutura e desenvolvimento da região onde está localizado.
Já nas aplicações financeiras, o ganho está na própria valorização dos títulos, que podem ser vendidos a um preço maior do que foram comprados.
Mercado que não perde a relevância
O mercado de imóveis é um dos poucos que se mantém relevante independente do cenário econômico.
É claro que ele varia de acordo com outros números da economia. Mas a demanda por habitação nunca deixará de existir, já que se trata de uma necessidade básica.
Por isso, investir no mercado imobiliário é uma escolha certeira para quem pretende manter as suas aplicações relevantes no longo prazo.
Fonte de renda passiva
Também vale ressaltar que investimentos são fonte de renda passiva. Com aplicações no mercado mobiliário, não é diferente.
É o caso dos fundos de imóveis, por exemplo, que geram dividendos para os investidores todos os meses, sem que eles tenham que trabalhar de fato para gerar os lucros.
Alternativa para sair do aluguel
Outra vantagem consiste na possibilidade de sair do aluguel.
A ideia aqui é adquirir um imóvel físico se você tiver a quantia necessária.
Ou investir em títulos financeiros em um primeiro momento para fazer o seu dinheiro render com o tempo até você dispor do valor para conquistar o sonho da casa própria.
Cuidados essenciais ao investir no mercado imobiliário
Nas linhas abaixo, descubra os principais cuidados que você deve ter ao investir no mercado imobiliário:
Analise os riscos da aplicação
Entre os cuidados mais importantes, está a análise dos riscos de aplicação que você deseja fazer.
Avalie itens como a liquidez e a possibilidade de desvalorização do investimento à luz do retorno que você deseja obter
Cada aplicação oferece um nível de risco diferente.
Os fundos imobiliários, por exemplo, oferecem riscos mais baixos porque são compostos por carteiras de ativos diversificados capazes de diluir as perdas e possuem gestão profissional.
Já as ações ligadas ao mercado imobiliário, por sua vez, dependem dos números da economia e podem apresentar quedas significativas se você não souber gerir os ativos de forma adequada.
De modo geral, quanto maior é o risco de uma aplicação, maior é o seu potencial de retorno.
Só que, nesse caso, também crescem o esforço, cuidado e tolerância a perdas que o investidor deve ter na prática.
Por isso, avaliar o risco, o seu perfil de investidor e o seu nível de conhecimento em investimentos é fundamental antes de aplicar o seu dinheiro.
Fique atento ao risco de liquidez
A baixa liquidez é um dos principais inimigos do investidor.
Esse termo diz respeito à facilidade de converter ativos em dinheiro sem perda de valores.
Lembra que falamos que os imóveis físicos têm baixa liquidez justamente por não existir garantia de comprador no momento em que você deseja vender?
A mesma lógica se aplica aos investimentos em títulos.
Quanto menor é a liquidez, maior é a dificuldade para vender rápido pelo valor desejado.
Quanto maior a liquidez, maior a facilidade também.
Por isso, analisar a liquidez das aplicações antes de investir o seu dinheiro é essencial, sempre tendo em mente em quanto tempo você vai querer resgatar o lucro ou se existe a possibilidade de precisar do dinheiro em um imprevisto.
Imóveis físicos x títulos imobiliários
Existem duas formas principais de investir no mercado financeiro: por meio de imóveis físicos e títulos imobiliários.
A diferença entre eles é significativa, principalmente no que diz respeito à facilidade de converter o investimento em dinheiro no momento desejado.
Para entender melhor como funciona a dinâmica de cada um, confira com atenção os tópicos abaixo:
Compra de imóvel físico
Esse tipo de investimento ocorre quando alguém compra um imóvel com o objetivo de lucrar com ele em uma operação futura.
Existem algumas possibilidades nesse sentido:
Adquirir um imóvel para alugar e gerar uma renda extra mensal
Adquirir um imóvel e investir em reformas e melhorias para depois vender por um valor mais alto
Adquirir um terreno ou imóvel na planta também para vendê-lo no futuro.
Independente da forma de investimento escolhida, há uma desvantagem para o investidor: a baixa liquidez dos imóveis físicos.
Veja bem: se você adquirir um imóvel para lucrar com aluguel, não existe garantia de que você sempre terá inquilino.
Logo, vai precisar lidar com o risco de vacância e lidar diretamente com inquilinos.
Uma vez que um inquilino se muda, não existe garantia de que você conseguirá alugar para outra pessoa no mês seguinte.
Já se você compra um imóvel para vendê-lo por um valor mais alto no futuro, também não há garantia de que você vai conseguir vender pelo preço desejado.
Pelo menos não em um piscar de olhos, já que a venda depende da demanda do mercado.
Percebe como a liquidez é baixa? É, portanto, um fator importante a considerar.
Por outro lado, se você tem certeza de que poderá manter o investimento sem usá-lo como uma forma de resolver imprevistos financeiros, pode ser uma boa opção.
Se esse não é o seu caso, o melhor caminho é investir em imóveis de alto padrão, conforme veremos mais tarde.
Os títulos do mercado imobiliário são emitidos por instituições financeiras a partir de vários tipos de aplicações para financiar atividades no setor.
De modo geral, a dinâmica é a seguinte: o investidor compra um título e ganha remuneração a partir de uma taxa de juros.
Considerados como aplicações de renda fixa, esses papéis permitem ao investidor obter lucros a partir da incidência de juros, que são pagos pela instituição financeira.
É o caso das letras de crédito imobiliário, por exemplo.
Diferente dos imóveis físicos, a liquidez dos títulos é maior. Apesar de variar de acordo com cada aplicação, a tendência é que você consiga vender os papéis com mais facilidade no momento desejado.
Além disso, no mercado imobiliário, existem títulos de renda fixa que apresentam riscos baixos para o investidor.
É o que acontece nos fundos imobiliários: há opções com alta liquidez e você ainda aplica em vários ativos ao mesmo tempo.
Portanto, não depende de uma única aquisição para fazer o seu dinheiro render.
Assim, na prática, a segurança é maior do que se você comprasse um imóvel físico.
Todos essas fatores precisam ser pesados na balança antes de decidir o tipo de investimento que você vai fazer.
Tem como investir no mercado imobiliário com pouco dinheiro?
Sim, é possível investir no mercado imobiliário com pouco dinheiro, desde que você saiba escolher as modalidades certas.
Vale ressaltar que aqui estamos falando de aplicações do mercado, como títulos e ações, e não de imóveis físicos que têm alto valor de capitalização.
Se você tem pouco dinheiro para investir, o caminho recomendado são os fundos imobiliários.
Trata-se de uma modalidade de investimento coletivo que reúne investidores cotistas, que detêm parcelas do lucro referentes aos títulos que compõem os fundos.
A grande vantagem é que, para ingressar em um fundo imobiliário, você não precisa desembolsar uma grande quantia.
Atualmente, é possível encontrar fundos com cotas na casa de R$ 2,00, o que torna o investimento acessível para quem tem pouco dinheiro ou ainda não está disposto a arriscar valores mais altos.
9 Tipos de investimento no mercado imobiliário
Agora que você já conhece as vantagens de investir no mercado imobiliário, é hora de conhecer as opções disponíveis no segmento. Descubra nos tópicos a seguir:
Fundos imobiliários
Os fundos imobiliários, como o próprio nome indica, são fundos de investimentos compostos por títulos do mercado imobiliário com cotas que são negociadas na bolsa de valores ou por aplicações em imóveis físicos.
Também conhecidos como FIIs, esses fundos reúnem grupos de investidores que detêm cotas de imóveis ou títulos do mercado imobiliário.
Cada investidor recebe lucros de acordo com o número de cotas que possui, e a gestão dos ativos é realizada por um gestor profissional.
Os FIIs são uma das principais portas de entrada para investidores iniciantes que desejam lucrar com o mercado imobiliário devido à facilidade de aplicação, à alta liquidez e à diversificação da carteira.
Além disso, conforme mencionamos anteriormente, esses fundos são uma boa opção para quem tem pouco capital para investimento.
Outra vantagem é que, mesmo tendo acesso a vários ativos, você paga uma única taxa de administração por mês.
Quanto à tributação, nos fundos não há cobrança de Imposto de Renda sobre os rendimentos na modalidade.
Apesar disso, há incidência do tributo de alíquota de 20% sobre os lucros a cada vez que o investidor vende cotas e obtém lucros a partir da operação.
Existem três tipos de fundos imobiliários:
Fundos de tijolo: o investimento é feito em imóveis físicos
Fundos de papel: o investimento é feito em títulos, como LCI e CRI
Fundos híbridos: o investimento é feito em imóveis físicos e títulos.
Letra de Crédito Imobiliário
A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título oferecido por bancos, que utiliza os investimentos para oferecer empréstimos e financiamentos a clientes, por exemplo.
Em termos práticos, o investidor empresta dinheiro para o banco e recebe uma remuneração sobre o valor em troca.
A rentabilidade desse tipo de aplicação é fixa, o que permite ao investidor calcular previamente quanto a operação vai render até o vencimento do título.
Ela pode ser feita em três formatos:
Prefixada: taxa de juros definida no momento da compra
Pós-fixada: taxa atrelada a um índice econômico, como a Selic
Híbrida: taxa predefinida mais taxa atrelada a um índice.
Mas é preciso considerar que o potencial de lucro varia conforme a duração, aporte mínimo e perfil de risco da instituição que oferece a LCI no mercado.
A grande vantagem da LCI é a isenção de Imposto de Renda, o que permite aumentar a rentabilidade das aplicações.
Porém, há incidência de IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, para resgates em menos de 30 dias.
Além disso, o investimento é oferece alta segurança por contar com o FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, que dá garantia de R$ 250 mil por CPF.
Certificado de Recebíveis Imobiliários
O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título com lastro em créditos imobiliários emitido por securitizadoras.
Trata-se de uma promessa de pagamento no futuro. Na prática, o investidor compra os títulos para antecipar créditos a uma empresa.
Parece abstrato? Vamos a um exemplo.
Imagine que uma construtura precisa de dinheiro para edificar um prédio.
Com o CRI, ela obtém capital de investidores por meio de uma securitizadora para colocar o projeto em prática, ao invés de esperar o dinheiro de compradores dos apartamentos.
É, portanto, uma forma de adquirir fluxo de caixa imediato.
Posteriormente, com a venda dos apartamentos e o recebimento do dinheiro de futuros moradores, a construtora paga os valores devidos à securitizadora, que por sua vez transfere os lucros devidos aos investidores.
O risco dos certificados é maior do que das letras de crédito imobiliário, uma vez que o investidor fica suscetível à inadimplência de compradores do imóveis.
Também é preciso considerar que, na modalidade, também não há proteção do FGC.
Letra Hipotecária
As Letras Hipotecárias (LH) são títulos lastreados em créditos imobiliários.
Caracterizadas como renda fixa, elas são emitidas por instituições financeiras que emprestam capital para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
O prazo mínimo de aplicação das letras hipotecárias é de 180 dias, com rentabilidade superior a outras aplicações em renda fixa.
Entre as principais vantagens de investir em LC, está a isenção de Imposto de Renda para pessoa física.
Na modalidade, há garantia por caução de créditos hipotecários e proteção do FGC de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.
Já os contras são baixa liquidez dos papéis e investimento inicial geralmente de R$ 20 mil.
Por isso, não é uma boa opção de investimento para quem busca retornos rápidos ou a criação de uma reserva de emergência, e sim para quem mira em lucros no longo prazo.
