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GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Empresário – Como vender energia solar

Glauco Diniz Duarte Empresário - Como vender energia solar
Glauco Diniz Duarte Empresário – Como vender energia solar

Glauco Diniz Duarte Empresário – Como vender energia solar

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia solar e marketing podem e devem andar lado a lado. Prospectar clientes é uma missão de empresas de todos os segmentos. Por isso, separamos algumas estratégias para integradores de energia solar.

Boa prospecção é meia venda. Você já ouviu essa frase? Acertar na estratégia para atrair clientes poupa tempo e recursos das empresas.

Portanto, é algo que merece atenção. Especialmente em um mercado concorrido como o de integradores de energia solar.

Para ajudar você, separamos 8 estratégias para atrair clientes.

Há estratégias para usar o outbound marketing (aquele marketing tradicional) e também o inbound, com ações online.

Fique com a gente e confira.

Boa leitura!

8 estratégias para integradores de energia solar atraírem clientes

Como sua empresa de energia solar pode ser efetiva na captação de clientes em diversos canais?

O fato é que é preciso diversificar. O famoso “não colocar todos os ovos na mesma cesta”.

Seus clientes estão em vários lugares. Mas não em todos.

Então, o primeiro passo é definir o perfil do cliente ideal (ICP).

Se você já tem isso mapeado, ótimo. Você pode recorrer às seguintes estratégias para atrai-lo até a sua equipe de vendas.

Selecionamos 8 ações. Veja:

1 – Seja fácil de ser encontrado

É praticamente impossível fechar bons negócios – na qualidade e no volume necessários – sem uma presença digital forte.

Isso começa com um bom site. Com seções bem estruturadas, formulários e as informações de fácil acesso.

Os formulários são particularmente importantes para que um orçamento possa ser solicitado, por exemplo. Logo, precisa estar visível e ser fácil de preencher.

As redes sociais não podem ser ignoradas: poste as novidades da empresa e os conteúdos criados por lá.

LinkedIn, Facebook e Instagram são as principais redes sociais. Padronize logo, linguagem, mas não necessariamente o conteúdo. Pense com carinho o que faz sentido para cada um dos canais.

Essa é uma estruturação básica para fornecer as informações que seu cliente em potencial precisa.

2 – Otimização do site e de conteúdos relevantes

Mais do que ter um site e abastecê-lo, é preciso que as pessoas encontrem você nos mecanismos de busca, especialmente no Google.

Então, um bom site, além de ter as informações que o potencial cliente precisa, ele está nas primeiras posições das buscas.

Ao mesmo tempo, é preciso criar conteúdos que façam sentido para o cliente mirado.

É especialmente importante para criar/reforçar a imagem de autoridade que sua empresa de energia solar possui.

Dentro dessa missão, é fundamental além de escrever sobre assuntos relevantes, usar palavras-chaves buscadas pelos seus clientes.

A construção de uma imagem de reputação é essencial para que, dentro da jornada de compra, o cliente confie na marca e a considere, quando entender que fora a hora de escolher, como uma forte candidata.

3 – Materiais ricos

Uma ótima forma de atrair clientes para sua empresa de energia solar é a criação de materiais ricos. Aqui, pense em:

  • ebooks;

  • infográficos;

  • vídeos;

  • cases, etc.

É hora de um conteúdo mais aprofundado, que fale dos benefícios do produto oferecidos – mas sem ser comercial.

Comente sobre as vantagens da energia solar, exponha os ganhos que os clientes podem ter. Fale também do know-how da empresa, especialmente nos cases escritos.

Especialmente nos 2 exemplos citados acima, é importante criar uma landing page com um formulário e uma breve descrição do que terá o material.

Desta forma, seu time consegue capturar os dados do cliente e nutri-lo com bons conteúdos que despertarão nele a consciência de compra, reforçando sempre a imagem de autoridade que a empresa possui.

4 – Anúncios online

A concorrência no setor de energia solar é grande – e você sabe bem. Então, por mais que a empresa otimize site e textos, nem sempre conseguirá atingir os clientes que precisa.

Por isso, investir em Google Ads e Facebook Leads Ads pode ser uma boa alternativa para geração de leads. LinkedIn também pode ser uma alternativa.

Dentro disso, é preciso ter alguns cuidados.

  • imagem e diagramação que sejam chamativos e dialoguem com as dores do cliente em potencial;

  • segmentar bem o público de acordo com as características da persona;

  • colocar uma CTA (chama para ação) que seja visível e atraente;

  • monitorar as ações e descartar estratégias e palavras-chaves que não performaram.

5 – Cold mails

Cold mail é uma ótima estratégia para prospectar clientes. Trata-se de uma prospecção ativa, afinal, você está iniciando uma relação com quem ainda não conhece você.

Está tentando vender para quem não fez a chamada “levantada de mão”. Por isso, nesta estratégia, é preciso ser mais direto.

Os e-mails você pode conseguir comprando listas ou, então, pegando mailing de algum evento de parceiro que a empresa ajudou a divulgar, por exemplo.

Depois, construa um e-mail que entregue valor, expondo alguns números que mostrem os benefícios da energia sol.

Aproveite e crie 2 ou 3 e-mails dentro de um fluxo para garantir que sua mensagem seja lida.

E para ajudar você, aqui tem alguns templates prontos de cold mails.

6 – Scripts para agilizar contatos

É importante evitar improvisações na hora de fazer o atendimento ao cliente – até para evitar que o processo demore mais tempo do que o necessário.

Por isso é importante ter alguns scripts de vendas pronto contanto que, claro, seu time não siga cegamente eles.

Isso quer dizer que é preciso personalizá-lo conforme a necessidade do cliente. Ele é mais um guia com os pré-requisitos do que não pode ficar de fora na comunicação com o prospect.

Use templates de e-mails ou mensagens em todas as etapas do funil de marketing, de pré-vendas, vendas e pós-venda.

7 – Feiras e eventos

Férias e eventos são ótimos lugares para se fazer networking e encontrar os tomadores de decisão que você e sua empresa precisam tanto chegar.

Essa é uma das estratégias que falamos do bom e velho outbound marketing.

As feiras são oportunidades para entender melhor como o mercado se comporta e observar também como a concorrência se movimenta.

A prospecção de clientes é promissora em momentos assim, e para o setor de vendas de energia solar não é diferente.

Portanto, capriche no estande, no cartão de visitar e tenha uma apresentação bonita e completo do seu produto e/ou serviço.

8 – Tecnologia para atrair, nutrir e vender

A tecnologia é fundamental e é ela quem irá garantir a agilidade, eficiência e qualidade das estratégias.

Uma plataforma de automação de marketing serve para criar as lnading pages e distribuir os conteúdos criados.

Bem como mandar os e-mails de fluxo de nutrição após o material ser baixado – e também cold mails.

Já o CRM é essencial para tratar com o lead que já está se evolvendo com a empresa e apresenta uma maturidade para a compra.

Isso pode ser medido nos materiais que ele baixa, por exemplo. Ou, de forma mais clara, quando ele preenche um formulário de orçamento no site.

O CRM tem todas as funcionalidades e integrações para qualificar, vender, reter, encantar e fidelizar clientes.

Seu time consegue vender mais fazendo menos.

A rotina de vendas é otimizada. Sua equipe deixa as tarefas robóticas para trás e tem tempo e disposição para ser consultiva e entregar a melhor oferta para o cliente.

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