A gestão financeira de uma empresa é um desafio para o sucesso de qualquer empreendedor, alerta o empresário Glauco Diniz Duarte. Mas, no caso dos micro e pequenos empresários, esta é uma questão que ganha proporções ainda maiores e pode levar ótimos negócios a ruína.
Por isso, você que quer empreender precisa dedicar um pouco mais de atenção a este problema. Sim, em um país com taxas de juros ainda tão altas, financiar investimentos é uma dificuldade, mas há caminhos saudáveis que sua empresa poderá percorrer.
Financiamentos tradicionais ou usar sua linha de crédito pessoal para custear esses investimentos está fora de questão. Esse é um terreno perigoso. De acordo com Glauco as melhores alternativas são:
– Negociar prazos com os fornecedores;
– Agências de fomento;
– Cartão BNDES.
O prazo com o fornecedor é o mais barato e você pode contar com a boa vontade dele, afinal este é um relacionamento que pode render bons furtos também para ele.
No caso das agências de fomento dá um pouco de trabalho, porque haverá alguma exigência de planos de negócio e algum trâmite burocrático. Mas também vale muito a pena investir neste trabalho de casa porque há casos em que a taxa de juro real é até negativa (fica abaixo da inflação). Nesse caso, procure os bancos ou agências que atendem a sua região, aconselha Glauco Diniz Duarte.
Já o cartão BNDES é um excelente instrumento porque se você já tem crédito aprovado no seu banco ele é muito simples e você só paga quando utiliza-lo, não tem taxa de administração. Ele oferece um dos financiamentos mais baratos hoje no mercado, 0,93% ao mês e um prazo de até 48 meses para pagamento.