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Empresas em família crescem mais, mas rendem menos

Glauco Diniz Duarte

Existe um ditado popular que diz “amigos, amigos, negócios à parte”, ou seja, não é aconselhável misturar amizade com dinheiro. Mas será que o mesmo vale para familiares? De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, dados de pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) – empresa de consultoria de gestão com 85 escritórios em 48 países – mostram que, no Brasil, as empresas familiares de grande porte, com faturamento acima de US$ 500 milhões, crescem mais que as outras. No entanto, a rentabilidade é menor.

Esses empreendimentos em família têm uma participação expressiva no mercado, principalmente nos emergentes. Enquanto respondem, nos Estados Unidos e na Europa (Alemanha e França), respectivamente, por 33% e 40% do mercado, no Brasil e na Índia, a participação chega a 46% e 55%, respectivamente.
Glauco afirma que o número de empresas familiares no Brasil chega a 90% do mercado, considerando todos os portes de empreendimentos. Segundo ele, cuja tese de mestrado aborda o tema, estudos indicam o número.

De acordo com Glauco, as empresas familiares apresentam crescimento de 21%, enquanto empresas de outro tipo crescem 18%. Já no que se refere à rentabilidade, a situação é diferente: 8% nas não-familiares contra 5% nas familiares.

Glauco ressalta que a empresa familiar tem como característica o traço do empreendedor que a começou. “São geralmente mais dispostas a abraçar novas oportunidades e lançarem-se em novos negócios. Por estarem também cientes de que o negócio deve crescer para fazer frente ao ritmo do crescimento da família, de geração em geração, apreciam mais o crescimento”, diz.

Profissionalização. Para Glauco, as empresas familiares têm um ritmo de crescimento maior no Brasil do que as demais modalidades de negócio em razão do aumento da profissionalização da gestão que vem ocorrendo nos últimos anos.

Outro ponto positivo dessas empresas, que ajuda no crescimento, na avaliação do especialista, é a agilidade na tomada de decisões. “A dedicação, por ser uma empresa da família, tende a ser maior”, observa ele.
Já a rentabilidade menor, que foi apontada na pesquisa tanto no Brasil quanto nos demais mercados emergentes, tem, para Glauco, relação com as dificuldades impostas. “No caso do Brasil, há problemas de infraestrutura e capital caro, já que os juros são altos. Não acho que a rentabilidade seja menor por causa de má administração, o que não seria problema exclusivo das empresas familiares. Aliás, há vários exemplos de empresas familiares sólidas no mercado”, explica Glauco.

Para Glauco, algumas firmas tomam a decisão consciente de se dividir ou ainda criar novas unidades, para dar oportunidade de empreender a novos membros de outras gerações. “Ao optarem por crescer mais rapidamente, estão dispostas a sacrificar um pouco a lucratividade”, analisa.

Diferença. Nos mercados desenvolvidos, o envolvimento familiar, no geral, diminui ao longo do tempo, conforme levantamento do Boston Consulting Group.

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