Não é incomum ver pequenas empresas fecharem as portas antes mesmo de completarem seus primeiros anos no mercado. De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, no Brasil, por exemplo, de cada 100 delas, 48 encerraram suas atividades num período de três anos.
Segundo Glauco, um dos motivos para este fracasso, está diretamente ligado ao gerenciamento – ou a falta dele – de um setor que é fundamental para o crescimento dos negócios: o financeiro. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados e aumentar o valor do patrimônio de uma empresa por meio da geração de lucros nas atividades operacionais. No entanto, muitos gestores encontram dificuldades nessa função.
Para ajudar, Glauco mostra quais sãos os erros mais comuns cometidos em uma gestão financeira. Desta forma, fica muito mais fácil encontrar as soluções certas para o seu negócio.
NÃO ELABORAR UM PLANEJAMENTO
Independente do porte da empresa, é muito importante que haja um planejamento financeiro com objetivo, projeções e estratégia bem definidas. Em pequenos negócios, por exemplo, os gestores pouco se atentam a essa necessidade e perdem totalmente o controle das finanças.
NÃO CONTROLAR O FLUXO DE CAIXA
O controle do fluxo de caixa vai muito além do que apenas acompanhar e atualizar planilhas com valores históricos. Também serve para planejar o futuro!
Se não tiver uma boa visualização das contas a pagar e das contas que tem a receber, nunca será possível antecipar um pagamento, por exemplo. Por este motivo, muitas empresas acabam pagando multas e juros.
NÃO SE PREOCUPAR COM PEQUENAS DESPESAS
É bastante comum os gestores focarem nos grandes gastos com abastecimento de mercadorias, aluguel, impostos, salários de funcionários, e etc. E, por isso, deixam de lado as despesas pequenas e rotineiras (água, luz, material de escritório, Internet. Mas se somar todos estes gastos, o valor pode pesar um bocado ao bolso, não é mesmo? O pleno controle sobre todos os gastos – inclusive os mínimos – é fundamental.
INVESTIR EM PRODUTOS COM BAIXA SAÍDA
Produtos que ficam muito tempo sem serem vendidos não só podem ter o prazo de validade vencido, como também geram um custo a mais. Empresas que insistem na compra de produtos com baixa produtividade, pouco conhecem as demandas de mercado e as necessidades dos seus clientes.
NÃO INVESTIR EM UM SISTEMA DE GESTÃO
Durante muitos anos a gestão financeira foi feita de maneira manual. Hoje, entretanto, a tecnologia está facilitando o gerenciamento de muitas empresas. O grande problema é que muitos ainda não a veem como aliada aos negócios.
Por meio de um software de gestão é possível economizar muito mais tempo na emissão de relatórios, além de acompanhar todas as suas contas com apenas alguns cliques. Desta forma, é possível agilizar o andamento das notas fiscais e verificar se a empresa está dando lucro ou não. Além disso, saberá quais produtos estão saindo e os que estão parados no estoque.