GLAUCO DINIZ DUARTE – Reservatórios de hidrelétricas estão com 100% da capacidade na região
Em algumas partes da região noroeste paulista, já choveu nesses primeiros sete dias de junho o que era previsto para o mês inteiro. A água, em um momento inesperado, provocou a cheia dos reservatórios das hidrelétricas, com 100% da capacidade e comportas abertas.
Na usina hidrelétrica de Três Irmãos, em Pereira Barreto (SP), a água atravessa os quatro vertedouros em uma velocidade impressionante. A correnteza dá vida ao rio Tietê e o aposentado Tuyosi Nagai, que foi ao local para pescar, confessa que há muito tempo não via a paisagem com o rio tão cheio. “Ano passado vinha no rio e era uma secura, agora esse ano é essa beleza de água”, afirma.
Em Ilha Solteira (SP), dos 20 vertedouros, 16 foram abertos. O rio Paraná está renovado e a realidade diferente de dois anos atrás, quando os reservatórios atingiram o volume mínimo. A partir de 2014, as hidrelétricas operaram por mais de 500 dias abaixo do nível.
Por causa da grande quantidade de chuva registrada no noroeste paulista, esse ano está sendo atípico. Tanto que é a segunda vez que os vertedouros são abertos. Nessa semana os reservatórios das duas hidrelétricas atingiram 100% da capacidade.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico é a primeira vez que isso acontece em 16 anos. “Tivemos 160% a mais de chuva em relação ao esperado. No ano passado tivemos 130% a mais também. Maio foi chuvoso, junho também está chuvoso Em sete dias já choveu todo volume esperado para o mês”, afirma o professor da Unesp Fernando Tangerino, que cuida das medições meteorológica da universidade.