Glauco Diniz Duarte Empresário – Chave para o sucesso no setor imobiliário
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com o avanço da tecnologia no mercado imobiliário, a competitividade entre os profissionais torna-se cada vez mais acirrada, sendo necessária uma constante atualização para que colaboradores e empresas não percam espaço no mercado.
Pois com o auxílio de novas tecnologias, é possível facilitar diversos processos dentro de sua empresa, desde procedimentos internos até na otimização do processo de vendas com os clientes.
Sabemos que o ramo de imóveis é bastante tradicional, e por isso, muitas vezes os profissionais acabam ficando hesitantes em aderir a essas tecnologias. No entanto, para manter o sucesso de seu negócio imobiliário, é importante ir atrás dessas inovações.
Por conta disso, separamos todas as informações necessárias sobre inovação imobiliária, o que é, como inovar, e uma lista de tecnologias disponíveis, para você que cogita trazer inovações para seu negócio imobiliário.
O que é inovação imobiliária?
A inovação imobiliária é relacionada à busca constante por aprimoramento conforme as necessidades dos consumidores e mudanças de seus comportamentos.
Por isso, é essencial investir em novas tecnologias para o mercado imobiliário, para conseguir atender os clientes de forma mais satisfatória, satisfazendo as suas novas necessidades.
Pois as demandas dos clientes mudam com o passar do tempo, dessa forma as empresas imobiliárias devem estar atentas para acompanhar essas variações de comportamento.
Como inovar no mercado imobiliário?
Sendo assim, outra questão que fica é como implementar essa inovação para sua imobiliária. Como citado acima, deve ser algo que tenha como foco ajudar a jornada de compra de seu cliente.
Ou seja, a primeira coisa que deve ser feito é entender quais as dores do seu cliente, e em quais etapas do seu processo de vendas precisam ser melhoradas, para então, investir em soluções para esses problemas.
A importância da inovação no mercado imobiliário
Investir em aprimoramentos para sua empresa pode ser essencial para melhorar seus atendimentos, e também, pode ser um fator que irá facilitar o processo de compra ou aluguel do seu cliente.
Um dos principais pontos que podem ser listados a respeito da inovação no mercado imobiliário é justamente como os problemas dos clientes podem ser mais solucionados utilizando essas implementações.
Ou seja, ao ter em mente as dores dos clientes, é possível atendê-los com maior eficiência, e com isso melhorar seu relacionamento com seu negócio imobiliário.
Outro fator é a competitividade. Como o mercado imobiliário tem se tornado cada vez mais desafiador, é recomendável que sua empresa inove cada vez mais em tecnologias ou métodos, sendo um fator decisivo para os clientes fecharem negócios.
Por conta disso, listamos algumas das principais formas que você pode utilizar para investir nas inovações em seu negócio imobiliário.
Principais formas de utilizar a inovação imobiliária
Quando se fala em inovação no mercado imobiliário, deve-se levar em conta quais áreas é possível trazer essas implementações, e como esses setores são impactados. Por isso, separamos duas formas que consideramos importantes.
Inovações em marketing imobiliário
Uma das principais formas de inovar nas imobiliárias é utilizando o marketing imobiliário. Sabemos que investir nas tecnologias corretas pode ajudar a anunciar melhor seus imóveis e fazer com que cheguem aos clientes desejados.
Essa se torna uma modificação necessária justamente pelo fator citado acima, a mudança de comportamento dos consumidores, que passam cada vez mais tempo na internet.
É importante levar em conta que criar um relacionamento com seu cliente é essencial quando consideramos criar uma estratégia de marketing e venda, pois mesmo que o cliente não feche o negócio na hora, ainda lembrará do seu atendimento.
Algumas estratégias que se destacam são:
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Atrair leads através das redes sociais;
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Investir em mídia paga nas redes;
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Produzir marketing de conteúdo, para educar seus públicos;
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Nutrir seus leads com e-mail marketing, que pode ser utilizado para resgatar contatos antigos e atrair novos.
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Inovações em vendas
Outra área que é muito impactada pelas inovações imobiliárias é o ramo de vendas, principalmente pelos clientes se tornarem mais informados e exigentes por conta da internet.
A equipe comercial atende de forma personalizada cada cliente. Sendo assim, é necessário que os corretores estejam atentos às dores do cliente durante o atendimento, para conseguir de fato resolver as necessidades do comprador.
E justamente por isso, é necessário investir em inovações para você colocar em prática no seu negócio imobiliário, procurando novas formas de capacitar as equipes e implementar rotinas que proporcionem constante melhoria para os profissionais.
O que você deve cuidar?
Embora esses fatores sejam pensados para gerar mais resultados para seu negócio imobiliário, é necessário tomar alguns cuidados antes de implantá-los, para evitar prejuízos à sua empresa.
O primeiro deles é com relação a estratégia utilizada, pois muitas vezes as empresas deixam de lado oportunidades que parecem menores, mas que possuem potencial para crescer.
Outro fator que pode atrapalhar é investir em produtos e serviços novos, como consultoria e administração de imóveis ou condomínios, antes de aperfeiçoar aqueles já presentes na sua imobiliária, mas que não tem apresentado resultados desejáveis.
Também pode-se citar erros de processos, pois ao implementar inovações em sua empresa, deve-se haver a oportunidade de errar, pois assim há a possibilidade de entender qual a melhor maneira de aplicá-las no seu negócio.
6 tecnologias para inovação no mercado imobiliário
Como abordado, investir em novas tecnologias para o mercado imobiliário pode ser um fator decisivo para melhorar diversos processos dentro de seu negócio. Por isso, listamos 6 tecnologias que irão impulsionar sua empresa.
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CRM Imobiliário
O CRM imobiliário é uma das primeiras inovações que você deve começar a pensar para sua empresa. Esse software planeja auxiliar seu negócio na gestão de seu negócio, ajudando com o seu relacionamento com o cliente e a equipe.
Desse modo, contribui para otimização de tempo, adicionando contratos digitalmente, além disso, ajuda na captação e classificação de leads, para auxiliar o corretor na jornada de vendas de imóveis.
Junto disso, uma das características que se destaca, é a economia de tempo que possuir um CRM proporciona, pois esse é um sistema que tem o controle de atividades, possibilita administrar melhor seus horários e analisar o tempo que leva para realizar as tarefas.
Por fim, um bom CRM possui fácil integração com os portais de imóveis, pois é a maneira que você fará para atingir uma grande parcela de seu público.
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Tour virtual
Essa outra ferramenta que tem ajudado muito os corretores e clientes de imobiliárias, pois não é preciso ir até o imóvel para conhecê-lo melhor, é a visita de imóveis através do computador, utilizando o tour virtual.
Ou seja, o cliente não tem a necessidade de se locomover até o imóvel para vê-lo, o que é melhor para o profissional da imobiliária, pois ele não precisa ir também apresentar o imóvel, podendo focar em outros processos da empresa.
Ter essa disponibilidade em sua imobiliária pode ser muito útil, ajudando a economizar tempo mostrando imóveis. Além disso, é ótimo para os clientes, pois conseguem ver vários imóveis e escolher os melhores para visitar pessoalmente.
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Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma tecnologia em que é possível capturar elementos reais, possibilitando que o cliente se veja no ambiente, tendo a impressão de estar completamente imerso no imóvel.
Essa é uma boa inovação para ter em sua imobiliária, pois assim como o tour virtual, não é preciso visitar todos os imóveis presencialmente, facilitando a rotina do profissional da imobiliária.
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Chatbot
O Chatbot é programado para simular um atendimento online no site da imobiliária, e funciona conforme a fase do funil de vendas que o cliente se encontra, assim conseguindo gerar respostas mais personalizadas.
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Aplicativos para vistoria de imóveis
Sabemos que o processo de vistoria de um imóvel é de extrema importância durante o andamento de compra ou locação, e existem formas de facilitar esse trabalho, fazendo com que o corretor poupe tempo com essa tarefa.
Para isso, é possível utilizar aplicativo de vistoria, que permite que o corretor, ou vistoriador avalie as condições do imóvel e emita o laudo necessário diretamente pelo celular.
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ChatGPT
Por último, mas não menos importante, você pode utilizar essa ferramenta que vem ganhando muita popularidade para profissionais de várias áreas, e também no mercado imobiliário, ou demais funcionários de imobiliárias.
O ChatGPT, criado pela OpenAI, é um assistente virtual, que conversa com o usuário, respondendo suas dúvidas, escrevendo textos simples e complexos e até mesmo códigos em diversas linguagens de programação.
Para mais informações, preparamos um vídeo sobre como utilizar o ChatGPT no mercado imobiliário:
Mesmo com todas essas opções de inovações para o mercado imobiliário, é importante ressaltar que cada empresa pode necessitar de diferentes ferramentas, isso irá variar da necessidade de cada uma.
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