Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

A gestão antecipa e facilita a sucessão

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a sucessão pode ser traumática, podendo comprometer o futuro da empresa, ou pode ser feita com base em critérios técnicos, de forma planejada. Nessa segunda forma, o processo de sucessão em si acabará por fortalecer a empresa.

É evidente que os casos mal feitos de sucessão, que acabam por destruir famílias, devem ser estudados e exemplificados. Afinal, é uma chance de evitar erros cometidos pelos outros. Mas, não é o caso deste texto, focado na gestão.

Glauco lembra que é um erro associar a sucessão com o final da vida do empresário que está no comando. Nem com o final de sua vida e nem com o final de suas atividades. A ideia da sucessão não é passar o bastão, abandonar tudo e perder o controle da empresa. A ideia é partilhar o controle, treinar líderes que serão capazes de manter a empresa no rumo no futuro.

Evidentemente, quando os rumos da empresa estiverem garantidos, no processo, o empresário poderá finalmente reduzir a sua atividade, a rotina e diminuir o estresse. Parar de trabalhar? Só se for a sua vontade, mas o fato é que, independente disso, a empresa permanecerá sólida e crescendo com base nos valores de seu atual líder ou proprietário.

Glauco diz que quando se fala em sucessão, muitos acreditam tratar-se de um tema difícil de conduzir, complicado e demorado. Na verdade, o problema não é a sucessão em si, mas a organização das informações da empresa. A maior parte dos produtores brasileiros trata do assunto sem que antes tenha organizado gerencialmente a empresa. Aí sim os resultados serão demorados.

Na prática, destaca Glauco,o processo todo envolve trazer familiares para dentro da rotina da empresa. Forma-se um conselho familiar que muitas vezes será composto por profissionais de outras áreas, que não entendem da rotina da empresa. O problema é maior ainda quando se trata de produtores rurais, especialmente pecuaristas. Para que os demais entendam do processo para, ao menos, decidir de forma embasada a administração precisará elaborar e fornecer relatórios objetivos, eficazes, inteligíveis. É preciso debater com base em fatos e dados e não na sensibilidade de seu líder maior, o atual dirigente.

E os relatórios precisam acompanhar o básico em economia, com descrição de custos, investimentos, fluxo de caixa, despesas, indicadores de resultados, etc. O pró labore dos familiares envolvidos na rotina precisa ser claro, assim como as justificativas dos custos ou das decisões que levam aos investimentos. Embora as decisões passadas já tenham sido adotadas, as futuras serão compartilhadas entre todos os sócios, estejam eles ou não na rotina da propriedade.

Uma decisão não será mais imposta, mas sim “vendida” aos demais. Ou seja, o administrador terá que convencer, seduzir os sócios com relação aos rumos da empresa. E é daí que podemos concluir que o processo de sucessão, por si, já melhora consideravelmente a empresa. Para investir o empresário precisará se organizar e apresentar as suas intenções em formato de projeto, com análise de investimentos, retorno e prazos. Ótimo!!!

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts