Glauco Diniz Duarte Empresário – Como instalar energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, instalar energia solar pode parecer complicado quando se olha de fora, não é mesmo? Mas na verdade essa tarefa é tão simples quanto o próprio funcionamento da tecnologia, que pode fazer você economizar até 95% em sua conta de luz.
No entanto, para que isso seja uma realidade em seu caso específico, é necessário antes de tudo contar com uma empresa qualificada e de confiança – pois ela saberá o que fazer.
Então, se você quer entrar para o time das 319 mil unidades consumidoras que já produzem energia solar no Brasil, confira este guia simples para entender como instalar o sistema – seja para casas, empresas, propriedades rurais, indústrias e locais públicos.
Passo 1: Escolha da empresa para instalar energia solar
Este é o passo que definirá o sucesso dos demais. Escolher uma empresa qualificada e competente é importante porque isso previne você de vários problemas com instalações mal feitas que podem ocasionar consequências, tais como:
geração de energia menor que proposta, por falha no projeto;
estruturas que não suportam o peso dos painéis solares instalados;
choques elétricos durante o processo de instalação e manutenção;
painéis se desprendendo da estrutura;
goteiras e vazamentos no telhado;
baixa eficiência dos painéis por estarem instalados em locais com muita área de sombreamento.
Entende como é importante contar com uma empresa qualificada para se livrar desses perigos? A dica é sempre verificar o portfólio de projetos instalados e o feedback dos clientes para você avaliar.
Além disso, a empresa especializada em energia solar precisa saber informar dados importantes, como as condições de pagamento, as opções de financiamento, a garantia do sistema, etc.
Passo 2: Avaliação da situação do local onde será instalada a energia solar
Quando você entra em contato com uma empresa de energia solar, a instalação não ocorre imediatamente.
Antes, a equipe técnica precisa fazer uma avaliação detalhada do local onde será instalado o sistema e de outras condições técnicas para te fornecer o orçamento.
Quer exemplos de itens a serem avaliados?
O padrão de consumo de energia do imóvel;
O local onde serão instalados os painéis solares (para a escolha do tamanho e da quantidade deles);
A posição onde os painéis serão instalados (precisa ser onde tenha mais incidência de luz solar);
O tipo de instalação (On Grid ou Off Grid);
Se a geração de energia será compartilhada com outros imóveis.
Quando você recebe o orçamento, é possível saber também qual será o payback de energia solar, ou seja, em quanto tempo o sistema estará totalmente pago, passando a gerar lucro na forma de desconto na conta.
Passo 3: Instalação da energia solar fotovoltaica
O terceiro passo para instalar energia solar é a instalação propriamente dita. O kit de instalação do sistema fotovoltaico é composto por alguns itens, tais como:
painéis solares (também chamados de módulos fotovoltaicos);
estrutura de fixação dos painéis solares;
componentes para fazer as interligações, como cabos e conectores;
um inversor solar, que é o equipamento que converte a energia do Sol em energia elétrica);
painel de proteções de corrente contínua e corrente alternada;
aterramento.
Lembre-se que a energia solar pode ser interligada à rede de energia da região (sistema on grid) ou funcionar de forma totalmente independente com o uso de baterias que armazenam o excedente produzido (sistema off grid).
Ah, e tem um detalhe importante: a gente sempre diz que investir em energia solar é investir na liberdade de produzir a própria eletricidade de forma limpa e sustentável. E essa autonomia é realmente percebida na prática.
Ao instalar energia solar, você consegue fazer o monitoramento da energia em tempo real por meio de aplicativos específicos, gerando ainda a vantagem da mobilidade – imagine uma fábrica podendo fazer esse monitoramento?
Passo 4: Manutenção e limpeza do sistema fotovoltaico
Outro passo importante para instalar energia solar é saber como funciona a manutenção do sistema.
Além de ter uma longa vida útil (25 anos em potência máxima chegando a 50 anos em potência reduzida), a manutenção do sistema fotovoltaico é muito simples: basta limpar os painéis solares com água sempre que você ver que eles estão muito empoeirados e sujos.
Para uma maior comodidade, o processo de limpeza e manutenção pode ser feito pela própria empresa que você contratou, desde que ela possua equipamentos específicos para garantir que a limpeza fique 100%.