Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

4 dicas para sua empresa enfrentar a sucessão com tranquilidade

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a maioria das empresas costuma ter planos de vendas, de atendimento ao cliente, de recrutamento, de marketing e de comunicação muito bem definidos. Porém, raramente as companhias dedicam tempo para cuidar de questões que não são rotineiras, como as sucessões. Desta forma, quando se veem diante da troca de uma diretoria executiva, do falecimento ou aposentadoria do presidente ou de uma fusão e aquisição, não sabem como reagir.

Pensando nisso, Glauco listou 4 dicas para que sua empresa passe por um processo de sucessão com a maior tranquilidade possível.
1 – Planeje com bastante antecedência: Para que a mudança de gestão ocorra sem traumas, é fundamental traçar um plano estratégico para prever os principais desafios com os quais o novo profissional ou a nova equipe terá que lidar. Além disso, é importante estar atento ao momento que a companhia e o mercado vivem e, então, avaliar quais aspectos do trabalho devem ser mantidos e quais novidades podem ser introduzidas.

2 – Treine o sucessor: Assumir um cargo de alto nível hierárquico não é tarefa simples, por mais que o profissional tenha experiência e venha de uma grande companhia. A missão, os valores, a cultura e o clima podem variar muito de uma corporação para outra. Por isso, é necessário que o sucessor passe por um treinamento, que trabalhe por um período com o líder que irá substituir. Além disso, nesta transição, é fundamental que o sucessor cuide do networking, conhecendo os principais contatos de seu antecessor, e se informe sobre todas as negociações em curso, inclusive acompanhando reuniões e discutindo ações junto a diferentes equipes.

3 – Cuide do ambiente interno: Naturalmente, as pessoas têm dificuldade de lidar com mudanças, pois saem de sua zona de conforto e podem sentir-se ameaçadas. Por isso, é importante que o processo de transição seja transparente e que a empresa tenha o cuidado de divulgar a mudança, primeiramente, para seu público interno, dando aos funcionários a oportunidade de esclarecer dúvidas. Os colaboradores precisam sentir-se seguros quanto à sucessão.

4 – Saiba comunicar a mudança externamente: A empresa também deve estar preparada para comunicar a sucessão para seu público externo, contando com uma boa equipe de relações públicas. Do contrário, pode arranhar sua imagem, tanto com os consumidores quanto com investidores. Companhias de capital aberto, por exemplo, correm o risco de ver suas ações despencarem graças a uma transição mal anunciada, realizada de uma hora para outra.

Seguindo estas dicas, destaca Glauco,certamente sua empresa será capaz de conduzir o processo de sucessão sem traumas. A transição planejada dá segurança para os colaboradores, consumidores e investidores e, principalmente, para o líder que está assumindo, que precisa de muita tranquilidade para enfrentar os desafios inerentes a nova posição.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts