Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, o equilíbrio financeiro não depende de quanto se ganha, mas de como se gasta. Portanto, você empreendedor pode adotar algumas condutas e atitudes que contribuem na busca por um resultado financeiro positivo para sua empresa.
Elabore um planejamento estratégico detalhado
De acordo com Glauco, para uma boa gestão financeira, a empresa deve definir com clareza a sua missão e objetivos estratégicos e elaborar um plano detalhado anualmente, porém visando os próximos 05 anos. Esse plano será avaliado e aprovado por todos os sócios da empresa e definirá os caminhos para a melhoria e crescimento da rentabilidade.
Desenvolva um plano tático
A diretoria da empresa deve elaborar um plano tático para a utilização do orçamento no próximo ano que deve conter o orçamento mensal de receitas e despesas e uma projeção do balanço patrimonial da empresa. Assim, estabelecendo as melhores formas de financiar as necessidades de capital de giro. Deve ocorrer o exame das projeções financeiras, analise das alternativas de investimento, das melhores formas de financiamento, estratégias de preço e ações mercadológicas que possam gerar rentabilidade, depois de todo esse processo de avaliação, será definido o orçamento a ser utilizado.
Reserve o capital de giro
A empresa deve possuir uma reserva de dinheiro para que o negócio possa fluir com mais tranquilidade, assim honrando seus compromissos imediatos e lidando melhor com problemas que surgirem, aponta Glauco.
Acompanhe o fluxo de caixa
É essencial o acompanhamento da entrada e saída de dinheiro da sua empresa através do fluxo de caixa. Assim, você terá uma visão mais ampla da situação financeira do negócio, além de facilitar a contabilização dos ganhos.
Cuide da gestão do caixa e dos empréstimos
A empresa deve possuir um caixa com uma reserva para gastos eventuais ou para recorrer em tempos difíceis, o valor ideal seria algo em torno de 50% da venda de um mês. Ao realizar um empréstimo, afirma Glauco, você precisa se certificar que o pagamento das parcelas e os juros estão de acordo com o fluxo de caixa do seu projeto. O recomendado é nunca comprometer mais de 25% do lucro operacional no pagamento de juros.
Gerencie as contas a pagar e receber e defina as ações corretivas
Avalie mensalmente as contas a receber do Balanço Patrimonial e os níveis de inventário trimestralmente. Analise os resultados e compare-os aos previstos no orçamento. Caso encontre algum desvio, corrija-o propondo novas ações.
Avalie a rentabilidade da sua empresa
A rentabilidade deve ser avaliada constantemente, mas o ideal é que pelo menos duas vezes ao ano seja realizada uma análise mais profunda e específica dos canais de vendas, dos produtos, dos vendedores e clientes.
Analise a possibilidade de realizar a compra de softwares gerenciais
De acordo com Glauco, os softwares gerenciais personalizados facilitam o trabalho tornando-o mais prático, rápido e seguro para o seu negócio. Essa ferramenta auxilia o empreendedor que pode acompanhar em tempo real as contas a pagar e a receber, o andamento de notas fiscais, controle de estoques e ainda, consegue acompanhar a lucratividade e o saldo do caixa.
Estas dicas auxiliam o empreendedor a ter uma visão melhor e integrada das finanças do seu negócio, assim fica mais fácil tomar qualquer decisão em relação a ajustes, investimentos, cortes e readequações. Porém, não podemos deixar de levar em consideração o momento econômico que o Brasil está vivendo.