Fundos de fundos imobiliários
Os fundos de fundos imobiliários (FOFs) reúnem diferentes fundos e ativos do mercado de imóveis em uma única aplicação.
Por isso, eles permitem investir em mais de um fundo imobiliário ao mesmo tempo, diversificando a carteira e minimizando os riscos da operação.
Para a aplicação, é necessário pagar uma taxa de administração mensal que custeia a gestão profissional dos ativos e os custos da corretora de oferecer o fundo no mercado.
Quanto à remuneração, a lógica é a mesma dos FIIs: cada investidor recebe lucros conforme as cotas que possui.
Pelo menos 95% dos lucros dos FOFs são direcionados aos investidores todos os meses.
Na modalidade, há isenção de IR sobre os rendimentos e cobrança de alíquota de 20% sobre os lucros obtidos a partir de uma operação de venda de cotas.
Ações
As ações ligadas ao mercado imobiliário são papéis comercializados na bolsa de valores por sociedades anônimas de capital aberto.
Nesse caso, as empresas que oferecem as ações são corporações dos ramos de construção e negociação de imóveis.
Trata-se de um investimento em renda variável, já que os lucros do investidor ficam suscetíveis a oscilações do mercado financeiro.
Quanto maior é a demanda por um papel, maior é a sua cotação — o que significa que está mais valorizado.
Mas quando há menos interesse nas ações, elas se desvalorizam.
Justamente por isso, as ações também são indicadas para investidores que já possuem certa experiência com aplicações.
Compra de imóveis físicos
Como você agora já sabe, também é possível investir em imóveis físicos para lucrar com a valorização deles.
Apesar disso, as desvantagens são o alto custo de investimento e a baixa liquidez dos imóveis.
Por isso, trata-se de um investimentos mais arriscado do que a aplicação em títulos do mercado ligados ao setor de imóveis.
Compra de terrenos
Outra opção de investimento é a compra de terrenos — sobretudo aqueles presentes em regiões com infraestrutura em desenvolvimento.
Existem duas possibilidades:
Manter o terreno até o metro quadrado da região esteja mais valorizado
Construir uma casa para lucrar com a venda.
Independente da escolha, avaliar a localização do terreno é fundamental para aproveitar o potencial de valorização.
Compra de imóvel na planta
Por fim, há a possibilidade de adquirir imóveis na planta.
O potencial de lucro é fácil de entender: o investidor compra o imóvel, espera até que a construção esteja finalizada e vende por um valor maior do que o preço da aquisição.
Mas é importante ter em mente que o investimento também envolve riscos, sobretudo o de atrasos na entrega ou inconclusão do projeto pela construtora.
Como investir no mercado imobiliário em 2021: 8 passos para começar
Com o panorama de investimentos, é preciso entender o passo a passo de como investir no mercado imobiliário. É o que você vai descobrir nos tópicos que seguem:
Escolha uma corretora
Se você está decidido a investir no mercado imobiliário a partir de títulos, o primeiro passo é escolher uma corretora de valores de confiança para fazer o intermédio das aplicações.
É a partir da corretora que você vai ter acesso aos títulos comercializados no mercado, sobretudo se você pretende investir em ações.
Avalie, portanto, as diferentes instituições do mercado, atentando para as taxas cobradas por tipo de aplicação — como a taxa de administração, por exemplo.
Analise também a qualidade do atendimento e a credibilidade da corretora e crie uma conta de investimentos na empresa que você escolheu.
Defina o melhor tipo de investimento
Não existe um melhor tipo de investimento que vale para todas as pessoas.
O melhor tipo de investimento é aquele que está mais alinhado com o seu perfil de investidor.
A aplicação ideal varia conforme o nível de risco que você está disposto a correr, as projeções de lucro que quer alcançar e o prazo em que deseja resgatar os ganhos.
