O empreendedor deve separar o dinheiro da empresa e o pessoal. Esse é um dos primeiros passos para que ele possa fazer uma boa gestão financeira de seu negócio, de acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte.
Duarte explica que para ter uma boa gestão financeira, o empresário deve ter na ponta da língua as respostas para quatro perguntas fundamentais: Qual é o mínimo que a empresa precisa faturar para não ter prejuízo? Qual o mínimo que você precisa faturar para pagar um novo funcionário? Para onde vai o seu dinheiro? Qual é o seu lucro?
Outro ponto que Glauco aponta são as previsões para o futuro da empresa. Para isso, segundo o ele, o empreendedor deve fazer sempre três previsões: otimista, realista e pessimista. “Ele deve se preparar então para a previsão pessimista. Ele precisa também saber o tempo que a empresa vai começar a dar lucro”, salienta Glauco.
Veja cinco conceitos que todo o empresário deve conhecer:
Receita: São todas as entradas de dinheiro no mês.
Custo variável: Todos os gastos que variam na mesma proporção que as vendas, ou seja, diretamente ligados aos produtos/serviços.
Despesa fixa: Todos os gastos que não estão sendo diretamente ligados aos produtos, ou seja, despesas do dia a dia da empresa.
Investimentos: Gastos que não fazem parte do dia a dia da empresa e sobre o qual pretende-se ter algum retorno a curto, médio ou longo prazo.
Lucro líquido:Diferença entre todas as entradas e saídas de dinheiro no período.