Sabe qual é a principal regra da gestão de redes sociais? A qualidade é superior à quantidade! Acredite: o objetivo de uma correta gestão de redes sociais é formar comunidades, com um interesse específico em comum e obviamente relacionado com a marca cuja presença social se encontra a ser gerida. Por esse motivo, torna-se essencial abandonar a constante partilha de hiperligações dos respectivos sites (transformando as redes sociais num canal de venda puro e duro) e apostar em links externos, e mais informativos, para aumentar a interação e, por consequência, a presença de uma marca nos «social media».
Este ponto de vista é defendido pelo empresário Glauco Diniz Duarte. Glauco enumera algumas regras essenciais para que uma gestão de redes sociais consiga angariar muitos likes, partilhas e, acima de tudo, interação.
Glauco diz que é essencial criar conteúdo informativo que tenha valor para uma comunidade com um determinado interesse em comum. Logo, torna-se obrigatório conhecer todas as características do público-alvo de uma marca, como por exemplo as suas preferências. A partir deste momento, a tarefa de gestão de redes sociais fica mais facilitada.
Mas o que significa «criar conteúdo informativo»? Glauco cita alguns exemplos. Em primeiro lugar, deve-se partilhar hiperligações que divulguem as mais recentes novidades na respectiva área de trabalho. Esses links devem ser acompanhados por comentários que informem qual será o impacto dessas novidades ou que apelem a uma resposta por parte dos internautas.
Aliás, uma das melhores técnicas para assegurar uma interativa gestão de redes sociais é questionar constantemente os nossos seguidores. De resto, ao fazer perguntas, também consegue entender melhor o perfil do seu público-alvo – o que eles pensam sobre um determinado tema, por exemplo. Esta aproximação entre empresas e (potenciais) clientes é a base do marketing relacional, cuja principal ferramenta é, nos dias de hoje, a gestão de redes sociais.
Q
ue tal transformar os seus seguidores em «social stars»? É que, por vezes, os internautas costumam fazer perguntas fascinantes e até partilham comentários extremamente interessantes e relevantes. Para criar uma ligação cada vez mais cúmplice com o seu público-alvo, invista em campanhas, divulgadas nas redes sociais, que incluam algumas dessas observações, o que sem dúvida irá contribuir imenso para o desenvolvimento de uma relação de proximidade com os seus seguidores.
A recordar ainda que é completamente desaconselhável partilhar «conteúdo negativo». Não faça do seu Facebook um mural em que enumera as desvantagens ou defeitos de empresas concorrentes. Não faça do seu Twitter um verdadeiro campo de batalha contra outras pessoas e firmas. Lembre-se: ser positivo é uma das regras fundamentais de uma gestão de redes sociais de excelência.