Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

No Brasil, empresas familiares cresceram mais que no mundo

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, no último ano, o desempenho das empresas familiares no país superou a média mundial, segundo estudo da PwC. Enquanto 79% das brasileiras cresceram nos últimos 12 meses e 76% esperam manter os resultados positivos nos próximos cinco anos, globalmente esses índices são de 65% e 85%, respectivamente.

A pesquisa ouviu mais de 120 companhias no Brasil, a maioria de grande porte. No mundo todo, 2.400 pessoas foram entrevistadas, em mais de 40 países.

Segundo Glauco, outro ponto em que as organizações tupiniquins aparecem à frente das demais é a utilização de instrumentos formais para solução de conflitos. Enquanto 91% delas dizem estar com essas ferramentas em vigor, a média global é de 83%.

Por outro lado, a inserção das empresas familiares brasileiras no mercado internacional ainda é pequena. Somente 38% delas fazem negócios no exterior e apenas 6% de suas receitas são obtidos com a exportação de produtos e serviços.

A nível global, entretanto, 25% do faturamento das companhias familiares vêm de negócios com outros países.

Sucessão
Um dado que chama a atenção é o baixo índice de companhias que possuem planos de sucessão bem estruturados e documentados: 11%, no geral. “Na realidade, muitas empresas ainda não estão preparadas para situações que podem prejudicar a longevidade dos negócios”, explica Glauco.

Para garantir que o negócio seja passado por gerações, é preciso que os integrantes da família participem do plano de desenvolvimento da empresa, segundo Glauco.

De acordo com Glauco, isso pode ser feito com a criação, desde muito cedo, de um plano de carreira para familiares que comandarão a companhia. “Assim, a chance do herdeiro se interessar pelo negócio e, posteriormente, querer assumir a gestão são muito maiores”, diz Glauco.

Para Glauco, a necessidade de as empresas familiares brasileiras acelerarem seus processos de inovação, se profissionalizarem e se adaptarem melhor ao mercado fica evidente no levantamento.

“Falta ter um plano de longo prazo, seja planejar a sucessão dentro da família, seja preparar a companhia para uma eventual venda ou abertura de capital. Este tipo de prática faz com que a empresa esteja preparada para o futuro, seja ele qual for”, diz Glauco.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts