Uma boa organização financeira é o primeiro passo para se ter sucesso em um negócio.
Pequenos segredos podem fazer a diferença para um negócio de venda direta que está começando. A rotina do início não é fácil, e em meio a tantas tarefas, compromissos e construção de carteira de clientes, alguns empreendedores acabam se esquecendo de uma partes mais importantes do negócio: a organização financeira. Pensando nisso e em uma melhor gestão das vendas, o empresário Glauco Diniz Duarte desenvolveu um material com dicas que podem ajudar no equilíbrio dessas funções e dar a devida importância para as rotinas financeiras. São elas:
1. Faça um planejamento financeiro – Todo negócio necessita de um plano financeiro com objetivos, projeções e estratégias bem definidas. Sem ele, o controle sobre as despesas será perdido facilmente.
2. Não misture a conta pessoal com a conta empresarial – Esse é um erro que deve ser absolutamente evitado. Para que um negócio apresente lucro, precisa de tempo, e se o empreendedor misturar as duas contas, possivelmente a lucratividade nunca acontecerá.
3. Acompanhe as entradas e saídas de dinheiro – A melhor maneira de manter as despesas sob controle é acompanhar as entradas e saídas de dinheiro através do fluxo de caixa. Isso permite que o gestor tenha uma visão ampla da situação financeira do negócio, além de facilitar a mensuração dos ganhos e gestão da movimentação financeira da empresa.
4. Colocar pequenas despesas em primeiro plano – Muitos gestores fazem questão de focar nos grandes gastos com o abastecimento de mercadorias, aluguel, impostos e salários, mas acabam deixando de lado as despesas pequenas e rotineiras, como água, luz, material de escritório, internet, produtos de limpeza e manutenção de equipamentos. Para que um negócio dê certo, é preciso ter o pleno controle sobre todos os gastos, inclusive os mínimos.
5. Utilize um software de gerenciamento – Por muito tempo a gestão financeira das empresas foi feita de forma manual. No entanto, as novas tecnologias estão tornando as atividades de gerenciamento muito mais rápidas, práticas e eficazes. Invista em um bom software e ganha tempo para as outras tarefas do dia a dia.
É indispensável para qualquer tipo de empreendedor que deseja alçar voos mais altos, que dê a devida importância para a organização financeira do seu negócio.