Por isso, é primordial avaliar o seu perfil de investidor. Há basicamente três categorias:
Conservador: é o investidor que tem baixa tolerância ao risco e prefere ganhar rendimentos menores sem arriscar o seu dinheiro
Moderado: investidor que busca rendimentos acima da média e tem um pouco mais de tolerância ao risco
Arrojado: investidor que busca os rendimentos mais altos do mercado e para isso está disposto a correr um alto nível de risco nas aplicações.
Comece com a renda fixa
Para quem está começando agora, o caminho mais seguro é iniciar pela renda fixa.
Na categoria, estão incluídos as letras de crédito imobiliário, por exemplo.
Os investimentos de renda fixa são aqueles em que é possível prever a rentabilidade em determinado período de tempo.
Como isso é possível? Porque os rendimentos dos títulos estão atrelados a uma taxa fixa de juros por mês.
Dessa forma, eles não ficam suscetíveis às oscilações do mercado financeiro — como ocorre com as ações.
Assim, se você opta por investir em renda fixa, tem a certeza de retorno dos lucros esperados desde que mantenha as aplicações pelo prazo indicado de resgate de cada título.
Estude sobre investimentos
Estudar sobre o mercado financeiro é outro passo importante para investidores que querem cuidar do seu patrimônio.
Essa necessidade existe independente de você contratar uma corretora ou não.
Afinal, mesmo que escolha delegar a gestão dos ativos, ter o mínimo conhecimento é essencial para avaliar o serviço e escolher o tipo de investimento que você deseja fazer.
A boa notícia é que você pode fazer isso de várias formas — e sem pagar um centavo para aprender:
Ler blogs sobre investimentos
Acompanhar notícias e números do mercado financeiro
Consumir conteúdos de gestores de investimentos
Assistir a vídeos educativos
Fazer cursos online
Ler livros sobre investimentos.
Diversifique a carteira
Você provavelmente já ouviu a expressão “não coloque todos os ovos na mesma cesta”, certo?
Nos investimentos, esse ditado popular é regra básica para minimizar os riscos financeiros.
Ao contar com mais de um investimento, você se protege contra quedas.
Mesmo que um ativo se desvalorize no curto prazo, você ainda tem outros que geram lucros e compensam as perdas.
Mas como fazer isso na prática?
Conforme mencionamos, os fundos imobiliários são excelentes para diversificação, já que permitem aplicar em vários ativos de uma única vez.
Faça um planejamento financeiro
A sexta dica é fazer um planejamento financeiro para investir com sucesso.
De nada adianta investir se você está imerso em dívidas e não tem controle do orçamento, concorda?
Então a dica é cuidar das finanças com rigor a partir de uma planilha financeira.
Registre todas as entradas e saídas do orçamento, crie um plano de ação para quitar eventuais dívidas e analise qual é o valor que você pode destinar por mês para os investimentos.
Com esse planejamento, vai ficar mais fácil cuidar da sua saúde financeira ao mesmo tempo em que você faz o patrimônio crescer.
Analise taxas e tributação
Outra recomendação importante é analisar as taxas cobradas pela corretora e a tributação para o tipo de aplicação que você deseja realizar.
Esses dois fatores interferem diretamente na rentabilidade dos seus investimentos.
Lembre-se de que o sucesso do investidor começa já na fase de definição da carteira.
Quanto às taxas, verifique a de administração e se há cobrança de taxas de performance ou custódio.
Já em relação à tributação, confira a alíquota do Imposto de Renda e analise se há incidência de IOF ou come-cotas (antecipação do recolhimento de IR).
Aplique em fundos de investimentos
Por fim, a dica é investir em pelo menos um fundo imobiliário para ter acesso a diversificação e gestão profissional dos ativos.
Para escolher o melhor fundo, procure informações sobre o gestor e experiências passadas do profissional.
Afinal, a performance do investimento está diretamente ligada à capacidade do gestor de fazer boas escolhas até mesmo em períodos de crise.
