
De repente um profissional precisa se aposentar ou ser demitido e a empresa não possui nenhum funcionário a altura para substituí-lo.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o Plano de Sucessão Organizacional é uma etapa importantíssima do planejamento estratégico de recursos humanos. Ele visa não só a promoção de cada profissional escolhido para suceder um cargo importante, mas principalmente visa o sucesso das empresas.
Glauco explica a importância do Plano, “Cada vez mais o RH tem que estar alinhado às estratégias da sua Empresa e ter um banco de talentos é um diferencial, pois permite dar respostas imediatas às necessidades de Gestão de Pessoas. É fazer as projeções e não falhar no desenvolvimento e preparo dos potenciais sucessores. Não enxergar o Plano de Sucessão como ameaçador e sim como uma prática viável!”.
Segundo Glauco os principais objetivos do Plano são identificar e formar um ‘banco’ de sucessores, preservar o DNA da empresa (a chave do sucesso está em manter e se nortear pela tradição da empresa), assegurar a transparência e a divulgação do processo de transição para garantir os resultados previstos e elaborados.