De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, no Brasil a maioria das empresas são familiares, ou seja, são administradas por pessoa da família que fundou. Com o passar dos tempos essas pessoas vão criando suas próprias famílias, deixando a empresa no caso de um óbito ou interdição com um grande número de pessoas envolvidas na mesma empresa, que pode ainda ter seus problemas particulares trazidos para dentro da empresa, e o que foi conquistado com muito sacrifício pelos fundadores pode acabar ruindo se administrados por pessoas não qualificadas.
Glauco explica que proteger o Patrimônio contra varias ações que a vida pode trazer, é uma tendência nos dias de hoje. A Sucessão Familiar é a que mais acontece por ser natural, mas existem outras formas e atuações que podem trazer problemas ao seu patrimônio conquistado, como por exemplo, autos de infrações ou não pagamento de tributos das empresas em que é sócio.
Para cada tipo de situação existe uma possibilidade de Proteção, a qual é analisada uma a uma para a definição do perfil e consequentemente enquadrada nas disposições legais.
Dentre as possibilidades a que mais se vê é a Holding Familiar para a proteção patrimonial e sucessão familiar, mas existem varias outras hipóteses.