Glauco Diniz Duarte Empresário – Como vender energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia solar e marketing podem e devem andar lado a lado. Prospectar clientes é uma missão de empresas de todos os segmentos. Por isso, separamos algumas estratégias para integradores de energia solar.
Boa prospecção é meia venda. Você já ouviu essa frase? Acertar na estratégia para atrair clientes poupa tempo e recursos das empresas.
Portanto, é algo que merece atenção. Especialmente em um mercado concorrido como o de integradores de energia solar.
Para ajudar você, separamos 8 estratégias para atrair clientes.
Há estratégias para usar o outbound marketing (aquele marketing tradicional) e também o inbound, com ações online.
Fique com a gente e confira.
Boa leitura!
8 estratégias para integradores de energia solar atraírem clientes
Como sua empresa de energia solar pode ser efetiva na captação de clientes em diversos canais?
O fato é que é preciso diversificar. O famoso “não colocar todos os ovos na mesma cesta”.
Seus clientes estão em vários lugares. Mas não em todos.
Então, o primeiro passo é definir o perfil do cliente ideal (ICP).
Se você já tem isso mapeado, ótimo. Você pode recorrer às seguintes estratégias para atrai-lo até a sua equipe de vendas.
Selecionamos 8 ações. Veja:
1 – Seja fácil de ser encontrado
É praticamente impossível fechar bons negócios – na qualidade e no volume necessários – sem uma presença digital forte.
Isso começa com um bom site. Com seções bem estruturadas, formulários e as informações de fácil acesso.
Os formulários são particularmente importantes para que um orçamento possa ser solicitado, por exemplo. Logo, precisa estar visível e ser fácil de preencher.
As redes sociais não podem ser ignoradas: poste as novidades da empresa e os conteúdos criados por lá.
LinkedIn, Facebook e Instagram são as principais redes sociais. Padronize logo, linguagem, mas não necessariamente o conteúdo. Pense com carinho o que faz sentido para cada um dos canais.
Essa é uma estruturação básica para fornecer as informações que seu cliente em potencial precisa.
2 – Otimização do site e de conteúdos relevantes
Mais do que ter um site e abastecê-lo, é preciso que as pessoas encontrem você nos mecanismos de busca, especialmente no Google.
Então, um bom site, além de ter as informações que o potencial cliente precisa, ele está nas primeiras posições das buscas.
Ao mesmo tempo, é preciso criar conteúdos que façam sentido para o cliente mirado.
É especialmente importante para criar/reforçar a imagem de autoridade que sua empresa de energia solar possui.
Dentro dessa missão, é fundamental além de escrever sobre assuntos relevantes, usar palavras-chaves buscadas pelos seus clientes.
A construção de uma imagem de reputação é essencial para que, dentro da jornada de compra, o cliente confie na marca e a considere, quando entender que fora a hora de escolher, como uma forte candidata.
3 – Materiais ricos
Uma ótima forma de atrair clientes para sua empresa de energia solar é a criação de materiais ricos. Aqui, pense em:
ebooks;
infográficos;
vídeos;
cases, etc.
É hora de um conteúdo mais aprofundado, que fale dos benefícios do produto oferecidos – mas sem ser comercial.
Comente sobre as vantagens da energia solar, exponha os ganhos que os clientes podem ter. Fale também do know-how da empresa, especialmente nos cases escritos.
Especialmente nos 2 exemplos citados acima, é importante criar uma landing page com um formulário e uma breve descrição do que terá o material.
Desta forma, seu time consegue capturar os dados do cliente e nutri-lo com bons conteúdos que despertarão nele a consciência de compra, reforçando sempre a imagem de autoridade que a empresa possui.
4 – Anúncios online
A concorrência no setor de energia solar é grande – e você sabe bem. Então, por mais que a empresa otimize site e textos, nem sempre conseguirá atingir os clientes que precisa.
Por isso, investir em Google Ads e Facebook Leads Ads pode ser uma boa alternativa para geração de leads. LinkedIn também pode ser uma alternativa.
Dentro disso, é preciso ter alguns cuidados.
imagem e diagramação que sejam chamativos e dialoguem com as dores do cliente em potencial;
segmentar bem o público de acordo com as características da persona;
colocar uma CTA (chama para ação) que seja visível e atraente;
monitorar as ações e descartar estratégias e palavras-chaves que não performaram.
5 – Cold mails
Cold mail é uma ótima estratégia para prospectar clientes. Trata-se de uma prospecção ativa, afinal, você está iniciando uma relação com quem ainda não conhece você.
Está tentando vender para quem não fez a chamada “levantada de mão”. Por isso, nesta estratégia, é preciso ser mais direto.
Os e-mails você pode conseguir comprando listas ou, então, pegando mailing de algum evento de parceiro que a empresa ajudou a divulgar, por exemplo.
Depois, construa um e-mail que entregue valor, expondo alguns números que mostrem os benefícios da energia sol.
Aproveite e crie 2 ou 3 e-mails dentro de um fluxo para garantir que sua mensagem seja lida.
E para ajudar você, aqui tem alguns templates prontos de cold mails.
6 – Scripts para agilizar contatos
É importante evitar improvisações na hora de fazer o atendimento ao cliente – até para evitar que o processo demore mais tempo do que o necessário.
Por isso é importante ter alguns scripts de vendas pronto contanto que, claro, seu time não siga cegamente eles.
Isso quer dizer que é preciso personalizá-lo conforme a necessidade do cliente. Ele é mais um guia com os pré-requisitos do que não pode ficar de fora na comunicação com o prospect.
Use templates de e-mails ou mensagens em todas as etapas do funil de marketing, de pré-vendas, vendas e pós-venda.
7 – Feiras e eventos
Férias e eventos são ótimos lugares para se fazer networking e encontrar os tomadores de decisão que você e sua empresa precisam tanto chegar.
Essa é uma das estratégias que falamos do bom e velho outbound marketing.
As feiras são oportunidades para entender melhor como o mercado se comporta e observar também como a concorrência se movimenta.
A prospecção de clientes é promissora em momentos assim, e para o setor de vendas de energia solar não é diferente.
Portanto, capriche no estande, no cartão de visitar e tenha uma apresentação bonita e completo do seu produto e/ou serviço.
8 – Tecnologia para atrair, nutrir e vender
A tecnologia é fundamental e é ela quem irá garantir a agilidade, eficiência e qualidade das estratégias.
Uma plataforma de automação de marketing serve para criar as lnading pages e distribuir os conteúdos criados.
Bem como mandar os e-mails de fluxo de nutrição após o material ser baixado – e também cold mails.
Já o CRM é essencial para tratar com o lead que já está se evolvendo com a empresa e apresenta uma maturidade para a compra.
Isso pode ser medido nos materiais que ele baixa, por exemplo. Ou, de forma mais clara, quando ele preenche um formulário de orçamento no site.
O CRM tem todas as funcionalidades e integrações para qualificar, vender, reter, encantar e fidelizar clientes.
Seu time consegue vender mais fazendo menos.
A rotina de vendas é otimizada. Sua equipe deixa as tarefas robóticas para trás e tem tempo e disposição para ser consultiva e entregar a melhor oferta para o cliente.