Além disso, analise o histórico de pagamento de rendimentos do fundo e a composição do portfólio antes de ingressar na modalidade.
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Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
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Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Laboratório Thiago Hugo
O Laboratório Thiago Hugo iniciou suas atividades na cidade de Diamantina em maio de 2008 em um serviço especializado em análises citopatológicas, com foco principal no exame de Papanicolau. Com o passar dos anos e se tornando cada vez mais referência neste tipo de serviço, expandimos nossas atividades para a Patologia Clínica em janeiro de 2012, momento em que trouxemos novas tecnologias e técnicas modernas de coleta e processamento de amostras, sempre nos atentando para a excelência no atendimento e qualidade do serviço prestado.
Sempre em constante evolução, buscamos a Certificação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, feito alcançado no ano de 2018 e um verdadeiro marco para a saúde do Vale do Jequitinhonha, pois fomos o primeiro serviço de saúde da região a receber este reconhecimento.
Atualmente, além da cidade de Diamantina, estamos presentes nas cidades de Couto de Magalhães de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Senador Modestino Gonçalves e Patrocínio, garantindo sempre o mesmo padrão de qualidade em todas as unidades. Hoje em dia prestamos serviços de análises clínicas, genética, biologia molecular, anatomia patológica, toxicologia, eletrocardiograma, HOLTER, MAPA e ESPIROMETRIA.
Com mais de 10 anos de história, o Laboratório Thiago Hugo tem em seu DNA uma característica marcante, em que o acolhimento e o tratamento humanizado são partes fundamentais do nosso processo de cuidar da saúde de nossos clientes; além do amplo engajamento em causas sociais, em que, de fato, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Preparo para Coleta – Laboratório de Análises Clínicas – Thiago Hugo
Saiba como se preparar para realizar o seu exame
– O paciente não deve deixar de beber água, ainda que tenha que fazer exames que necessitem de jejum.
– Caso esteja fazendo uso de medicamentos, não esqueça de relatar no guichê de atendimento, no momento do cadastro.
– A utilização ou suspensão de medicamentos deve seguir orientação do médico. Caso não haja recomendação, continuar tomando o medicamento no horário habitual.
– Para coletas de crianças e gestantes, a orientação quanto ao jejum deve ser dada pelo médico.
Exames de sangue em geral
A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum, de acordo com o exame a ser realizado:
– 4h para coleta de sangue que tenha cortisol, lembrando que a mesma deverá ser feita até às 8h da manhã, além de ser imprescindível informar os medicamentos em uso, principalmente glicocorticóides (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose;
– 4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos;
– 8h para dosagem de glicose;
– 8h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídeos e lipidograma;
– Para as demais coletas verifique informações sobre o preparo com a nossa equipe.
Coleta para glicose
Obrigatório jejum de 8 horas. Para crianças, o jejum deve ser estabelecido conforme orientação médica.
Coleta urina de rotina
Manter a ingestão habitual de líquidos.
Exercícios: Evitar a prática de exercício físico antes da coleta de urina.
Medicação: Evitar o uso de medicamentos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos), ou conforme orientação médica.
Outros: Abstinência sexual por período de 24 horas antes da coleta de urina.
Evitar coletar no período menstrual.
Parasitológico de fezes
Evitar o uso de antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
O uso de laxantes é realizado somente com orientação médica e é indicado nos casos em que uma série de exames for negativo.
INSTRUÇÕES DE COLETA: de preferência, enviar as fezes frescas recém eliminadas. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
Fale Conosco Para falar com a nossa equipe utilize um dos canais abaixo. Informações sobre preparo de exames, endereços, dúvidas, sugestões, reclamações e até mesmo se você deseja fazer parte do nosso time, este é o lugar.Nossas UnidadesVeja onde estão nossas unidades
Unidade Matriz Diamantina Praça Carmelina do Carmo Fonseca, 41 – Largo Dom João